Em entrevista à Mais Magazine, José Augusto Seca, administrador da Topázio, reflete sobre a trajetória da empresa ao longo dos anos e destaca que o compromisso com os elevados padrões de qualidade, que sempre foram marca da Topázio, continuará a guiar o seu futuro.
Desde 1874, a Topázio percorreu um caminho único, feito de inovação e respeito pela tradição, conquistando reconhecimento nacional e internacional pela excelência e sofisticação das suas peças. Ao longo das gerações, os portugueses têm demonstrado um carinho especial pela marca, tornando-a parte das suas histórias, das suas casas e celebrações. É graças a esta ligação profunda, cultivada com o tempo, que a Topázio se mantém como um ícone de qualidade e de tradição no setor da ourivesaria. No processo de evolução da marca, a Topázio passou por várias transformações, mostrando sempre capacidade de adaptação e resiliência perante novas tendências, desafios ou adversidades com que se deparou. Mas soube sempre manter ou adaptar as tradições e conhecimentos adquiridos de forma a ganhar para a marca um prestígio e reconhecimento que se tornaram num símbolo de qualidade e confiança junto dos seus clientes e parceiros.
A tradição dos novos tempos” – MUDE – Museu do Design, em Lisboa
Esta exposição, é o momento mais importante das celebrações do 150.º aniversário da marca e reflete um dos valores fundamentais da Topázio, que é o equilíbrio entre tradição e inovação, através de 15 peças únicas, criadas por artistas de renome. Queremos com esta exposição, partilhar com o público que nos visita, a beleza destas peças, que são únicas no mundo inteiro, fruto de uma combinação harmoniosa entre a ousadia dos artistas que as conceberam, e a mestria e precisão dos artesãos que as executaram, com recurso a técnicas manuais aperfeiçoadas ao longo de gerações. Queremos também mostrar com esta exposição, que, apesar dos nossos 150 anos, continuamos a ser uma marca que olha para o futuro com ousadia e criatividade.
Coleção comemorativa dos 150 anos da Topázio
Para a criação desta coleção, a Topázio convidou 15 conceituados artistas, nacionais e internacionais, como a Joana Vasconcelos e outros artistas de renome. Trata-se de uma coleção numerada e limitada a 15 exemplares, assinada pelos respetivos autores, em que cada uma dessas peças simboliza uma década da existência da Topázio. Nesta coleção exclusiva, cada uma destas peças é uma obra de arte, que materializa o legado e o estatuto que a Topázio alcançou, refletindo um diálogo profundo entre a visão disruptiva dos criadores e a mestria e os conhecimentos dos nossos artesãos, acumulados ao longo de gerações.
Expectativas e planos futuros para a Topázio
A Topázio vai continuar a apostar na inovação, a par da oferta dos seus produtos mais clássicos e intemporais, sempre com a preocupação de manter os elevados padrões de qualidade e a característica de manualidade que assegura nas suas criações, empenhada em continuar a jornada iniciada há 150 atrás. Queremos continuar a ser uma referência mundial no universo da arte de transformar a prata em peças de qualidade superior, únicas e reconhecidas pelos processos manuais que lhe confere um estatuto de genuinidade e autenticidade.