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No mercado desde 1982, e inserida no Grupo Salvador Caetano, a Lusilectra nasceu com uma missão: estar em todos os mercados com a mesma imagem e o mesmo profissionalismo que sempre foi e será característica do Grupo Salvador Caetano. Hoje, a Lusilectra é um dos maiores especialistas do mercado no setor de equipamento para oficinas, com representação e venda das principais marcas de equipamentos mundial. Numa edição dedicada ao aftermarket fomos tentar perceber a realidade deste setor e as perspetivas da empresa para o futuro.

A Lusilectra está no mercado há mais de 38 anos desenvolvendo a sua atividade de importação, distribuição e serviço pós-venda, fundamentalmente em quatro áreas de negócio: Acessórios Especiais Automóvel (tacógrafos, limitadores de velocidade, bombas e injetores diesel, sistemas de refrigeração, sistemas de visão); Empilhadores da marca Doosan; Equipamentos para Oficina e Centros de Inspeção Automóvel; Ferramentas Profissionais da marca Jonnesway. “Os valores que têm guiado a Lusilectra ao longo destes anos são, sobretudo, o compromisso que assumimos com os nossos clientes, mantendo sempre uma relação próxima, confiável, de cooperação e de trabalho em equipa. Pertencer ao Grupo Salvador Caetano reforça, ainda mais, a nossa exigência e ambição em servir melhor os nossos clientes e com responsabilidade social”, começa por confidenciar António Garrido, administrador da Lusilectra.

A qualidade dos produtos que representa, aliada a uma equipa de profissionais especializada, permite à empresa disponibilizar aos clientes uma vasta gama de produtos e serviços, sempre sob a alçada do lema “Hoje como ontem, a nossa vocação continua a ser o futuro”. É muito ampla a gama de produtos e serviços oferecidos pela Lusilectra, “que vão desde o aconselhamento pré-venda, consultoria técnica e formação até ao fornecimento, instalação e serviço após venda para todos os seus produtos”, esclarece António Garrido.

Focada em atingir o seu compromisso de qualidade, a Lusilectra aposta numa seleção de fornecedores capazes de satisfazer as necessidades de alargamento da gama de produtos e, simultaneamente, as exigências do mercado. “A escolha dos parceiros tem grande importância para a prestação de um melhor serviço aos nossos clientes. Estabelecemos ao longo destes anos relações de estreita parceria com os nossos principais fornecedores, o que nos permite disponibilizar soluções à medida dos nossos clientes”, explica o administrador.

Lada a lado com a inovação

A Lusilectra alinha-se, hoje, com as necessidades das oficinas do amanhã. Por isso aposta no crescimento e inovação constantes, com o lançamento frequente de novos produtos e marcas, “capazes de introduzir melhorias, quer ao nível da rentabilidade, quer ao nível da sustentabilidade ambiental e energética”. Estando o setor automóvel a atravessar uma fase de mutação, a Lusilectra tem apostado na procura contínua de soluções técnicas inovadoras que dão resposta aos desafios tecnológicos que os automóveis colocam às oficinas de reparação automóvel e também aos centros de inspeção.

Aftermarket

O aftermarket é um setor que se tem vindo a profissionalizar bastante em Portugal. Evolui fortemente nos últimos tempos, fruto dos grandes investimentos em estruturas logísticas modernas, na digitalização e na abertura de lojas em várias zonas do país. Para o futuro, António Garrido perspetiva algumas mudanças significativas neste setor: “São esperadas alterações ao nível dos players do aftermarket em Portugal, devido à redução do número de operadores (concessionários, distribuidores, retalhistas e oficinas). De acordo com um estudo efetuado pela McKinsey é expectável que o aftermarket caia entre 5% a 17% na Europa e, Portugal, não escapará a isto”. O mercado das peças aftermarket será também influenciado pelo crescimento das peças reutilizáveis, que muitos fabricantes de automóveis já comercializam e que irão ganhar o seu espaço no mercado, como no passado o reconstruído também o fez. A par disso, o previsível aumento da idade média do parque circulante poderá contribuir para animar um pouco o mercado das peças aftermarket, contudo “a esperada redução da quilometragem percorrida poderá arrefecer este ânimo”.


Apesar do aftermarket ter mostrado ao longo dos tempos uma enorme capacidade em se adaptar a mudanças e de responder aos novos desafios impostos pela atual conjuntura, o futuro ainda parece uma incógnita. Para António Garrido a única certeza é a de que a Lusilectra continuará a “disponibilizar aos seus clientes novos serviços e produtos”, com o propósito de continuar a ser a principal escolha do mercado.