: Mais Magazine:: Comentários: 0

Em entrevista à Mais Magazine, a Prof.ª Doutora Maria Cristina Ventura, Presidente do ISEC Lisboa, revela as novidades que estão a ser preparadas para o próximo ano letivo, demonstrando o compromisso desta instituição com a vanguarda educacional.

Apresente-nos o ISEC Lisboa, bem como a oferta formativa que disponibilizam aos vossos alunos.

O ISEC Lisboa é um estabelecimento de Ensino Superior Politécnico privado com mais de 30 anos ao serviço da formação superior em Portugal. Iniciou a sua ação com formação superior nas áreas da Educação e das Artes Gráficas, tendo expandido a sua área de intervenção, nas últimas três décadas, por várias outras áreas do conhecimento, entre elas Aeronáutica, Design e Multimédia, Comunicação e Marketing, Gestão, Proteção Civil, Construção e Reabilitação do Edificado, Hotelaria e Turismo, Administração Local, Ciências da Visão, e Energias Renováveis e Ambiente.

Do seu ponto de vista, quais as características que fazem desta instituição uma referência no que concerne ao ensino superior em Portugal?

Acompanhamos os movimentos internacionais de transformação e modernização, e, em paralelo, auscultamos as necessidades de novas competências para o mercado interno, antecipando tendências de forma ágil e flexível que nos permite conceber ofertas formativas inovadoras capazes de dar respostas aos desafios e riscos emergentes, designadamente, os que decorrem da dupla transição digital e climática. Ao mesmo tempo, a estreita ligação às empresas e ao mercado de trabalho conduz a que o ISEC Lisboa tenha uma taxa de empregabilidade média para todos os cursos que ronda os 98% e que algumas das licenciaturas chegam mesmo aos 100% de empregabilidade. Tudo isto, assente numa prática diária que coloca o foco nas pessoas, nas suas necessidades e no seu bem-estar num ambiente diverso, inclusivo e seguro.

Em que consiste a política de interna-cionalização do ISEC Lisboa e quais são os seus principais objetivos?

A política de internacionalização do ISEC Lisboa assume um papel determinante na estratégia de desenvolvimento da instituição, envolvendo toda a comunidade académica e atravessando de forma transversal todas as atividades do ISEC Lisboa, não só ao nível da oferta formativa, como às práticas de Investigação Científica e ainda ao desenvolvimento de parcerias estratégicas de ligação à comunidade. A internacionalização é, no ISEC Lisboa, um verdadeiro fator estratégico de mudança e de melhoria institucional, e tem como principais objetivos contribuir para o desenvolvimento de competências nos estudantes, necessárias ao mundo global e em acelerada transformação em que vivemos, a melhoria da qualidade dos processos internos, a integração em redes internacionais de cooperação, o aumento da visibilidade e do reconhecimento internacional e transnacional do ISEC Lisboa e da sua comunidade académica; o enriquecimento técnico-científico e cultural resultante de experiências de intercâmbio e de mobilidade.

Por fim, qual é a sua visão no que diz respeito ao futuro desta instituição? Que novidades estão a ser preparadas para o próximo ano letivo, por exemplo?

O ISEC Lisboa tem vindo a crescer e a posicionar-se como instituição de referência no subsetor do Ensino Superior Politécnico Privado. Este crescimento decorre essencialmente do caráter inovador da sua oferta formativa, da capacidade de antecipar necessidades do mercado de trabalho, decorrente da estreita ligação que existe com as empresas e a indústria, e com as características específicas do seu projeto educativo, científico e cultural. O ISEC Lisboa tem como principais objetivos continuar o seu desenvolvimento sustentável assente em produtos formativos inovadores e diferenciados e numa permanente atualização técnico-científica, fortalecer a sua ligação à comunidade com a construção de soluções que contribuam para o desenvolvimento local e regional, fortalecer os índices de internacionalização, e dar continuidade à sua aposta nas pessoas, seja em resposta às suas expetativas, garantindo a qualidade nos serviços que prestamos, seja, sobretudo, proporcionando aos nossos estudantes – que são o Centro do nosso trabalho – todas as condições de um ambiente educativo inclusivo, amigável e centrado nas suas necessidades. O próximo ano arranca com cinco grandes novidades a nível da oferta formativa: três licenciaturas novas – Licenciatura de Ciências Aeronáuticas e do Espaço; Licenciatura em Comunicação Global e Licenciatura em Ciência e Visualização de Dados – e dois novos mestrados: Mestrado de Sustentabilidade do Transporte Aéreo (100% online) e o Mestrado de Gestão da Hospitalidade.