Ligada há três gerações à família de José de Mello, a Ravasqueira ocupa uma área total de cerca de três mil hectares de paisagem diversa e rica. Graças às condições únicas do solo, 45 deles são atualmente ocupados por 29 talhões de vinha. De cada um resultam vinhos de expressão única e qualidade excecional, que todos os dias chegam às mãos de milhares de consumidores em todo o mundo com a chancela “Ravasqueira”.
Para falarmos da génese deste projeto é necessário recuar 80 anos e embarcar numa jornada de dedicação à arte de produzir grandes vinhos. A história da Ravasqueira começou em 1943, com a aquisição do Monte da Ravasqueira por D. Manuel de Mello. Ao longo de oito décadas o legado e a paixão, por dar a conhecer aquilo que os 3 mil hectares do Monte produzem, foram passando de geração em geração, resultando num projeto de vinhos de qualidade, integrado no Grupo José de Mello. Os vinhos da Ravasqueira nasceram de um sonho e, diariamente, tudo é feito para o honrar. Assim, a partir das uvas das vinhas que emolduram a propriedade são produzidos vinhos de expressão única que refletem a essência do Alentejo e que se afirmam, ano após ano, em Portugal e em diversos mercados de exportação. Dos tintos aos brancos, há opções para todos os gostos. O portefólio é vas-to, mas a grande escolha dos consumidores recai sobretudo para o Encantado, o Vinha das Romãs e, claro, para a gama de vinhos Heritage, os “topo de gama” Ravasqueira.
Enoturismo conta história e “segredos” dos vinhos da Ravasqueira
A arte de bem receber é algo que faz parte da cultura alentejana e da identidade da Ravasqueira. É no enoturismo que esta encontra um dos seus importantes cartões de visita e uma forma de tornar tangível e memorável a relação dos clientes com os vinhos que produz. Desde 2006, as vinhas, a adega e as caves da Ravasqueira estão abertas aos mais curiosos. Através de uma visita à propriedade é possível conhecer a sua história, descobrir e explorar a origem dos seus vinhos, mas não só. A Ravasqueira tem apostado simultaneamente em programas complementares que atraiam pessoas com interesses variados e contíguos aos vinhos. Para isso, aposta numa oferta alargada de atividades culturais e tradicionais, como tapeçaria de arraiolos ou olaria, balonismo, passeios de ecoturismo, cursos e provas de vinhos, visitas e passeios pelas vinhas ou ainda uma visita à Coleção Privada de Atrelagens. Se procura um programa para fazer com familiares ou amigos aconselhamos-lhe que desfrute da experiência de ser “Enólogo por um dia”. Orientada pela equipa da Ravasqueira, esta atividade é a melhor forma de adquirir as bases de produção de um bom vinho, como só a Ravasqueira lhe poderia dar. Desde a parte teórica, à composição dos lotes, passando pelo engarrafamento e pela criação de um rótulo personalizado, a garantia é, claro está, de uma experiência completa e muito enriquecedora.