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Reconhecida por formar profissionais ativos, responsáveis e autónomos, a Escola Monsenhor José Galamba de Oliveira (EMJGO) afirma-se, a cada dia, como uma referência nacional na educação e formação. Ana Vale, Diretora Pedagógica, dá-nos a conhecer um pouco melhor esta escola, que faz da empatia uma das suas principais bandeiras.

Este estabelecimento de ensino que tem o nome do seu fundador, José Galamba de Oliveira (1903–1984), perpetua-se há 65 anos. Ao longo de mais de seis décadas a EMJGO foi-se adaptando às diretrizes de cada época, aderindo à (re)formulação dos programas das componentes formativas dos cursos, continuando a manter como traço primordial da sua identidade “melhorar a natureza do homem”. A EMJGO combina a educação escolar rigorosa com o compromisso de preparar os seus alunos para o mercado de trabalho e ensino superior. “A EMJGO forma e educa para a vida, o que exige uma equipa de docentes aptos ao meio, assim como um Presidente da Entidade Proprietária (Associação de Educação e Cultura – AEC) atento e um grupo de funcionários sempre disponíveis para dar resposta às necessidades vigentes. O ensino que ministra é (re)ajustado ao (re)estabelecimento de conceções para que uns jovens se fortaleçam e outros se revigorem”, esclarece Ana Vale.

Com um projeto educativo centrado no aluno, a EMJGO assume a nobre missão de contribuir para a realização pessoal dos jovens, proporcionando a preparação para a vida ativa, através de uma formação integral e integrada, nas áreas intelectual, moral e profissional, habilitando-os para o exercício profissional e para o prosseguimento de estudos no Ensino Superior. “Representamos um projeto que instrói e gera instrutores capacitados e aptos a empreender. O nosso foco é responder à mudança com estratégia social, permitindo que essa transformação seja concretizada através da associação de uma componente teórica com uma prática, promovendo-se uma simbiose (integramos os nossos alunos como futuros agentes de integração) entre os diferentes sistemas que confluem no espaço escolar. Na EMJGO investe-se na forma como o aluno vai aprender”. Nesse sentido a EMJGO prevê aumentar a sua oferta formativa com outros cursos de Plano Próprio – Nível 4, objetivando que à saída da escolaridade obrigatória, possa vir a exercer funções num conjunto abrangente de instituições, em áreas demarcadas atreitas ao perfil do seu desempenho que acompanham de forma transversal as fases do desenvolvimento humano.

A EMJGO aposta ainda em projetos pedagógicos inovadores, que permitem à comunidade escolar ampliar o conceito de cidadania, bem como articular os conteúdos com aprendizagens reais e intencionais. “Damos todos os dias o nosso melhor para que o ensino ministrado se prolongue para fora da sala de aula, como se de uma extensão se tratasse, através de um Programa Anual de Atividades diversificado, dinâmico promotor de experiências inovadoras e enriquecedoras”. Nesta escola cada aluno é único e parte de um sistema educativo ao qual a Direção, com os seus parceiros internos e externos, responde às dispares e dissemelhantes necessidades. “Consideramo-nos uma escola integradora, com ideais e valores morais éticos baseados nos direitos humanos, nos direitos individuais e coletivos, e na promoção dos deveres cívicos”. Esta é sobretudo uma escola que prepara os alunos para o futuro, através de um ensino inovador e diferenciado, proporcionando-lhes uma variedade de experiências. “Entendemos que a escola, assim como a sociedade, reflete a multiplicidade de realidades individuais numa relação coletiva. A escola é e pretende-se dinâmica dentro da sua crescente complexidade. Consideramo-la uma alavanca para a recuperação social, pois as mudanças sociais não se conseguem materializar se não for pela via da Educação/Formação”. E é aqui, na inovação, que a EMJGO coloca o seu futuro e os seus objetivos. “Queremos continuar a diversificar a oferta formativa, a centrar o nosso trabalho na formação integral dos jovens, a auxiliar a que sejam bons cidadãos com valores éticos, morais e deontológicos que lhes permitam, aquando da sua entrada no mercado de trabalho e/ou da opção pelo prosseguimento de estudos no ensino universitário, serem eles catalisadores de mudança social, como resposta concreta às necessidades sociais”. Mais do que uma escola, a EMJGO pretende ser a ponte para um futuro próspero.