: Mais Magazine:: Comentários: 0

De Norte a Sul as termas de Portugal são uma excelente escolha para quem procura relaxar e recuperar energias. A escolha pode ser variada, mas nem todas lhe permitem aliar o bem-estar à envolvência e características únicas de um território, como o fazem as Termas de Amarante. Debruçado sobre o Tâmega, o Complexo Termal de Amarante é, por si só, um motivo acrescido para uma visita prolongada a esta cidade à beira-rio, como nos explica Jorge Ricardo, Vice-Presidente e Vereador com o Pelouro da Saúde da Câmara Municipal de Amarante.

Se lhe falarmos de Amarante provavelmente lembrar-se-á, de imediato, da imponente Igreja de S. Gonçalo, uma das imagens mais características da cidade. A sua tradicional doçaria, que faz as delícias de quem por lá passa, e a boa gastronomia amarantina também são, desde logo, apontadas como duas das principais atrações da cidade. Mas e se lhe dissermos que Amarante pode ser também um destino de excelência para cuidar do seu bem-estar e fugir à rotina, graças à excelência das suas águas termais?
“As águas termais de Amarante são procuradas desde há séculos. A sua história remonta ao tempo dos romanos, quando a evidência empírica afamava estas águas. Mas agora, e porque caminhamos cada vez mais para uma medicina baseada na evidência, é a ciência que o atesta e cada vez mais públicos estão a descobrir os seus benefícios”, explica Jorge Ricardo. Com uma água sulfúrea, bicarbonatada sódica, fluoretada e alcalina, as Termas de Amarante estão alinhadas com as novas tendências de combate à doença, menos intrusivas, podendo ser um aliado eficaz na promoção da saúde e bem-estar da população, dadas as suas capacitações no tratamento de maleitas músculo-esqueléticas ou condições respiratórias
A escassos metros do centro histórico da cidade, encontramos o Complexo Termal de Amarante. Com um enquadramento natural e uma paisagem relaxante e deslumbrante sobre o Tâmega, as Termas de Amarante são um ótimo argumento para viajar até à princesa do Tâmega. Com infraestruturas modernas, reconhecido valor terapêutico da sua água e ambiente tranquilo, as Termas de Amarante oferecem uma variedade de
técnicas de saúde e bem-estar (duches, imersões, vapores), piscina dinâmica com água termal aquecida, banho turco e massagens, capazes de proporcionar momentos de puro relaxamento.
Aliada aos recursos culturais e naturais a oferta nos segmentos de saúde e bem-estar é, cada vez mais, um polo dinamizador da região, como explica Jorge Ricardo: “O termalismo, pela especificidade das correntes turísticas que origina, dá um forte contributo para o desenvolvimento de Amarante, onde confluem a história, as tradições, a natureza, a arte e a gastronomia regada com o bom vinho verde”. As Termas de Amarante surgem assim em linha com o trabalho que tem sido desenvolvido pelo município na afirmação de Amarante enquanto destino turístico de excelência, capaz de oferecer experiência únicas e diferenciadoras.

Se ficou interessado em descobrir um pouco mais sobre este território, fique a saber que as ofertas não param por aqui: “Também podem visitar os legados de São Gonçalo, Amadeo de Souza-Cardoso e Teixeira de Pascoaes como expoentes máximos da dinâmica cultural e criativada cidade, reconhecida recentemente pela UNESCO”. Isto tudo sem esquecer a natureza constituída por serras e rios, a riquíssima gastronomia regional e o vinho verde, caraterísticas que tornam Amarante um destino singular do Norte de Portugal.