: Mais Magazine:: Comentários: 0

A água é um recurso essencial à existência da vida no nosso planeta e ao desenvolvimento sustentável, com importância transversal no quadro dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 e assumindo um papel cada vez mais destacado no quadro da urgência da ação climática.

O Grupo Águas de Portugal (AdP), através das suas empresas de base regional, presta serviços públicos nos domínios do abastecimento de água e do saneamento de águas residuais a cerca de 80% da população portuguesa. É um dos grandes promotores da profunda transformação que ocorreu em Portugal, nas últimas décadas, neste setor que elevou o padrão de qualidade e a cobertura destes serviços e teve impactos muito positivos na saúde pública, na qualidade do ambiente e no desenvolvimento social e económico e na coesão regional.

Sustentando a sua atuação num compromisso de melhoria do capital natural e humano e em benefício das populações atuais e das gerações futuras, o Grupo AdP assume a enorme responsabilidade de materializar uma visão de longo prazo, assente num modelo organizacional robusto e numa cultura ética forte, antecipando cenários, avaliando riscos e desenvolvendo soluções inovadoras no quadro dos novos desafios sociais e ambientais.

Ciente da enorme responsabilidade que lhe advém de ser o grupo empresarial com maior impacto na vida dos portugueses, está a reforçar a sua capacidade de resposta aos desafios acrescidos associados às alterações climáticas, ao controlo da poluição e à proteção da saúde humana e do ambiente.

Nesse contexto, prossegue um rumo estratégico de ação climática, nomeadamente no plano da adaptação, dando ênfase à resiliência dos sistemas, à economia circular na água, à promoção da eficiência hídrica, da reciclagem da água e da valorização de outros subprodutos de elevado valor ecológico e ainda na sensibilização para o valor da água e para o seu uso parcimonioso.

Quanto à mitigação, tem por objetivo atingir a neutralidade energética em 2030, através do programa ZERO, que integra a redução dos consumos energéticos e o forte aumento da produção própria de energia 100% renovável.

Internacionalmente, o Grupo AdP participa há mais de 20 anos em projetos em diferentes geografias, onde atua como um parceiro de referência no setor da água e do saneamento para a implementação de projetos que visam a melhoria destes serviços e também no âmbito de iniciativas de cooperação para apoiar na capacitação das entidades gestoras de serviços de águas para cumprir os ODS.