: Mais Magazine:: Comentários: 0

Albufeira conta este ano com 25 praias e uma marina galardoadas com a Bandeira Azul. Este é o sétimo ano consecutivo que o município algarvio vê a totalidade das suas praias serem reconhecidas com este selo de qualidade, posicionando o concelho no primeiro lugar a nível nacional. Em entrevista à Mais Magazine, José Carlos Rolo, Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, deu a conhecer o trabalho desenvolvido pelo município rumo à sustentabilidade.

Falar de Albufeira é falar, possivelmente, da capital do turismo português. Na verdade, este concelho algarvio tem tudo o que é preciso para se afigurar um destino turístico por excelência. A começar, desde logo, pelos seus excelentes areais, este ano, novamente reconhecidos com a Bandeira Azul. Esta época balnear 25 praias de Albufeira foram reconhecidas pela excelência da sua qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infraestruturas de apoio, informação aos utentes e sensibilização ambiental. Também a marina do concelho renova pelo 18.º ano consecutivo este reconhecimento, graças à excelência dos seus resultados ambientais, assentes numa gestão ambientalmente sustentável. “De ano para ano, temos tido um grande trabalho na preservação das nossas praias, visto que são elas a imagem de marca de Albufeira. É por este motivo que é tão importante protegê-las e mantê-las ambientalmente sãs”, começa por explicar José Carlos Rolo, Presidente da Câmara Municipal de Albufeira.

Sustentabilidade é palavra de ordem

Albufeira voltou a ser o concelho da região e do país com mais praias com Bandeira Azul. Um reconhecimento que é também a prova cabal do trabalho reiterado e constante que tem vindo a ser feito pelo município em termos de preservação da qualidade ambiental dos seus espaços balneares. “Há uma constante preocupação pela preservação e sustentabilidade das nossas praias por parte das entidades públicas responsáveis, nomeadamente os nossos nadadores salvadores e polícia marítima que durante a época balnear fazem um trabalho incansável”, assume o autarca.

Com cerca 30 quilómetros de costa, o concelho de Albufeira foi presenteado com algumas das mais belas praias do mundo. Trata-se de um magnífico Património Natural que tem sido defendido e preservado de forma equilibrada, como nos conta o José Carlos Rolo: “A praia da Falésia é, sem dúvida, uma das mais emblemáticas praias da nossa região, e saber que está na mesma linha de qualidade de outras praias de Cuba, Brasil, Flórida, Austrália, Havaí e outras, é algo que nos enche de orgulho. É um claro reconhecimento daquilo que temos e estimamos e o reflexo inequívoco daquilo que tem sido o nosso esforço pela manutenção das praias”. Ainda no início do mês a Yamaha Motor Europe Sucursal em Portugal cedeu à ANSA – Associação Nadado-res-Salvadores de Albufeira uma viatura Viking, para missões de vigilância, prevenção e salvamento na orla marítima do município, uma ação que veio juntar-se à já existente vontade e necessidade de garantir uma época balnear segura, agradável e eficiente para todos. O município dispõe ainda de diversos veículos de limpeza das praias através da recolha de resíduos nos areais que, durante a época balnear, chegam a recolher cerca de quatro toneladas de lixo por dia.

A Bandeira Azul é, efetivamente, um símbolo de qualidade. Albufeira enquanto cidade costeira que promove um turismo altamente conectado com a época balnear tem, com toda a certeza, uma maior preocupação com a preservação destes espaços. Sendo a cidade a líder nacional destes galardões, que premeiam anualmente as praias e os portos de recreio que cumprem um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança, conforto dos utentes, de informação e sensibilização ambiental, este município desenvolve um importante trabalho na consciencialização dos cidadãos, em geral, e dos decisores, em particular, para a necessidade de proteger o ambiente marinho. “Acreditamos que os turistas nacionais e internacionais, para além, de continuarem a escolher Albufeira como um destino de férias, elevam o seu grau de consciencialização para a necessidade do respeito pelo ambiente marinho, muitas vezes, sensibilizados pelas características e condições que lhes são apresentadas”.

A Recuperação dos Ecossistemas, desde sempre, foi um tema de grande relevância para o Município. A par de ações de sensibilização e atividades que promovem a sustentabilidade das praias e do habitat natural das espécies marinhas existentes no concelho, Albufeira está inserido no projeto participativo de criação de uma Área Marinha Protegida de Interesse Comunitário (AMPIC): o Parque Natural Marinho do Recife do Algarve – Pedra do Valado. Na zona costeira dos municípios de Albufeira, Lagoa e Silves situa-se o maior recife rochoso costeiro do Algarve, um ecossistema único no país, que beneficia de características e condições naturais que contribuem para o desenvolvimento da biodiversidade marinha. “Promoveu-se e dinamizou-se no município um projeto participativo com o intuito de salvaguardar e valorizar o recife e as mais de 900 espécies marinhas encontradas, sendo que 12 delas foram uma novidade para a ciência. O Parque Natural Marinho do Recife do Algarve – Pedra do Valado estende-se desde o Farol de Alfanzina, em Lagoa, até à Marina de Albufeira e tem mais de 150 km2”.

Visite Albufeira

A beleza e diversidade da costa fazem de Albufeira um lugar único. Numa altura em que as rotinas começam a voltar ao normal e muitos preparam já as suas férias, José Carlos Rolo deixa-lhe um convite especial: “Estamos sempre de braços abertos para todos os que nos desejam visitar e dispomos de todos os meios para tornar a sua estadia inesquecível. O nosso município para além de oferecer todos os anos um vasto e interessante programa de atividades, é uma das regiões do país, senão a melhor para frequentar durante a época balnear. Temos uma das melhores praias do mundo, a Praia da Falésia, e temos um constante cuidado de preservação da nossa costa, mantendo-a limpa e cuidada. Tudo isso, a par da beleza e da diversidade da cidade, fazem de Albufeira um lugar único e o destino de férias perfeito.”