
A Associação Women in Real Estate Portugal (WIRE) foi constituída na sede da APPII, no dia 23 de fevereiro de 2022, por um grupo de dezanove mulheres de várias áreas do imobiliário. Hoje somos noventa e oito, um crescimento notável! A WIRE é uma associação que tem como objetivo aumentar a visibilidade das mulheres no setor do imobiliário e da construção, impulsionando a sua representatividade e defesa dos seus interesses, posicionando-as como participantes ativas e de referência nestes setores. Importa salientar que todas as associadas da WIRE tem cargos de Direção e C level em todas as áreas do imobiliário e construção, são profissionais de excelência, do melhor que Portugal tem. Não somos a favor de quotas, mas a favor do mérito em igualdade de circunstâncias. Apesar da crescente participação das mulheres em cargos de decisão, não há dúvidas que ainda é inferior à dos homens. A grande maioria dos cargos de CEO e administração são ocupadas por homens e não por mulheres.
Por outro lado, qualquer destas atividades exigem disponibilidade e flexibilidade, o que é sem dúvida um desafio para as mulheres que querem também ter disponibilidade para os seus filhos. Existem ainda muitas empresas que não estão disponíveis para criar a flexibilidade necessária para as mulheres conseguirem coordenar a sua vida familiar com a sua vida profissional e atingir o auge na sua carreira profissional. Por isso, cada vez mais mulheres criam os seus próprios negócios, assumindo elas próprias o risco inerente e prescindindo de carreiras de sucesso em grandes empresas.
O mercado imobiliário está em grande transformação digital e são muitas as mulheres que se têm destacado nesta área adotando novas tecnologias e inovação, para melhorar a sua capacidade de trabalho e otimizar os processos que têm em mãos em benefício dos clientes. A sustentabilidade dos projetos imobiliários é cada vez mais uma realidade que faz parte integrante deste setor e há sem dúvida muitas mulheres interessadas na sustentabilidade do imobiliário e que estão a liderar este movimento. O mesmo acontece no mercado de luxo e bem-estar, uma área também cada vez mais importante e também liderada na grande maioria por mulheres. A verdade é que as mulheres têm uma capacidade e intuição nesta área que os homens não têm.
Não tenho dúvidas que a liderança das mulheres está em ascensão, mas há ainda um longo caminho a percorrer. A WIRE existe para isso mesmo: ajudar as mulheres a terem cada vez mais confiança nelas próprias, aprenderem a liderar sem receio, darem livremente as suas opiniões, serem ouvidas pela administração central e local em tudo que diga respeito ao setor imobiliário e da construção. Não queremos ver painéis só de homens a falarem entre eles, a opinião das mulheres é muitas vezes diferente e faz falta. Só assim, vamos conseguir a mudança que todos queremos.
A WIRE faz também um trabalho muito importante de mentoring com o objetivo de acelerar o desenvolvimento profissional destas mulheres jovens, proporcionando-lhes uma orientação especializada para superar desafios específicos do setor, fomentar capacidade de liderança, fortalecer a sua confiança, promovendo a igualdade de oportunidades.
Há muito a fazer, mas é preciso coragem e foco nos principais problemas do país. A WIRE tem feito a sua parte.
Filipa Arantes Pedroso, Presidente da WIRE Portugal
