: Mais Magazine:: Comentários: 0

Após quase 16 anos na mediação imobiliária, os últimos 10 à frente da marca que fundou em Cascais, a La Vita – Homes -, Cláudia Freitas escolheu o ano de 2020 para mudar de atividade e criar uma nova marca, a Roots Properties. Conheça nesta edição a nova marca de promoção e investimento imobiliário.


“A necessidade de uma mudança de atividade surgiu em 2019. Precisava de crescer, de aprender, de nadar em águas desconhecidas, de sentir novamente a paixão, o entusiasmo e o risco do empreendedor, e isso, já não acontecia nem com a atividade, nem com a La Vita”, começa por nos confidenciar Cláudia Freitas. “Havia no entanto dois fatores que tive de ter em conta ao desvincular-me da marca; a ligação emocional que tinha com a mesma, na qualidade de sua fundadora, a par da dependência da marca à minha gestão, algo normal nestas empresas mais pequenas”. Por isso a decisão mais acertada para a nossa entrevistada foi “a venda da marca a um dos nossos colaboradores mais antigos, foi a decisão que melhor serviu estas duas necessidades, e simultaneamente, a que mais gozo me deu, pela justiça que incorpora. Pois a marca fica com alguns daqueles que trabalharam a meu lado para fazer dela o que hoje é.” Palavras de Cláudia Freitas, que desde janeiro deste ano assume apenas a gestão de marketing e comunicação da La Vita “algo apenas até ao final de 2021, pois sendo uma área que foi sempre totalmente pensada e criada por mim, tornou mais difícil a passagem o Know How”.

Tendo como slogan “Onde a segunda casa vem primeiro”, a Roots Properties está, totalmente, vocacionada para a segunda habitação. “Pretendemos criar projetos únicos, casas que proporcionem férias de sonho aos nossos clientes. Para tal começamos por escolher localizações de beleza ímpar e aí criar projetos igualmente belos. Projetos que se incorporem na paisagem sem perder a funcionalidade e qualidade.” Na Roots Properties há projetos para todos os gostos, mas também para todas as carteiras, como explica Cláudia Freitas: “A Roots procura beleza e qualidade, e estas não estão necessariamente associadas ao luxo.”

Para 2022 a empresária perspetiva um ano de muitos desafios. “Creio que a pandemia veio provar que o setor imobiliário é um setor
mais preparado do que aquilo que se pensava. No entanto, a almofada financeira dos últimos excelentes anos, juntamente com o facto de, quer na construção, quer no imobiliário, ninguém ter parado totalmente, ajudou à manutenção de bons resultados neste último ano, mais concretamente nos dois últimos trimestres do ano. Vai haver mudanças em 2022 que vão afetar o setor, estou otimista, mas atenta e consciente do impacto dessas mudanças. Cláudia Freitas gostaria que 2022 “fosse um ano, mais tarde relembrado, como um ano de maior profissionalização do setor, um ano em que qualidade e inovação foram as palavras que caracterizaram o imobiliário e a construção de 2022”, finaliza.

Roots Properties: um projeto em crescimento
A Roots Properties nasceu este ano, mas já tem em curso quatro projetos, prontos a sair do papel – dois a norte do país, Gerês e concelho de Vila Verde e dois mais a sul, em Sintra e Cascais. Na verdade, a zona norte do país, em especial a zona do Minho, é uma das principais apostas da nova marca de Cláudia Freitas, pela natural ligação a esta região. “São dois os motivos principais desta preferência” afirma Cláudia Freitas, “o facto de ser minhota, e a beleza ainda tão desconhecida desta zona de Portugal.”