: Mais Magazine:: Comentários: 0

A Siemens Mobility conta já com um longo historial de trabalhos realizados em solo português, tornando-se numa das empresas de referência na área da mobilidade e transporte ferroviário em Portugal. Fique a conhecer, pela voz do CEO da Siemens Mobility, Luís Candeias, a história da empresa em Portugal e os valores que orientam a sua atividade.

Assumiu o cargo de CEO da empresa há cerca de 1 ano. Comece por nos falar um pouco sobre si, nomeadamente o seu percurso profissional até tomar as rédeas da Siemens Mobility Portugal.

Há um ano fui convidado para ocupar o cargo de CEO da Siemens Mobility em Portugal, mas o meu percurso profissional começou há quase 30 anos, na Dimetronic, em 1994, através de um protocolo estabelecido entre essa empresa e a Universidade do Algarve. Tive o privilégio de participar em projetos como o Metro de Lisboa, em todas as linhas; os Projetos “Lisboa-Algarve” e “Linha do Norte”, alguns troços no grande Porto e o projeto que considero mais emblemático até hoje, o “Centro de Comando e Operação do Porto” em Contumil, um projeto “chave na mão”.Em 2013, a Siemens adquiriu o grupo Invensys, que incluía a Dimetronic, e desde então passei a estar envolvido em projetos internacionais: em Moçambique, na ligação “Nacala-Moatize”, onde a nossa equipa de Portugal recebeu um prémio Siemens e excelência pela execução do projeto; na Índia, no projeto do “Metro de Nagpur” e no projeto da Linha 5 do Metro de Bangalore; na Finlândia, no Brasil, na Estónia e, por último, no Egito no projeto chave-na-mão de um sistema ferroviário de alta velocidade com uma rede de cerca de 2.000 quilómetros, 60 estações e 3 tipos diferentes de comboios, sendo o Velaro o destaque óbvio por ser o comboio de Alta Velocidade.

Com a minha experiência nacional e internacional, consegui consolidar os meus conhecimentos no setor, preparando-me para liderar a Siemens Mobility em Portugal como CEO. Estou entusiasmado por continuar a impulsionar a inovação, desenvolvendo e potenciando competências de engenharia nacionais e a promover soluções de mobilidade eficientes e sustentáveis para o futuro.

Porque decidiu assumir o cargo de CEO da Siemens Mobility? Como surgiu essa oportunidade?

Antes de tudo, decidi aceitar o convite por me rever na missão e nos valores da Siemens de transformar o dia-a-dia das pessoas das cidades e das empresas com soluções inovadoras, alinhadas com os objetivos de sustentabilidade e de digitalização que o país traçou. Além disso, trata-se de regressar a uma equipa que conheço muito bem e na qual acredito. Estou seguro ser possível desenvolvermos a equipa para termos um impacto ainda maior na organização global da Siemens e no país.

Graças à nossa capacidade de execução de excelência no passado, existe confiança na equipa portuguesa da Siemens Mobility. Assim, poderemos potenciar a autonomia da engenharia nos projetos nacionais e também continuar a impulsionar a internacionalização.

A Siemens Mobility é uma empresa internacional, estando presente nos “quatro cantos do mundo”. Como não poderia deixar de ser, a empresa está também presente em Portugal há já alguns anos. Certamente que terão um portfólio vasto de trabalhos realizados em todo o nosso país e que vos orgulha. Quais os principais projetos trabalhos pela Siemens Mobility em Portugal que gostava de destacar?

A nossa presença em Portugal no setor dos transportes remonta a um longo historial de contribuições significativas. Desde o final do século XIX até os dias atuais, a Siemens tem sido um parceiro importante no desenvolvimento e modernização do sistema de transportes do país.

Em 1895, a Siemens deu início ao trabalho de transformação do sistema de transporte da Carris no Porto, até então movidos a tração animal tornando-os elétricos e por isso mais eficientes e fiáveis. Já em 1901, a empresa repetiu o projeto em Lisboa e desempenhou um papel fundamental na eletrificação dos famosos elétricos que ainda hoje circulam na capital, oferecendo uma alternativa de transporte sustentável e eficiente. Curiosamente naquela época, as preocupações em torno dos transportes também se centravam na sustentabilidade, ambiente e eficiência. As discussões giravam em torno de questões relacionadas a detritos animais, higiene e outros, mas a essência era praticamente a mesma que nos move nos dias de hoje: as preocupações ambientais. Já naquela altura, a resposta para essas questões era o transporte ferroviário e a eletrificação.

