: Mais Magazine:: Comentários: 0

Com o aumento preocupante de afogamentos em Portugal, é urgente uma resposta eficaz. É neste cenário que surgem os Sistemas SOS ONEUP da TECNIQUITEL, uma solução inovadora que disponibiliza comunicações permanentes para serviços de emergência e dispositivos salva vidas autoinsufláveis.

O crescente número de afogamentos em Portugal tem sido motivo de preocupação, segundo a FEPONS, em 2023, morreram 157 pessoas por afogamento, a maioria em locais sem vigilância. Esta realidade alarmante exige medidas urgentes e inovadoras para proteger e salvaguardar a vida humana nas nossas águas.

Todos os anos, as notícias estão repletas de histórias devastadoras sobre pais que perderam filhos ou famílias que perderam entes queridos que se afogaram, numa sequência que não sendo possível evitar totalmente pode ser mitigada com a adoção de meios inovadores.

Apesar dos números preocupantes, para mitigar este problema, poucas mudanças se têm realizado. A transferência de competências para os Municípios para a gestão das praias no domínio hídrico público, de acordo com o Decreto-Lei 97/2018, não se revelou suficiente para garantir mudanças efetivas no combate a este flagelo, já considerado pela Organização Mundial de Saúde como um problema de saúde pública.

É evidente a necessidade de uma abordagem mais proativa e inovadora para resolver este enorme desafio. É neste contexto que surge uma solução revolucionária: os Sistemas SOS ONEUP da TECNIQUITEL.

Estes sistemas multifuncionais representam uma abordagem diferenciadora para a segurança aquática. Também designados por equipamentos de SOS de acesso público, disponibilizam de forma permanente comunicações via GSM para os serviços de emergência e dispositivos salva vidas autoinsufláveis, de utilização intuitiva por qualquer civil que esteja perante uma situação de emergência na água, como meio de primeira intervenção.

É importante salientar que estes equipamentos são também extremamente relevantes para utilização em Eventos Médicos, como AVC, enfartes cardíacos, congestões, choque anafilácticos, e também em Eventos com Alteração da Ordem Pública, nomeadamente arrastões, distúrbios, assédio e assalto.

As vantagens dos Sistemas SOS ONEUP são evidentes: são autossuficientes, podem estar disponíveis em locais sem vigilância, durante todo o ano, constituem uma solução acessível e de fácil utilização que democratiza o acesso ao equipamento de salvamento, aumentando a taxa de sucesso das operações de socorro e salvamento. Demonstra ainda o potencial da inovação tecnológica para salvar vidas.

É hora de adotar medidas eficazes e pragmáticas para proteger os nossos ci-dadãos nas águas portuguesas. Os Sistemas SOS ONEUP são uma resposta promissora a este desafio, mostrando que a inovação pode ser a chave para prevenir tragédias e garantir um futuro mais seguro para todos.