: Mais Magazine:: Comentários: 0

As maravilhosas vistas com que a Ilha de São Miguel e a cidade de Ponta Delgada nos brindam são marcadas pela predominância de duas cores. O verde, dos extensos campos onde pastam as famosas vacas dos Açores, e o azul, que nos faz perder a vista no horizonte perante a imponência das águas cristalinas do Oceano Atlântico que circunda toda a Ilha. E de facto, o azul é umas das cores mais presentes em Ponta Delgada, uma vez que a cidade possui cinco praias Bandeira Azul, um reflexo da qualidade da qualidade ambiental do município, tal como conta à Mais Magazine Pedro do Nascimento Cabral, Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada

Pedro do Nascimento Cabral, Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada

Visitar a cidade de Ponta Delgada é sinónimo de estar num local onde o turismo balnear se faz sentir com grande intensidade. Sinal disso mesmo são as cinco praias distinguidas com Bandeira Azul na cidade açoriana: Praia das Milícias, Praia do Pópulo, Piscinas Naturais do Forno da Cal, Poços de Capelas e Poços Sul dos Mosteiros. O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro do Nascimento Cabral, refere que este é um motivo de orgulho para a cidade, não apenas por serem “um símbolo de qualidade ambiental”, mas também por representarem “um indicador do cumprimento de certos critérios para a sua atribuição”.

De facto, durante todo o ano, o município de Ponta Delgada leva a cabo uma série de iniciativas que visam promover e preservar todo o ecossistema presente nestes cinco destinos balneares, o que permite que, ano após ano, as cinco praias continuem a ser galardoadas com Bandeira Azul. A Câmara Municipal de Ponta Delgada, através do Departamento de Gestão Ambiental, no ano de 2024, organiza a concretização das atividades de sensibilização ambiental no âmbito do Programa Bandeira Azul da Europa da Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), cujo tema a trabalhar durante este ano intitula-se “Líderes de Gravata Azul”. O objetivo das atividades será sensibilizar para a importância da adoção de boas práticas ambientais e respeito pelo código de conduta das zonas balneares junto dos banhistas e outros públicos, sobretudo a importância do Mar para a Vida no Planeta. Ainda no domínio do cumprimento dos padrões de qualidade das praias, o presidente da Câmara menciona que “a qualidade da água é monitorizada quinzenalmente”, de forma a que se garanta que os valores “são consentâneos com os parâmetros de qualidade definidos na legislação”. De forma a garantir não apenas a qualidade das cinco praias premiadas, mas também “a segurança e vigilância dos banhistas”, o município assegura ainda a “aquisição de serviços de nadadores salvadores habilitados”.

De facto, uma das grandes mais-valias que se pode retirar do projeto Bandeira Azul em Ponta Delgada é a forte ligação e adesão que existe entre os munícipes e as atividades de preservação e promoção levadas a cabo nestes espaços, sendo frequente a sua participação em várias formações dedicadas à educação ambiental. Neste sentido, em cada espaço há “um painel onde é publicada a informação e documentação relativa ao Programa Bandeira Azul e que permite aos banhistas tomarem conhecimento das atividades que vão decorrer” e nas quais podem participar, refere o autarca. A participação de todos é a chave para que Ponta Delgada seja um destino de elevada qualidade ambiental recheado com as mais belas praias açorianas.