: Mais Magazine:: Comentários: 0

Vivemos num contexto económico mais dinâmico, competitivo e incerto, onde produtos de financiamento especializado como Leasing, Renting e Factoring estão a transformar a forma como as empresas impulsionam o seu crescimento.

O Leasing, no primeiro semestre de 2024, registou um crescimento de 27% com produção de 1,54 mil milhões de euros. Já o Renting, verificou também uma subida de 19% no número de veículos novos em circulação, 18.638 unidades, e de 26% no valor dos mesmos. Estes resultados reforçam o papel dos associados da Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting (ALF) no estímulo à economia e apoio ao investimento de empresas e consumidores, e a crescente procura das empresas por este tipo de soluções, que oferecem maior flexibilidade e eficiência na aquisição de bens e serviços.

Atualmente, os setores atravessam uma mudança profunda, que se sente no comportamento das pessoas. Os consumidores têm maior consciência ambiental e apostam em alternativas sustentáveis, ao invés de opções tradicionais e mais poluidoras. Além disso, a União Europeia decretou que as organizações passariam a estar obrigadas a comunicar evidências do seu desempenho energético e pegada carbónica, o que veio promover a introdução de medidas para a redução da emissão de gases poluentes para a atmosfera.

Para responder a esta tendência, o setor oferece solu-ções que vão ao encontro da sustentabilidade. No Leasing e Renting, a adoção de veículos elétricos e híbridos tem permitido uma renovação rápida e eficiente da frota automóvel em Portugal, favorecendo uma mobilidade mais ecológica. Embora distintos, ambos os produtos têm contribuído para uma modernização do parque automóvel, especialmente no contexto de eletrificação.

O Leasing é um produto que financia a totalidade do bem, com elevada flexibilidade e condições contratuais adaptáveis à tesouraria do cliente, em que o pagamento do IVA é diluído de acordo com o plano de rendas, com taxas de juro mais baixas devido às suas especificidades que aportam um menor risco à operação, e sobre o qual o locatário dispõe sempre da opção de compra no final do contrato por um valor residual definido no início.

Já o Renting é uma solução consubstanciada num contrato de aluguer operacional de um veículo novo, em que o cliente paga uma renda mensal fixa e apenas suporta a depreciação da viatura estimada no contrato. Inclui também os impostos automóveis e todos os serviços de manutenção e conservação da viatura, podendo ainda associar os serviços relacionados com a gestão oficinal, pneus, seguros, combustível e portagens, multas, viatura substituição em caso de avaria, roubo, etc.

As instituições de Leasing e de Renting vão continuar a constituir-se como das principais aliadas da mobilidade elétrica, na medida em que procuram oferecer as condições para que todos lhe possam aceder, alinhadas com os objetivos de uma sociedade mais consciente e com uma menor pegada ambiental.

Luís Augusto, Presidente da Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting