: Mais Magazine:: Comentários: 0

A ENERCON é uma empresa pioneira no sector das energias renováveis que desde sempre estabeleceu padrões de referência no sector da energia eólica onshore (terrestre) e desempenhou um papel crucial na definição da transição energética ao longo de décadas. Com uma gama de produtos variada, os aerogeradores da ENERCON com uma potência nominal entre os 2MW e os 6MW, são conhecidos pela sua inovadora tecnologia de “direct-drive” e um desenvolvimento contínuo para oferecer soluções eficientes em resposta ao mercado.

Fundada em 1984 por Dr. Aloys Wobben – a quem foi atribuído o título de Cidadão de Honra de Viana do Castelo – a ENERCON instala a sua Sucursal em Portugal, no concelho de Viana do Castelo no ano 2007, com a abertura da Fábrica de Pás de rotor e em 2008 a Fábrica de Torres de betão, ambas no Pq. Empresarial da Praia Norte. No final de 2008, entra em operação a Fábrica de Geradores e Mecatrónica no Pq. Empresarial de Lanheses. Desde então, tem desenvolvido os seus projetos acompanhando a evolução tecnológica do mercado de Energia Eólica nacional e internacional, enviando os componentes produzidos para todo o Mundo e tornando as fábricas em Viana do Castelo num dos principais produtores nesta área. Em 1998 tinha já sido criada, em Amarante, a empresa para assistência técnica ao primeiro Parque Eólico instalado pela ENERCON em Portugal.

Além da produção industrial, a ENER-CON tem um leque de Equipas para desenvolver a sua atividade de produção, comercialização, instalação e assistência técnica, como o Sales Dept., Project Management, Engineering, Financing, Service (assistência técnica), entre outras, num total de cerca de 1400 colaboradores em Portugal.

ENERCON é líder de mercado de fabricantes, com 50,5% de quota, o que equivale a uma potência eólica instalada de 2,88GW, distribuída ao longo do território nacional, com a garantia de manutenção por equipas especializadas e 13 armazéns (Service Station) para uma rápida intervenção.

Desde a sua implementação, a ENER-CON tem vindo a investir em Viana do Castelo, apoiando o desenvolvimento estrutural da região e estabelecendo uma relação de confiança e produtividade. Exemplo disso é a reconversão da fábrica de torres numa nova unidade industrial de produção de pás, o que permitiu preservar as instalações e os postos de trabalho aí existentes. A relação de confiança mútua entre a ENERCON, a região e os habitantes locais refletem-se também na fidelidade de longa data dos colaboradores, muitos dos quais trabalham na empresa desde a sua fundação, há 15 anos.

No âmbito da reestruturação da empresa, e tendo em conta as excelentes características da estrutura portuguesa, a ENERCON localizou o seu Centro de Competência de Pás de Rotor em Portugal, escolhendo assim as suas instalações em Viana do Castelo como centro europeu de produção das pás do modelo E-175 EP5, o mais recente aerogerador da gama de produtos. Esta decisão conduz à continuidade do investimento em Portugal, estando prevista a criação de novos postos de trabalho no concelho.

Considerando o sucesso dos desenvolvimentos nos últimos 15 anos e as ações promissoras atuais, a ENERCON continuará a fazer da sua presença em Portugal uma história de sucesso e a honrar o lema do seu fundador: “Energy for the World”.