: Mais Magazine:: Comentários: 0

O Colégio Nossa Senhora da Paz faz parte do ensino portuense há mais de 100 anos. Propriedade da Província Portuguesa das Irmãs de Santa Doroteia, esta instituição de ensino aposta numa educação segundo os valores do Evangelho, promovendo a formação e o crescimento integral dos alunos para a transformação da sociedade na consecução do bem comum. Fique a conhecê-la um pouco melhor nesta edição.

As Irmãs Doroteias chegaram a Portugal em 1866, assumindo vários Colégios e outras Obras de cariz social. Em 18 de Setembro de 1920, assumem a orientação, de acordo com o seu ideário educativo, do já existente Colégio Luso-Britânico, inicialmente na rua de Cedofeita. Após
várias mudanças de instalações, a fim de permitir responder à grande afluência de alunas, em 1941 é comprado um edifício na Rua de Santa Catarina, bem como os jardins e outras dependências. Em novembro desse ano passa a ter a designação de Colégio Nossa Senhora da Paz
(mais tarde Externato de Nossa Senhora da Paz e novamente Colégio Nossa Senhora da Paz). Na história já longa deste Colégio, o objetivo é o mesmo, sempre: o esforço de “educar bem”, na criação de uma Comunidade Educativa em que todos os intervenientes se sintam “em casa” convergindo para a educação integral dos destinatários.

Presentemente, o Colégio “educa dos três aos 18 anos”, contando com as valências de Pré-escolar, Ensino Básico (1º, 2º e 3º Ciclos) e Ensino Secundário. Esta continuidade educativa é única no conjunto dos Centros Educativos das Irmãs Doroteias, possibilitando ao Colégio apresentar um Projeto Educativo que contribui para o crescimento integral desde crianças pequenas até jovens maiores de idade. Tal como os restantes Centros Educativos das Irmãs Doroteias, o Colégio da Paz promove o ideário da Congregação procurando ser uma comunidade evangelizadora, marcada pela simplicidade, pelo espírito de família e pelo espírito de serviço.

Entre 1967 e 1976, o Colégio lançou-se em caminhos de inovação pedagógica, adotando o Ensino Personalizado, com base no modelo desenvolvido por alguns colégios da Companhia de Jesus. Na atualidade, desde 2018 mais concretamente, a rede de Centros Educativos das Irmãs Doroteias desenvolve o Projeto de Inovação Bússola 21, que tem como objetivo a renovação/inovação pedagógica, à luz daquilo que são as condições e exigências de mudança do mundo atual, mas suportadas por uma experiência de intervenção em educação de muitos anos, uma reflexão conjunta profunda, muito trabalho colaborativo interno e o apoio de especialistas reconhecidos na área. Neste âmbito foram selecionadas três áreas de inovação fundamentais, a da Educação da Interioridade, a da Gestão do Currículo e a da Participação dos Alunos. Estas áreas levaram à criação de uma nova “disciplina”, à realização de inúmeros cenários de aprendizagem e projetos interdisciplinares e a formas de intervenção/ participação dos alunos diversas, que vão desde as assembleias de turma/ano à Associação de Estudantes.

Com mais de 100 anos de história, o Colégio Nossa Senhora da Paz quer continuar a ser um projeto global e integrado, que faz voar mais alto num
período crítico e longo da formação das crianças e jovens. Para o futuro, manterá a sua missão, apoiado num ideário educativo, evangelizador, no Perfil dos Alunos dos Centros Educativos das Irmãs Doroteias e numa equipa de excelentes colaboradores, cuja inteligência, experiência, formação, profissionalismo e características pessoais têm, também, a capacidade de transformar o mundo.