: Mais Magazine:: Comentários: 0

A Congregação das Religiosas do Amor de Deus nasceu em 1846, em Espanha. Em 1932, por força das circunstâncias da Guerra Civil no seu país de origem, a Congregação veio pela primeira vez para Portugal, para iniciar a sua atividade educativa. Hoje, através das Escolas Amor de Deus espalhadas por todo o país promove a evangelização pela educação.

A Congregação das Religiosas do Amor de Deus foi fundada em Toro, Espanha, no ano de 1864, pelo sacerdote espanhol e professor catedrático Jerónimo Mariano Usera y Alarcón, que viu na educação o meio ideal para a promoção dos valores cristãos. A partir desta data foram fundados numerosos centros educativos Amor de Deus, espalhados pela Europa, América e África, onde se formavam crianças e jovens com o objetivo de se tornarem cidadãs, mães e educadoras bem formadas para a sociedade e para Deus.  Em Portugal, as Religiosas começaram a exercer a sua missão educativa a partir do ano de 1932, primeiro no grande colégio do Porto, e a seguir num Colégio sito na rua Miguel Bombarda. Hoje, contam com uma rede de escolas a nível nacional de onde fazem atualmente parte, entre outros, o Colégio Amor de Deus, em Cascais, e o Colégio Nossa Senhora de Lourdes, no Porto.

Projeto educativo

O Colégio Nossa Senhora de Lourdes, fundado em 1932, acolhe crianças desde os 12 meses até ao final do ensino básico. O colégio do Amor de Deus, com mais de 60 anos de história, recebe crianças desde os três anos ao final do ensino secundário. Em ambos a atividade educativa radica nos valores universais e permanentes: vida, amor, liberdade, justiça e paz. Com um projeto educativo que pretende dar a conhecer o trajeto e direção a seguir, aglutinar e dar sentido a todos os aspetos da vida escolar, nas Escolas Amor de Deus o coração do ato educativo reside em levar o aluno a construir-se a si mesmo, como protagonista do seu processo formativo, a exercitar as suas próprias capacidades e a tomar as suas decisões. As Irmãs do Amor de Deus, como responsáveis diretas pela educação que se oferece nestas escolas, têm como propósito assegurar o carisma educativo, cujo objetivo é fazer de cada aluno um ser integral, procurando a transmissão de valores humanistas na linha da mundividência cristã. Assim, desde pequenos, os alunos são implicados em projetos de solidariedade. A última campanha, promovida pela Associação de Estudantes e a Associação de Pais, destinou-se à Ucrânia.

As Escolas Amor de Deus anseiam pela real liberdade dos pais na escolha do projeto educativo para os seus filhos. Nesse sentido continuarão, no futuro, a apostar na identidade, na qualidade, na inovação pedagógica, ao serviço do rigor científico, na formação dos seus educadores, em fidelidade ao carisma ‘Amor de Deus’ e às permanentes mudanças da sociedade.