Estivemos à conversa com Simão Gomes, presidente do Conselho de Administração da Sampedro, que nos explicou que esta empresa centenária, que conta com cerca de 170 colaboradores, é uma referência no mercado nacional e internacional devido ao design e à qualidade superior dos seus produtos.
Para contarmos a história da Sampedro precisamos de recuar a 1921, ano da sua fundação pelas mãos dos irmãos Álvaro e Eduardo Machado que, juntos, decidiram unir forças e dedicar-se à indústria têxtil. É neste contexto que surge a Sampedro, situada em Guimarães, e que se distingue por, entre muitas outras razões, ser uma marca 100% portuguesa. Trata-se de uma empresa familiar que vai já na sua quarta geração, sendo que, atualmente, é representada por Simão Gomes, presidente do Conselho de Administração. No que a Portugal diz respeito, ao longo dos anos, fomos assistindo ao surgimento de inúmeras empresas deste setor e, infelizmente, ao desaparecimento de outras. Falamos de uma indústria extremamente exigente, onde a concorrência é feroz e, por isso, qualquer passo mal dado pode ser fatal e destruir o trabalho árduo que fora desempenhado durante décadas. Assim, a Sampedro destaca-se também pela sua longevidade, tendo em conta que se trata de uma empresa com mais de um século de existência. “Sinto um orgulho desmedido pelo que construímos. São 100 anos de histórias e de estórias de muitas gentes, marcados por obstáculos e desafios que nos prepararam para o que somos hoje”, salienta Simão Gomes. Apesar desta empresa, inevitavelmente, ter sido gerida por pessoas distintas ao longo dos anos, os valores através dos quais foi fundada mantêm-se inalterados até aos dias de hoje: inovação, solidez e integridade e sustentabilidade.
A vasta gama de produtos e a estratégia de internacionalização
A Sampedro iniciou a sua atividade enquanto fabricante de tecidos de linho que se destinavam à confeção de lençóis e atoalhados. Posteriormente, começou a alargar a sua oferta a produtos de algodão, poliéster/algodão e felpos. Aliás, falamos de uma empresa que foi pioneira em Portugal a produzir pano de lençol em xadrez, riscas e estampado, produto que viria a ser um enorme sucesso em termos de vendas. Contudo, a roupa de cama da Sampedro continua a ser a sua imagem de marca.Hoje, reconhecida a nível nacional e internacional pela qualidade dos produtos fabricados e pela relação de confiança que estabelece com os seus clientes, a Sampedro tem uma presença muito forte no mercado externo. Neste momento a empresa exporta 93% da sua produção, sendo os seus principais mercados o Reino Unido, EUA, Suíça, Espanha, Itália, Suécia e Holanda. Simão Gomes acrescenta ainda que são “uma empresa que gera negócio e riqueza para o país, que privilegia o pequeno cliente e a venda personalizada em detrimento da venda em massa”.Prova do excelente trabalho que tem sido desenvolvido ao longo dos anos, são os vários títulos que a empresa tem recebido, entre eles, o estatuto de PME Líder (desde 2008), a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade segundo as normas ISO 9001:2015, a certificação GOTS (Global Organic Textile). Concomitantemente, a Sampedro é membro de organizações internacionais de responsabilidade ambiental como a SMETA (Sedex Members Ethical Trade) e a BCI (Better Cotton Initiative).
Foco nas pessoas e no meio ambiente
Nos últimos anos, a Sampedro procurou melhorar as condições de trabalho dos seus colaboradores e investiu cerca de 15 milhões de euros na renovação total das áreas de produção, desde a preparação aos acabamentos, passando, igualmente, pela tecelagem, a tinturaria e a estamparia. Para além disso, aumentou as suas instalações, bem como a capacidade produtiva e a eficiência energética. Mais recentemente, a empresa fez um novo investimento, desta vez de mais de dois milhões de euros, na criação de uma central de biomassa que visa a redução da pegada carbónica da empresa em 65%. Esta adaptação não será apenas marcada pela instalação de uma central de biomassa, mas também “pela implementação de um sistema de permuta de calor, que substitui a queima direta de gás por vapor de água, em todas as máquinas em que isso seja possível”, clarifica Simão Gomes.
