: Mais Magazine:: Comentários: 0

No mercado há uma década, a HD Rescue nasceu para atender às necessidades de empresas e clientes particulares, oferecendo um atendimento e acompanhamento personalizado a cada trabalho de recuperação de dados. Numa edição dedicada à cibersegurança fomos perceber quais são os serviços que a empresa disponibiliza para o mercado.

Empresa jovem, criada por empreendedores com uma vasta experiência na área das tecnologias de informação, a HD Rescue presta serviços na área de recuperação de dados, venda e revenda de soluções de backup e arquivo em Cloud, auditorias de segurança informática, manutenção e monitorização de sistemas informáticos e investigação forense. Tiago Colaço, CEO da empresa, faz o balanço de uma década a trabalhar numa área tão sensível. “Estamos a completar dez anos no mercado, ao serviço da recuperação de dados, transparência e confidencialidade de uma parte muito importante da vida quer das pessoas quer das empresas.” A empresa aposta no investimento e desenvolvimento de modo a cumprir o seu principal objetivo que passa por prestar um serviço de excelência acessível a todos.

Hoje os ciberataques são uma crescente preocupação, principalmente nas empresas. Os mais comuns são os furtos de dados pessoais e de bases de dados de empresas, os ataques ao sistema informático, tornando-o parcial ou completamente inoperacional, e o Ransomware, onde a HD Rescue se tornou www.hd-rescue.comespecialista. O “Ransomware” é um ataque onde “se exploram fragilidades num sistema informático e se encriptam todos os dados com chaves a que só o atacante tem acesso.” E sobre o qual, de acordo com Tiago Colaço, ainda existe muita desinformação. “Temos imensos clientes que questionam se é seguro pagar estes resgates. Não só não é seguro, como ao pagar a estes piratas informáticos estão a financiar um negócio criminoso, que só em 2021 gerou mais de 600 milhões de euros.” Razões que levam o CEO a considerar fundamental que os visados dos ataques saibam que há alternativas: “a HD Rescue conta com uma equipa de especialistas em cibersegurança e hacking dedicada à recuperação de dados em situações de Ransomware.” A taxa de sucesso da empresa, fruto da vasta experiência, é superior a 90%.

Os dados continuam a ser o ativo mais precioso de uma empresa, independentemente do seu tamanho, motivo pelo qual Tiago Colaço aconselha empresas e cidadãos a investirem na segurança informática. “Cerca de 70% das pequenas e médias empresas fecham um ano após um grande incidente de perda de dados. É essencial que exista uma mentalidade mais preventiva.” Salientando que o custo associado a uma perda de dados, em consequência de um ciberataque, pode ser desastroso.

Para o futuro esperam-se grandes desafios na área da segurança informática, e a HD Rescue terá aqui um papel essencial: “um dos grandes objetivos passa por inverter a mentalidade das empresas, de reativa para preventiva.”