: Mais Magazine:: Comentários: 0

Os SMAS de Leiria têm como missão a prestação de serviços de abastecimento de água e recolha de águas residuais, criando as condições necessárias para que os munícipes tenham melhor qualidade de vida. Foi pela voz de Leandro de Sousa, Diretor Delegado dos SMAS de Leiria, que ficamos a conhecer um pouco melhor o trabalho realizado por esta organização em prol da consciencialização do uso da água e da sustentabilidade ambiental.

A gestão estratégica dos SMAS de Leiria está alicerçada num conjunto de objetivos que, traduzidos na visão, missão e valores da organização, permitem reforçar o compromisso de assegurar continuamente o serviço de abastecimento público de água e de saneamento no concelho de Leiria. “É neste sentido que desenvolvemos a nossa atividade na procura defesa do interesse dos consumidores, na proteção da saúde pública, na sustentabilidade do serviço, na sustentabilidade ambiental e na responsabilidade social”, explica Leandro de Sousa. Para o futuro, o principal objetivo passa por dar continuidade à implementação do Plano de Segurança da Água, um instrumento dinamizador da defesa dos interesses dos utilizadores e da proteção da saúde pública que, conjugado com a gestão patrimonial de infraestruturas, permite a elaboração e concretização de um plano de investimentos orientado para a sustentabilidade do serviço, através da obtenção de ganhos de eficiência no domínio da gestão de ativos. “No período 2022-2026 pretendemos reforçar a capacidade de resposta às exigências de um concelho em crescimento que necessita de um serviço público de água e saneamento robusto, capacitado e resiliente”, confidencia Leandro de Sousa.

Atualmente, a taxa de cobertura da rede de saneamento no concelho de Leiria é de 92 por cento, fruto de um investimento de cerca de 27 milhões de euros ao longo dos últimos 10 anos. No entanto, os SMAS de Leiria não pararam por aqui, tendo já em curso a execução de um Plano Plurianual de Investimentos. “Com este investimento pretendemos terminar a execução da rede de saneamento na zona norte do concelho de Leiria”. Não obstante a expansão da taxa de cobertura na rede de saneamento, o foco do investimento futuro será a redução das perdas de água. Assim, os SMAS de Leiria têm previstos “investimentos na remodelação das redes de água, construção de novas ZMC`S, construção de válvulas redutoras de pressão, expansão da telemetria, aquisição de equipamentos e ferramentas para gestão operacional, eficiência energética e ainda reforço da fiscalização para aumento da adesão física quer ao serviço de abastecimento de água quer ao serviço de saneamento”.

Numa altura onde cada vez mais se fala da falta de água, é notória a estratégia do Município e dos SMAS de Leiria na adaptação às alterações climáticas. “Os SMAS de Leiria vão intensificar os seus esforços na promoção da adaptação do sistema público de abastecimento de água e saneamento às condições climáticas através do aumento da resiliência da organização e da otimização do funcionamento das infraestruturas”. Para este período pretendem assim reforçar a substituição programada de contadores tradicionais por contadores inteligentes, estando já prevista a instalação de 5 mil novos equipamentos em 2022. No que diz respeito às perdas reais os SMAS de Leiria vão avançar em 2022 com a aquisição de serviços de pesquisa ativa de fugas de água na rede de abastecimento. Esta medida a par com a reabilitação das redes e respetivos ramais de ligação, a análise das zonas de abastecimento e a criação de novos patamares de pressão, a avaliação energética nas infraestruturas, e a utilização de um software de análise preditiva que monitoriza as redes de distribuição, consumos e respetivas falhas vão “incrementar a responsabilidade ambiental inerente à atividade que os SMAS de Leiria desenvolvem”.

Beba água da torneira. Com Todo o Gosto!

“Cuidamos da água dos leirienses há 89 anos e por isso temos consciência de que o nosso papel passa também por sensibilizar para o uso consciente deste recurso precioso, mas finito”, alerta Leandro de Sousa. Neste sentido, os SMAS de Leiria têm vindo a apostar em campanhas de sensibilização com o objetivo de apelar ao consumo consciente deste recurso, como é o caso da campanha “Água da Torneira. Com Todo o Gosto”. “Com estas ações pretendem incutir não só a adoção de uma prática mais responsável do ponto de vista ambiental e da sustentabilidade para o uso da água, mas também para a sensibilização do consumo de água da torneira”, explica. Vale sempre ressalvar que a água da torneira em Portugal é segura e de excelente qualidade pelo que o seu consumo deve ser incentivado. A construção de uma cultura cívica ainda mais responsável e participativa e o compromisso para com a sustentabilidade ambiental e responsabilidade social serão, sempre, os pilares da atuação dos SMAS de Leiria.