O futuro constrói-se hoje
Para Simão Gomes, 2020 foi o verdadeiro ponto de viragem para a Sampedro, tendo conseguido superar todos os desafios que lhe foram colocados devido ao esforço, à dedicação e ao amor de todos os colaboradores pela empresa, o que se traduziu nos excelentes resultados obtidos. O CEO confessa mesmo que foi após esse período difícil que decidiram que os projetos que tinham em mente para o futuro não podiam mais ser adiados. Desde esse momento que os objetivos são claros: reforçar a aposta no cliente e em novas estratégias no mercado nacional, com destaque para os mercados internacionais, implementando novas metodologias de organização interna que potenciem abordagens e ações comerciais inovadoras, quer nos mercados em que a empresa tem a sua presença solidificada, quer nos mercados que apresentam um potencial de crescimento. A título de exemplo, a Sampedro pretende ainda dar continuidade ao projeto de modernização do seu parque tecnológico industrial, à melhoria das condições de trabalho dos seus colaboradores e ao investimento em novas unidades produtivas e em modelos globais de recuperação e racionalização energéticas. “Somos uma grande família a trabalhar arduamente para mais 100 anos de sucesso!”, conclui o CEO.
FROM THE “CRADLE CITY” TO THE WORLD
We spoke to Simão Gomes, chairman of Sampedro’s Board of Directors, who explained that this century-old company, which has around 170 employees, is a benchmark in the national and international market due to the design and superior quality of its products.
To tell the story of Sampedro, we need to go back to 1921, when it was founded by brothers Álvaro and Eduardo Machado, who together decided to join forces and dedicate themselves to the textile industry. It was in this context that Sampedro was born, located in Guimarães, and which stands out for, among many other reasons, being a 100% Portuguese brand. It is a family business that is now in its fourth generation, and is currently represented by Simão Gomes, chairman of the Board of Directors. As far as Portugal is concerned, over the years we have seen the emergence of numerous companies in this sector and, unfortunately, the disappearance of others. We’re talking about an extremely demanding industry, where competition is fierce and so any misstep can be fatal and destroy the hard work that has been done for decades. Thus, Sampedro also stands out for its longevity, given that it is a company that has been in existence for more than a century. “I’m incredibly proud of what we’ve built. It’s been 100 years of stories and the stories of many people, marked by obstacles and challenges that have prepared us for what we are today,” says Simão Gomes. Although this company has inevitably been managed by different people over the years, the values through which it was founded remain unchanged to this day: innovation, solidity and integrity, and sustainability.
A wide range of products and an internationalization strategy
Sampedro began its activity as a manufacturer of linen fabrics for making sheets and towels. Later, it began to expand its range to include cotton, polyester/cotton and terry products. In fact, we’re talking about a company that was a pioneer in Portugal when it came to producing plaid, striped and printed sheeting, a product that became a huge success in terms of sales. Today, recognized both nationally and internationally for the quality of its products and the trust it establishes with its customers, Sampedro has a very strong presence on the foreign market. The company currently exports 93% of its production and its main markets are the UK, USA, Switzerland, Spain, Italy, Sweden and Holland. Simão Gomes also adds that they are “a company that generates business and wealth for the country, which favors the small customer and personalized sales over mass sales.” Proof of the excellent work that has been carried out over the years are the various titles that the company has received, including the status of SME Leader (since 2008), the certification of the Quality Management System according to ISO 9001:2015 standards, the GOTS (Global Organic Textile) certification. At the same time, Sampedro is a member of international environmental responsibility organizations such as SMETA (Sedex Members Ethical Trade) and BCI (Better Cotton Initiative).
Focus on people and the environment
In recent years, Sampedro has sought to improve the working conditions of its employees and has invested around 15 million euros in the total renovation of production areas, from preparation to finishing, including weaving, dyeing and printing. It has also increased its facilities, production capacity and energy efficiency. More recently, the company has made a new investment, this time of more than two million euros, in the creation of a biomass plant which aims to reduce the company’s carbon footprint by 65%. This adaptation will not only be marked by the installation of a biomass plant, but also “by the implementation of a heat exchange system, which replaces the direct burning of gas with water vapor, in all the machines where this is possible,” explains Simão Gomes.
he future is built today
For Simão Gomes, 2020 was a real turning point for Sampedro, having managed to overcome all the challenges it faced due to the effort, dedication and love of all the employees for the company, which translated into the excellent results obtained. The CEO even confesses that it was after this difficult period that they decided that the projects they had in mind for the future could no longer be postponed. Since then, the objectives have been clear: to reinforce the focus on the customer and on new strategies in the domestic market, with an emphasis on international markets, implementing new internal organization methodologies that boost innovative commercial approaches and actions, both in markets where the company has a solid presence and in markets that have growth potential. By way of example, Sampedro also intends to continue with the project to modernize its industrial technology park, improve the working conditions of its employees and invest in new production units and global energy recovery and rationalization models. “We are one big family working hard for another 100 years of success!” concludes the CEO.