: Mais Magazine:: Comentários: 0

No mercado há mais de 50 anos, a Redecor é uma empresa especializada na reabilitação, higienização e desinfeção de infraestruturas de abastecimento de água potável e tratamento de água residual. A Mais Magazine esteve à conversa com Joana Mensurado, Diretora Geral da empresa de Alcochete.

Fundada em 1971, a empresa começou a sua atividade com a utilização de resinas epóxi para pavimentos, reabilitação e proteção de betão. A partir dos anos 90, a Redecor ingressou no mercado da água potável com representações exclusivas em Portugal. Joana Mensurado explica como tem sido o progresso deste mercado. “Nos últimos 30 anos este mercado tem evoluído muito em Portugal. No início da década de 90 pouco se fazia no que respeita à reabilitação, impermeabilização e higienização de estruturas de água potável e estas encontravam-se em elevado estado de degradação, tendo a EPAL sido das primeiras entidades gestoras a investir na reabilitação de algumas estruturas, inclusive com a Redecor”.

As práticas de limpeza de estruturas de água potável eram também adotadas por poucas entidades, o que levou a Redecor a alertar para o problema. “A Redecor fez na altura um trabalho de sensibilização para a implementação de metodologias que incluem procedimentos de desincrustação e desinfeção com produtos adequados”. Um procedimento que foi mais tarde implementado e é o recomendado pela entidade reguladora de Águas e Resíduos (ERSAR).

A qualidade e o compromisso são os valores pelos quais a Redecor se rege, tendo sido implementado em 2005 um Sistema de Gestão da Qualidade que “abrange todas as áreas de negócio e inclui a definição e monitorização periódica de diferentes indicadores. Tem como intuito a melhoria contínua dos procedimentos em todas as áreas da empresa”. O compromisso faz parte do DNA da empresa familiar que tem mais de 50 anos e vai já na terceira geração. “Somos uma empresa de palavra, nunca viramos as costas aos nossos clientes, fornecedores e trabalhadores na resolução dos seus problemas”.

A empresa diferencia-se por três aspetos fundamentais, a experiência, as metodologias de trabalho e a aposta na qualidade dos produtos. “A experiência que os trinta anos neste setor nos traz permite-nos conhecer bem as diferentes realidades e propor soluções adequadas. Este conhecimento reflete-se posteriormente no segundo aspeto fundamental que são as metodologias de trabalho rigorosas e adequadas à estrutura a tratar. O último é a aposta nos melhores produtos pois acreditamos que uma parte fundamental do trabalho depende da qualidade e adequabilidade dos produtos escolhidos”.

Num período em que a falta de água é uma preocupação, a empresa tem contribuído para um planeta mais sustentável. “A nossa ajuda passa maioritariamente pela redução de perdas de água nas estruturas de armazenamento e transporte, bem como na preservação da qualidade da mesma através de procedimentos de higienização”.