A Maintphi, fundada em abril de 2018, é uma organização de carácter transversal e multidisciplinar, dedicada a estabelecer diferentes formas de colaboração com os seus clientes na área da Manutenção. A Mais Magazine esteve à conversa com Hélder Mendonça, Diretor Geral da Maintphi, que partilhou a sua visão sobre o percurso da empresa, os vários setores de intervenção e as perspetivas de futuro.
Desde o seu arranque, a Maintphi soma sete anos de história, marcada por projetos de grande relevância que enriquecem o seu portfólio e por diversos prémios que atestam a excelência e a qualidade do trabalho da sua equipa. O início da atividade operacional surgiu na sequência da reorientação estratégica do setor da Manutenção Industrial e Energia de uma grande multinacional em Portugal, o que libertou um mercado atraente e recursos qualificados. “A atividade de Manutenção Industrial e Energia tem um grande potencial de crescimento e rentabilidade, que ficou acessível a novos competidores, e que foi aproveitado pela Maintphi”, afirma Hélder Mendonça sobre a fase inicial da sua empresa. A empresa começou por ser um Prestador de Serviços de Manutenção com uma organização polivalente, que, com a evolução e crescimento, se estruturou por áreas de negócio, nomeadamente “Energia”, “Indústria e Águas”, “Manutenção Condicionada – CBM” e “Mecanização e fabrico de componentes e órgãos de máquinas”, existindo uma oficina interna para suporte destas atividades. Atualmente, as suas soluções da Maintphi abrangem desde intervenções pontuais, como a reparação de equipamentos, até parcerias de médio e longo prazo em que assume a gestão e execução da manutenção, distinguindo-se ainda pelo desenvolvimento de soluções para “retrofit” de equipamentos e instalações elétricas para a indústria em geral e comercialização de máquinas e equipamentos industriais e de energia. Em 2020, a Maintphi obteve a certificação do seu sistema de Gestão de Qualidade segundo a ISO 9001-2015.



O crescimento anual do volume de negócio da Maintphi, à exceção dos anos afetados pela COVID-19, registou sempre um aumento superior a dois dígitos percentuais, com rentabilidade. Este crescimento sustentou-se na diferenciação do portfólio, procurando atividades de maior valor para o cliente. Já durante este ano, o investimento em recursos humanos, equipamentos e instalações acompanhou o crescimento da Maintphi. “Em 2025, face à necessidade de aumentar a área de trabalho da oficina, concretizou-se o objetivo de transferir a atividade das áreas de negócio de “Energia” e “Indústria e Águas” para umas novas instalações”, comenta o Diretor Geral da Maintphi.
Hoje, é seguro afirmar que a Maintphi se consolidou como um dos principais players no setor da manutenção industrial e energética em Portugal, oferecendo um portfólio diversificado de produtos e serviços que responde às necessidades de diferentes indústrias e clientes. A vasta oferta de serviços abrange as seguintes tarefas:
- Revisão geral e rebobinagem de motores elétricos e alternadores;
- Revisão geral de bombas, redutores, ventiladores e outros equipamentos rotativos;
- Manutenção de transformadores;
- Retrofit de equipamentos industriais;
- Revisão Geral de instalações industriais, centros produtores de energia e tratamento de águas;
- Montagem e desmontagem de instalações, equipamentos industriais e estações de tratamento de águas;
- Fabrico e mecanização de peças;
- Automação industrial;
- Instalações elétricas;
- Comercialização de equipamentos industriais e de energia
Paralelamente, o setor ferroviário é um dos grandes focos da Maintphi, que trabalha em parceria com vários operadores, identificando as suas dificuldades, criando e propondo soluções específicas. “Atualmente estamos a trabalhar em parceria com os operadores para desenvolver soluções para recuperação de motores elétricos, antes considerados económica e tecnicamente irrecuperáveis”, salienta Hélder Mendonça.




Foco no cliente, portfólio de produtos e serviços, qualidade, disponibilidade e competência: os grandes pilares distintivos da Maintphi
Além do portfólio, a Maintphi tem uma missão clara e definida, que guia todas as suas atividades e que são o garante de qualidade, rigor e excelência em cada serviço levado a cabo, tal como explica Hélder Mendonça. “Importa gerar valor para a empresa, proporcionando a rentabilidade pretendida dos capitais investidos; aumentar a eficiência e competitividade dos nossos clientes, por otimização de custos, valor e desempenho dos seus ativos; e ser uma empresa atraente para os colaboradores, capaz de lhes proporcionar realização, harmonia e segurança. Para além disso, através de um comportamento ético, contribuir para o desenvolvimento sustentado do tecido empresarial português, assumindo também como nossa a responsabilidade de contribuir para um futuro ambientalmente mais são. ”Os valores da empresa são igualmente centrais na forma como a Maintphi opera e se posiciona no mercado. Neste sentido, Hélder Mendonça reforça que a Maintphi “entende a qualidade como um fator crítico de sucesso e, como tal, é assumida internamente por todos, sendo um objetivo de melhoria contínua.” Paralelamente, toda a equipa encontra-se imbuída num espírito de compromisso para com os requisitos legais, dos clientes e do Sistema de Gestão da Qualidade, “informando e capacitando todos os colaboradores da empresa para que desempenhem perfeitamente as suas funções e melhorando continuamente a qualidade dos seus processos através da monitorização, estabelecimento de objetivos, indicadores e planos de ação”.




O reconhecimento da Maintphi através de prémios e certificações não é apenas um marco simbólico, mas uma confirmação concreta do compromisso da empresa com a qualidade, a excelência operacional e a satisfação do cliente. Ao longo dos anos, estas distinções tornaram-se indicadores do desempenho da empresa e da confiança que o mercado deposita nas suas soluções. A título de exemplo, em 2022, a empresa foi distinguida como o top 5% de melhores PME em Portugal. O Diretor-Geral da Maintphi, sublinha a importância destes reconhecimentos: “A conquista de prémios e várias qualificações pela Maintphi significa que estamos a trabalhar no sentido de atingir os nossos objetivos de aumentar a eficiência e competitividade dos nossos clientes. Criamos uma marca reconhecida pelo mercado, como uma Unidade de Manutenção e Gestão de Ativos Industriais de Energia e do sector das Águas e um Parceiro de elevada qualidade e inegável valor acrescentado. Naturalmente que no dia a dia são uma motivação para continuarmos focados no cliente”. O futuro é uma página em branco pronta para ser preenchida com novos desafios, conquistas e oportunidades de crescimento sustentável. A Maintphi olha para os próximos anos com objetivos claros e ambiciosos, sempre centrada nas necessidades dos seus clientes e na criação de valor real, tal como explica Hélder Mendonça: “Continuar a crescer de forma sustentada, focados nos nossos clientes”.

