: Mais Magazine:: Comentários: 0

As Termas da Ferraria datam de meados do século XX, mas as qualidades da sua água já eram referidas quatro séculos antes por Gaspar Frutuoso na obra “Saudades da Terra”. O calor das rochas aliado à água do mar, tornam este local um verdadeiro SPA Termal, com finalidades terapêuticas que possibilitam vivenciar experiências únicas.

Junto ao mar, no extremo sudoeste da ilha de São Miguel, nos Açores, situa-se o lugar da Ferraria. Integrado no Monumento Natural Regional do Pico das Camarinhas e Ponta da Ferraria, esta zona de proteção da natureza é composta por diversas estruturas de origem vulcânica de grande valor paisagístico e científico. Mas para além da sua beleza e interesse científico, o lugar da Ferraria tem outra grande riqueza: as suas duas nascentes de águas termais de origem vulcânica que aquecem as piscinas naturais da Ferraria e abastecem o seu complexo Termal. As qualidades terapêuticas das águas termais da Ferraria levaram a que esta se tornasse um local quase de culto.

Com uma localização única, integradas no Monumento Natural Regional do Pico das Camarinhas e Ponta da Ferraria, as Termas da Ferraria proporcionam ao visitante banhos em mar aberto, numa fusão de água salgada com água termal. O exotismo das Termas da Ferraria vem de empregarem águas de nascentes vulcânicas que correm no subsolo (furos de 20 metros) a uma temperatura de 62º C. São necessariamente arrefecidas na mistura com águas extraídas do mar que andam na casa dos 20º C. Este prodígio é mais um derivado da história de acidentes vulcânicos que esculpiram a paisagem açoriana. Julga-se que a erupção que originou a Ferraria e fez crescer o contíguo Pico das Camarinhas – que antes caía abruptamente sobre o mar – ocorreu por volta de 1140, ou seja, ainda antes de a ilha ser colonizada.

Atualmente a atividade das Termas da Ferraria desenvolve–se em torno dos serviços de termalismo, bem-estar, fisioterapia e estética. Consideradas um caso único no mundo, as águas da Ferraria, além de curarem problemas de reumatismo e nevrites, são também usadas para tratar de doenças de outros foros, como é o caso da psoríase.

Mas a sua oferta é ainda mais alargada, estendendo-se a serviços como a organização de programas de team building e os mais diversificados tipos de reuniões e convívios empresariais e particulares, com atividades indoor e outdoor.

Se procura uma experiência mais relaxante, as Termas da Ferraria devem ser a sua escolha. Um cenário de ficção cientifica que fica ainda mais incrível ao fim do dia, quando o Sol se põe mesmo à sua frente.