Nos últimos 30 anos a Siemens Mobility tem estado envolvida em vários projetos em Portugal, destacando-se o fornecimento de material circulante para a CP e Metro de Lisboa em parceria com a antiga SOREFAME. Adicionalmente, a empresa executou o projeto chave-na-mão do Metro Sul do Tejo, fornecendo sistemas de material circulante, sinalização, telecomunicações e energia. Também liderou o projeto chave-na-mão do Centro de Controlo Operacional do Porto, fornecendo sistemas de controlo e gestão de tráfego. Além disso, a Siemens Mobility tem desenvolvido vários projetos de sinalização ferroviária em diversas regiões do país, contribuindo para a modernização e segurança da rede ferroviária.

Do ponto de vista de projetos internacionais, gostaria de destacar os projetos de exportação do Corredor de Nacala, que foram executados na sua totalidade pela equipa de Portugal. Também temos tido um papel fundamental e reconhecimento internacional em diversos projetos noutros países, onde a nossa equipa de engenharia se tem destacado. Um exemplo notável é a recente implementação de projetos de grande complexidade técnica de CBTC na Índia e na Indonésia. Por último, o projeto de Alta Velocidade no Egito no qual a equipa de Portugal continua envolvida.

Com um vasto portfólio de trabalhos realizados em Portugal, abrangendo diferentes áreas de mobilidade e transporte ferroviário, a Siemens Mobility tem orgulho em contribuir para o desenvolvimento do país.

Quais os valores que regem a Siemens Mobility em Portugal e, através dos quais, a empresa se destaca no mercado e garante o seu sucesso?

Os valores da Siemens Mobility são: Excelência, Inovação, Sustentabilidade, Integridade e Colaboração. Comprometemo-nos com a excelência em todas as áreas do nosso trabalho, procurando constantemente cumprir com as expectativas dos nossos clientes. Estamos focados em encontrar soluções inovadoras e tecnologicamente avançadas para os desafios de mobilidade, impulsionando o progresso e a transformação na sociedade, nas cidades e nas empresas. A materialização deste compromisso passa pelo nosso Centro de Competência de desenvolvimento de SW em Aveiro, bem como pelo nosso Hub de Engenharia em Alfragide, ambos com potencial de crescimento. Consideramos a sustentabilidade como um valor fundamental, impulsionando soluções de mobilidade que sejam ambientalmente amigáveis e socialmente responsáveis. Agimos com integridade e ética em todas as nossas relações, cumprindo com os mais altos padrões de conduta profissional e respeitando as leis e regulamentações aplicáveis. Valorizamos a colaboração e o trabalho em equipa, defendendo obviamente os nossos interesses, promovendo um ambiente de cooperação entre os nossos colaboradores, clientes e parceiros, para alcançar resultados excecionais.

Quais os principais desafios atuais que o setor da mobilidade enfrenta e que considera ser imperativo encontrar solução?

A descarbonização do setor dos transportes e as dificuldades da mobilidade devido à concentração da população nos centros urbanos são os dois principais desafios atuais. É importante lembrar que, até 2050, quase 70% da população mundial se concentrará em centros urbanos, o que significa que a procura por transpor-te de passageiros continuará a aumentar nos próximos anos. Isso é uma realidade com a qual temos de lidar, exigindo o desenvolvimento de soluções de transporte integradas, sustentáveis, confiáveis e seguras. O objetivo é proporcionar uma melhor qualidade de vida e uma mobilidade mais eficiente e sustentável às populações.Gostaria de enfatizar a importância da intermodalidade apoiada em software, que tem um papel crucial no setor dos transportes. A introdução de novas soluções de software para o transporte público permite uma maior sustentabilidade e integração entre os diferentes modos de transporte. Portugal também deve investir nessa área como forma de promover o transporte público. Trabalhamos com um portfólio de soluções que permitem aos gestores de infraestrutura gerir a capacidade que oferecem aos operadores soluções para gestão da frota, análise de dados, soluções de DRT (Demand Responsive Transport) e também gestão da informação e bilhética. Todas essas soluções fornecem informações aos passageiros que ajudam a alterar e adequar os hábitos de mobilidade.

