: Mais Magazine:: Comentários: 0

A Promethean é uma empresa líder em tecnologia da educação que trabalha para transformar a forma como o mundo aprende e colabora. Responsável pelo desenvolvimento de soluções premiadas para utilização em ambientes educativos, a Promethean, através do seu reconhecido know-how, veio revolucionar o ambiente de aprendizagem e o modo de ensino nas salas de aulas de todo o mundo.

A Promethean nasceu em Blackhum, Inglaterra, em 1996. Desde então tem-se dedicado, de corpo e alma, ao desenvolvimento de soluções para a educação, orientada pela necessidade de fazer uma verdadeira diferença para professores, alunos e todos os intervenientes no setor da educação. “Estamos empenhados em transformar a forma como o mundo aprende e colabora, e é este simples compromisso de melhorar as experiências educativas e as soluções tecnológicas que tem ajudado a influenciar tudo o que fazemos”, começa por nos explicar Hugo Dantas, Head Of Sales Portugal & Sub Saharan Africa da Promethean.

A tradição de 25 anos da Promethean de conceber produtos com o contributo de professores permitiu à empresa criar, ao longos dos anos, inúmeras ferramentas inovadoras que têm tido um efetivo impacto no ensino. “Ao longo da história da Promethean desenvolvemos soluções interativas que transformam a educação e combinamo-las com recursos mais amplos que garantem valor para os professores em todos os níveis de ensino, como a colaboração em sala de aula e a integração com as tecnologias e softwares existentes, promovendo ambientes presenciais, híbridos e remotos”, explica. O premiado ecrã interativo ActivPanel, concebido para motivar e despertar a motivação dos alunos, é uma das ferramentas desenvolvidas apoiadas no seu compromisso de longa data com a formação.

ActivPanel – o ecrã interativo para aprendizagens imersivas

Desenvolvido por professores e para professores, o ActivPanel foi concebido a partir de experiências educativas reais, o que a torna uma ferramenta agradável, tanto para alunos como para docentes, e ao mesmo tempo fácil de utilizar em cada interação. Através do ActivPanel os professores podem ter acesso a um poderoso conjunto de aplicações essenciais pré-instaladas, incluindo o Quadro Branco Instantâneo com superfície infinita, capturar e anotar em qualquer aplicação e fonte de sinal e espelhar dispositivos de aluno no ecrã, localmente ou à distância, que ajudam a manter as aulas mais diversificadas e interessantes. “A gama de recursos e aulas possíveis através do ActivPanel significa que os alunos beneficiam de uma experiência mais variada em sala de aula e as experiências de aprendizagem podem ser adaptadas e customizadas”, afirma Hugo Dantas.

O ActivPanel inclui ainda o software de criação de recursos ActivInspire e ClassFlow, projetados para envolver os alunos, conectar colegas e fazer sobressair o melhor de todos. “O ActivInspire e o ClassFlow são ele-mentos-chave da solução educativa Promethean, dando aos professores a flexibilidade de ensinar para diferentes estilos de aprendizagem de forma a se adequarem ao seu grupo de alunos”, explica. O ActivInspire afigura-se assim um excelente recurso para planear, criar e apresentar aulas. Por sua vez, o ClassFlow é uma aplicação na cloud, que permite aos professores criar rápida e facilmente atividades de grupo, através do envio de tarefas, questionários e sondagens a dispositivos individuais.

Inovação abre novas possibilidades de aprendizagem

Desde a sua fundação, até aos dias de hoje, a Promethean continua a explorar, modernizar e inspirar – projetando ferramentas de aprendizagem e colaboração criadas para inovar. Para a empresa, manter-se na vanguarda tecnológica e assim oferecer a escolas, alunos e professores as soluções tecnologicamente mais inovadoras é imperativo. “Trata-se de ouvir as experiências das escolas, organizações, dos professores, e de pensar cuidadosamente na forma como podemos desenvolver soluções sobre os seus sucessos e enfrentar os seus desafios. Os nossos especialistas em educação mantêm relações estreitas com toda a indústria para garantir que desenvolvemos soluções que vão ao encontro das necessidades evolutivas do nosso cliente final”, esclarece Hugo Dantas. Graças a esse entendimento, a Promethean consegue aplicar toda a sua experiência e conhecimentos tecnológicos para desenvolver e implementar soluções que façam uma verdadeira diferença na educação.

AMADA – a aula híbrida ou semipresencial da Promethean

A pandemia exigiu que professores e estudantes se adaptassem a novas formas de ensino e aprendizagem muito rapidamente. O ensino à distância, suportado por tecnologia e telecomunicações, foi praticamente adotado de um dia para o outro. A Promethean não quis ficar de fora desta transição e desenvolveu o programa AMADA para apoiar as escolas a implementar rápida e facilmente uma estratégia de aprendizagem híbrida ou semipresencial. “Vimos escolas e professores fazerem enormes esforços para dar aos seus alunos a melhor experiência possível durante este período, e o programa AMADA (Aprendizagem Mais Além Da sala de Aula) foi a melhor forma de a Promethean oferecer uma solução versátil que suportasse uma vasta gama de estratégias de ensino”. Criada com o objetivo principal de construir o ecossistema perfeito para a situação de pandemia em que nos encontramos, que exige uma maior confiança e utilização da tecnologia ao serviço da educação, o programa AMADA centra-se em seis eixos principais – painel, computador, aplicações, internet, câmara e software – que, quando combinados, permitem acompanhar o ritmo de aprendizagem de todos os estudantes, independentemente da sua localização.

Não restam dúvidas de que a revolução digital no ensino está em curso e são diversos os exemplos que vão surgindo nas escolas, em empresas que se dedicam a software educativo e entre professores. Da parte da Promethean fica a garantia de acompanhar a par e passo as necessidades e evolução deste mercado. “O melhor que podemos fazer é garantir que damos respostas aos desafios que as escolas enfrentam e nos esforçamos por oferecer apoio e soluções a cada passo do caminho”. Ao combinar soluções inovadoras e interativas, com o grande trabalho realizado pelas escolas e pelos professores, a Promethean continuará no futuro a garantir o efetivo progresso tecnológico e educacional.