: Mais Magazine:: Comentários: 0

O CEARTE

É a entidade pública responsável pela formação e transmissão de saberes no Artesanato e Património em Portugal. A partir da sede em Coimbra, disponibiliza em todo o país, formação de qualificação (longa duração) e de aperfeiçoamento (curta duração). Partindo da mestria da cultura e dos sabres, capacita e estimula a inovação formando para o futuro.

Estas atividades, alicerçadas em saberes únicos, são hoje vistas constituem-se como saídas profissionais estimulantes para empreendedores e criativos

O que nos distingue

A qualidade da formação, os formadores de excelência que possui, a aposta na formação prática (laboratórios, oficinas e contexto de trabalho nas empresas), e os recursos tecnológicos que dispõe (materiais e equipamentos), colocam o CEARTE no topo das instituições de formação profissional no país.

Até hoje foram milhares as pessoas que, através do CEARTE encontraram um futuro ou iniciaram uma nova vida profissional, criando negócios e carreiras aliciantes.

Formação “Sem sair de casa”

Através da formação online o CEARTE, com salas devidamente equipadas e a boa plataforma tecnológica que desenvolveu, possibilita que pessoas de todo o país participem na formação de forma gratuita e confortável “sem sair de casa” sobretudo em formações ligadas ao Marketing Digital e às vendas online, mas também em formação tecnológica dos têxteis, da cerâmica, etc..

Certificação e Capacitação

O CEARTE faz também certificação profissional e escolar; oferece mentoria para a criação e desenvolvimento de pequenos negócios; dá apoio técnico às unidades produtivas; orienta na inovação; é responsável pela apreciação técnica dos processos de Carta de Artesão e Unidade Produtiva Artesanal (UPA) e de Certificação de Produções Artesanais Tradicionais.

Parcerias com Ensino Superior

Tem parceria com diversos Universidades e Politécnicos em Portugal, em que alguns docentes dão formação em cursos do Centro, ou que o Centro dá formação a alunos universitários, e garantindo que os formandos dos cursos entrem em Licenciaturas, com créditos concedidos (ou seja equivalência a várias cadeiras).

Projetos Europeus

O CEARTE é membro de diversos fóruns do Artesanato e do Património a nível Europeu, sendo membro da direção do WCC – World Crafts Council Europe. Participa ainda regularmente em projetos transnacionais – Interreg, Horizont e Programa Europa Criativa, Erasmus. Neste último, os formandos têm a oportunidade de realizar gratuitamente estágios de 3 semanas em empresas, museus, centros de restauro ou Centros de Formação Profissional especializados nestas áreas na Europa, consolidando conhecimentos técnicos, aumentando o domínio da língua estrangeira e o contacto com outras culturas e povos.

Testemunho Rute Gonzalez

“Terminámos o curso Técnico/a Especialista em Conservação e Restauro de Madeira com chave de ouro, com a possibilidade de fazer Erasmus em Itália. Passámos 3 semanas na capital mundial da moda e do design – Milão, onde a arte explode em cada esquina… Ao grupo que esteve em Milão, foi pedido um desempenho de alto rendimento enquanto estivemos a aprender e a colaborar na empresa (IdeasFabLab)”

 Crafting Europe

Em parceria com 8 países o CEARTE apoia artesãos e criativos, na área do desenvolvimento do negócio – através de workshops práticos e com o acompanhamento de consultores especializados desenvolve as suas competências de gestão, marketing, comercialização, que contribuem para o desenvolvimento e dos negócios e facilitam o acesso aos mercados.

e da inovação – espaço de tecnologia e práticas inovadoras, de inovação de produtos/artesanato, acesso a novas ferramentas e criar oportunidades de interação entre designers, artesãos e especialistas da área do artesanato e da produção digital.

Testemunho de Charlotte Weiss – Joalharia de autor

… Eu sabia desenhar e fazer joias, mas depois faltava todo o resto. Participei no projecto Crafting Europe e adorei. Para além dos laços, apoio e partilha que se criaram com os colegas, a formação foi excecional…. Este projecto marcou um ponto de viragem na minha marca e tenho muito a agradecer ao CEARTE pela oportunidade!”

Atividade

  • Sede em Coimbra
  • 50 locais de formação no país
  • 300 cursos e 4.500 formandos / ano
  • 120 apoios técnicos e à inovação
  • 500 cartas de artesão e UPA

Apoios à formação

A formação do CEARTE tem apoios sociais como bolsa de formação, subsídio de transporte, de alimentação, subsídio de alojamento

Horário

Alguns cursos são a tempo completo (9 às 17h), mas a maioria são em pós-laboral ajustando-se à disponibilidade dos participantes

Onde posso obter informações e inscrever-me?

informações e inscrições através do portal www.cearte.pt, www.facebook.com/CEARTEpt, www.instagram.com/ceartept, geral@cearte.pt e telefone 239497200