: Mais Magazine:: Comentários: 0

O STFPSN – Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Norte foi constituído em 26 de junho de 1976, emergindo com uma sociedade democrática, vinda do 25 de abril de 1974, imperando a necessidade de organizar os trabalhadores na defesa dos seus direitos laborais e de os libertar da opressão dos seus empregadores e de regular as relações de trabalho.

Fruto da Revolução dos Cravos que impôs uma mudança de paradigma da sociedade portuguesa e da governação do país, o contexto político de então ditou e impulsionou o nascimento do STFPSN. De lá para cá, ombreando com os trabalhadores, o STFPSN já vivenciou muitas lutas dos trabalhadores, já experienciou diversos modelos de governação do país, assistiu a sucessivas alterações e remodelações na Administração Pública. À semelhança do que é exigido à população em geral, a força de trabalho tem vindo a transformar-se e adaptar-se aos novos contextos socioeconómicos, entre momentos estruturais e conjunturais com menor ou maior dificuldade, como dita o momento atual. O STFPSN não se crê na exceção! Também se reinventou e modernizou ao longo dos tempos e, só assim, no seu palco político-sindical vê viabilizada a sua nobre missão de defender os interesses e direitos económicos, laborais e sociais dos trabalhadores.

O STFPSN tem provas dadas junto dos trabalhadores que acompanha, sejam estes operacionais ou quadros superiores, de carreira geral, especial ou subsistente, abrangendo centenas de serviços dos Ministérios existentes e também do nosso honroso Setor Social. Destaca-se da intervenção do STFPSN a negociação de Instrumentos de Regulamentação Coletiva do Trabalho, que abrangem milhares de trabalhadores nossos associados, bem como a participação na negociação de carreiras, sendo que o objetivo maior é sempre, e sempre será, garantir melhores condições profissionais e de vida para os trabalhadores seus filiados e, bem assim, permitir também a regulação das relações laborais e potenciar o crescimento económico e o desenvolvimento social.

Atualmente, o STFPSN tem a sua sede no Porto e conta com uma delegação em cada capital de distrito da região Norte. É uma associação sindical dirigida por trabalhadores de diferentes áreas de atividade, vocacionada para os trabalhadores – a força do trabalho – dos setores público e privado, com entendimento plural.

Para rematar, se dúvidas houver, aos trabalhadores sindicalizados é permitida a representação e a voz necessária e combativa da melhoria das condições de cada um, num coletivo organizado e com assento nas mesas negociais. Aos nossos trabalhadores sindicalizados garantimos, ainda, informação sindical, presença nos locais de trabalho, atendimento individual ou coletivo, apoio jurídico, representação negocial e jurídica, formação e usufruto de protocolos diversos em seu benefício.

No STFPSN prosseguimos o nosso lema:

UNIDOS SOMOS MAIS FORTES