Alexandre Silva, Presidente do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC), explica os motivos pelos quais esta instituição se tem vindo a afirmar como uma referência no domínio das Ciências Empresariais.
Apresente-nos o ISCAC e faça uma breve contextualização histórica desta instituição. O Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC) é uma instituição de ensino superior localizada em Coimbra. A sua fundação remonta aos antigos institutos comerciais e industriais com mais de 100 anos de existência. Em 1976, na sequência da reforma de Veiga Simão, o ISCAC passou a escola superior contribuindo para “uma componente de investigação e de estudos avançados, integradas num processo de transformação da sociedade portuguesa”, conferindo “os graus de bacharelato, licenciatura e doutoramento”. Mais tarde foi integrada no Instituto Politécnico de Coimbra, expandindo a sua formação a várias áreas das ciências empresariais. Mantendo a sua marca consolidada e a especial relação com os outros três ISCAs, o ISCAC tomou a designação de Coimbra Business School, promovendo a ligação às empresas e outras organizações, adaptando-se constantemente às mudanças no ambiente empresarial e nas exigências do mercado de trabalho.
No que diz respeito à oferta formativa, o que disponibilizam aos vossos alunos?
Estes são alguns dos principais cursos que o ISCAC disponibiliza: Licenciaturas em Contabilidade e Auditoria, e Gestão Publica, e Finanças, em Solicitadoria, em Gestão de Empresas, em Marketing, em Comércio, em Ciência de Dados para a Gestão, em Informática de Gestão e em Secretariado. Nos Mestrados disponibiliza 13 cursos, o Mestrado em Análise de Dados e Sistemas de Apoio à Decisão, Análise Financeira, Auditoria Empresarial e Pública, Contabilidade e Fiscalidade Empresarial, Contabilidade e Gestão Pública, Controlo de Gestão, Gestão de Empresas Agrícolas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Empresarial, Inteligência Logística Gestão Cadeia Abastecimento, Marketing e Negócios Internacionais., Sistemas de Informação de Gestão e Solicitadoria. Temos também alguns programas de pós-graduação em áreas específicas, como Fiscalidade, Finanças, Marketing, direção e gestão escolar e em gestão de instituições de saúde, cibersegurança, inteligência artificial, entre mais de 40 cursos, de destacar também os MBAs executivos. Dispomos ainda de formação contínua para profissionais que desejam atualizar ou aprofundar conhecimentos específicos, ministrados na própria instituição ou na organização.
De que forma é que esta instituição marca a diferença no panorama de ensino superior português?
A Coimbra Business School | ISCAC é um espaço de cultura, de livre pensamento e de liberdade. É uma Escola permanentemente ligada à comunidade, que ouve os seus stakeholders, responde às suas inquietações e anseios e promove a interação entre eles. Através da reunião regular do seu Conselho Estratégico, do acolhimento de inúmeros eventos académicos, profissionais e sociais, da interação próxima com ordens e associações profissionais, da aposta em professores especialistas (que trabalham na indústria além da atividade docente) do envio anual de centenas de estagiários que respondem aos desafios colocados pelas entidades que os acolhem, levando o seu conhecimento técnico e trazendo para a escola o conhecimento da realidade empresarial, a Coimbra Business School é uma escola em que não há barreira entre a teoria e a prática. Na Coimbra Business School | ISCAC estamos próximos do tecido empresarial e preparamos profissionais capazes de responder aos seus desafios atuais e futuros.
A investigação é uma das apostas desta instituição?
Acreditamos que a investigação científica é uma fonte de inovação e conhecimento que pode depois ser transferido para as empresas e para a sociedade. A escola promove a investigação por parte dos seus estudantes. Existem as componentes não letivas dos mestrados, onde os estudantes podem, além das tradicionais dissertações, desenvolver projetos ou estágios em que transferem conhecimento diretamente para a comunidade. Quer diretamente através das ligações já estabelecidas, quer através do gabinete de interface com a comunidade do Instituto Politécnico de Coimbra, as empresas da região partilham com a escola as suas dificuldades e áreas onde precisam de desenvolver soluções inovadoras. Como resposta a essas solicitações, a escola cria equipas de estudantes e docentes que desenvolvem soluções à medida, integrando os resultados da investigação mais recente. A Coimbra Business School | ISCAC promove também a investigação dos seus docentes, tendo recentemente assinado um protocolo com o ISCAP para criar em Coimbra um polo do seu centro de investigação (CEOS-PP), potenciando assim a investigação colaborativa entre as duas instituições e criando sinergias.
Quais são as suas expectativas no que concerne ao futuro do ISCAC?
O futuro das ciências empresariais passará indubitavelmente pela economia 4.0. Esta realidade trará novos desafios para os alunos de ciências empresariais: analisar de forma mais célere grandes volumes de dados; melhorar a exatidão dos relatórios, das precisões e das estimativas; acompanhar as empresas no seu desenvolvimento tecnológico e responder à suas necessidades e exigências; detetar de uma forma mais rápida e eficaz distorções; e enfatizar o pensamento crítico. Neste sentido, a nossa escola já está a rever os programas das licenciaturas e dos mestrados, de modo a estes se adaptarem à economia digital, incorporando nesses programas alguns dos boosters da economia digital: dados e big data, inteligência artificial e machine learning, computação quântica e blockchain, que serão transversais aos cursos de ciências empresariais. A par da reestruturação dos cursos iniciamos este ano letivo a licenciatura em Ciências de Dados para a Gestão. Além disso, o ISCAC / CBS oferece ainda um conjunto de pós-graduações em diversas áreas das ciências empresariais, que permitem aos estudantes obter uma formação mais técnica e pensada para um impacto profissional mais imediato, adequada para atualização de conhecimentos ou reconversão profissional. A escola está ainda bastante aberta à comunidade, promovendo seminários e aulas abertas, acessíveis a qualquer pessoa interessada.