As questões da mobilidade estão, cada vez mais, na ordem do dia. Nomeadamente na defesa da já famosa “mobilidade sustentável”. De que forma a sua empresa promove este conceito nos serviços por si disponibilizada?

A Siemens Mobility crê que a satisfação das necessidades de mobilidade e o cumprimento dos objetivos climáticos só será possível com um forte investimento na ferrovia – o modo de transporte de passageiros e de mercadoria mais amigo do ambiente – associado a uma maior digitalização com soluções inovadoras. A nossa perspetiva é que a implementação de novas tecnologias pode levar a um aumento de 30% de capacidade e melhoria de pontualidade de 15% no sector.

O nosso portfólio de mobilidade é a resposta para alcançar as metas de sustentabilidade. Desde logo porque os comboios permitem uma elevada capacidade e o menor espaço utilizado por pessoa transportada, pelo que podem dar, dentro do setor dos transportes, um contributo fundamental para alcançar os objetivos de União Europeia para a redução de emissões de CO₂.

Recentemente, a Siemens Mobility alcançou a classificação mais elevada na Classificação de Sustentabilidade EcoVadis 23. Qual a importância deste reconhecimento e que medidas permitiram alcançar esta distinção?

Esta distinção é muito importante para nós e reflete o resultado do trabalho que temos vindo desenvolver na área da sustentabilidade, com a Siemens Mobility a alcançar o top das empresas avaliadas e liderando a classificação do setor ferroviário a nível mundial.

De acordo com os resultados apurados, fizemos progressos em todas as ca-tegorias estratégicas de sustentabilidade avaliadas: meio ambiente, trabalho e direitos humanos, ética e cadeias de valor sustentáveis. O nosso objetivo é chegar a 2030 com neutralidade carbónica, tendo já reduzido em 50% as emissões de carbono face a 2014.

Através de soluções inovadoras, os nossos clientes estão a progredir com sucesso na transição climática e de mobilidade, continuando a gerar crescimento. A Siemens Mobility recorre a sistemas de tração de última geração equipados com tecnologias de bateria e hidrogénio – com exemplos já em funcionamento na Alemanha.

Qual a sua visão para o futuro da Siemens Mobility Portugal?

A minha visão divide-se em três pilares fundamentais: aumentar as competências de engenharia nacionais, realizar um trabalho de excelência junto dos nossos clientes e promover a inovação desenvolvida em Portugal, sempre respeitando e promovendo critérios de integridade.Investir no talento e nas capacidades dos engenheiros portugueses é a base para o sucesso de qualquer empresa de cariz tecnológico. Isso implica a criação de programas de formação, parcerias com instituições de ensino e apoio ao desenvolvimento profissional contínuo.Em segundo lugar, a excelência é um valor inegociável para a empresa, o que nos diferencia e nos coloca em destaque no mercado. Isso implica oferecer soluções de alta qualidade, cumprir prazos e superar as expectativas dos nossos clientes. Adotamos uma abordagem rigorosa em todos os projetos, desde o planeamento até à sua implementação, garantindo a máxima eficiência e eficácia em todas as etapas da sua concretização.A inovação é o motor que nos impulsiona. É um fator essencial para a competitividade e a sustentabilidade a longo prazo. Valorizamos a criatividade e a capacidade de pensar fora da caixa, e incentivamos o desenvolvimento de soluções inovadoras que atendam às necessidades dos nossos clientes. A colaboração com clientes, parceiros ou fornecedores poderá estimular o ecossistema de inovação em Portugal, podendo a Siemens Mobility ser um parceiro importante para a visibilidade externa dessa inovação.Através desses princípios, procuramos contribuir para o avanço tecnológico do país, fornecendo soluções de ponta que impulsionem o crescimento e a competitividade das empresas portuguesas.