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Luísa Caldeira, uma das fundadoras e atual CFO do LAS Group, em entrevista à Mais Magazine, garante que a estratégia de crescimento do grupo passa, e “sempre passou”, pela satisfação dos clientes em primeiro lugar.

Tendo sido a primeira empresa do LAS Group, a LAS Maintenance foi criada a 30 de maio de 1995, por dois ex-colaboradores da extinta AIR Columbus, com o objetivo de responder às necessidades crescentes dos operadores aéreos e às lacunas do mercado português no que concerne à manutenção em linha de aeronaves.

Atualmente, o LAS Group conta com cerca de 160 colaboradores na península ibérica, distribuídos pelas quatro empresas do grupo: a LAS Maintenance, empresa de manutenção em linha de aeronaves no mercado nacional; a LAS Training, inicialmente ligada à formação de técnicos de manutenção deste sector mas que tem vindo a diversificar a sua oferta educativa noutros mercados; a SLOT, na vertente de Recrutamento e Consultoria, e a HLA, a empresa congénere de manutenção em linha de aeronaves em Espanha, detida 60% pelo LAS Group.

Segundo Luísa Caldeira, “o setor da aviação é um mundo que está em constante mudança e que nos obriga a ter uma estratégia de adaptação e preparação constante”. Depois de uma crise financeira em 2011, de uma pandemia que atinge o mundo desde março de 2020 e da mais recente guerra que atormenta a Europa, a CFO do LAS Group afirma que a estratégia do grupo “passa por termos um crescimento sólido e uma adaptação frequente das nossas soluções às necessidades dos mercados onde estamos inseridos”.

A pandemia levantou uma série de questões e modelos de trabalho emergentes. Para Luísa Caldeira, “a interação entre as pessoas e as empresas é cada vez mais importante, não só enquanto clientes de uma marca, mas como colaboradores da mesma: as taxas de rotatividade e de demissões aumentaram bastante em todos os sectores, sendo necessário criar uma cultura e sentimento de pertença nas empresas, não só com programas de acolhimento específicos, formações direcionadas para as reais necessidades dos colaboradores como processos de avaliação de colaboradores justos”.  É aí que a SLOT entra como empresa-chave ao prestar serviços de consultoria às empresas portuguesas e propondo possíveis formações em parceria com a LAS Training.

Para o futuro, o LAS Group tem como macroprojecto o rebranding das marcas do grupo. “Vemos cada vez mais concorrentes nossos com uma imagem forte e com uma presença assídua em feiras, eventos, redes sociais e parcerias, muito derivada da necessidade de ser visível num mercado pós-pandémico, onde o digital é a porta de entrada, enquanto a imagem e comunicação do nosso grupo, que até á data tem sido muito de referência entre clientes, não tem refletido a qualidade do nosso serviço e dos nossos profissionais. É por isso o nosso objetivo o rebranding da nossa marca, refletindo o nosso posicionamento e sinergias do grupo”. Para além disso, o LAS Group ambiciona ainda ver a presença ibérica da empresa cada vez mais reforçada, destacando-se no mercado com “uma forma de trabalhar independente e moderna”.