: Mais Magazine:: Comentários: 0

Conhecida como a capital mundial da cortiça, Coruche é uma terra que tem muito mais para oferecer e descobrir. Susana Cruz, Vereadora da Câmara Municipal de Coruche, fala-nos de um dos cartões de visita do concelho: a Praia Fluvial do Sorraia.

Para aqueles que estiverem a pensar fazer uma viagem pela região do Ribatejo, Coruche é um destino obrigatório. Trata–se de uma vila portuguesa do distrito de Santarém que também é conhecida por ser a “Capital Mundial da Cortiça”. Coruche é o município com maior área de montado de sobro do país, sendo este o “elemento que mais predomina na nossa paisagem”, refere Susana Cruz. Entretanto, a tiragem da cortiça, para além de ser uma das atividades agrícolas mais bem pagas, foi reconhecida enquanto Património Cultural Imaterial de Portugal. Falamos de uma atividade que “requer bastante cuidado e exige um saber único” e, por isso, a falta de mão de obra tem sido um dos maiores desafios enfrentados pelo setor florestal e pela indústria corticeira. Ainda assim, a vereadora reconhece que este é um problema “transversal a praticamente todas as áreas de atividade económica.

Tesouros escondidos

No que concerne aos pontos de maior interesse turístico, a Praia Fluvial do Sorraia é a cabeça de cartaz do concelho. Esta foi inaugurada a 9 de julho de 2021 e, desde então, tem sido um verdadeiro sucesso, quer ao nível do número de visitantes quer no que concerne aos vários prémios já conquistados, entre eles, o de Green Cities Europe Award 2022, o título de Bandeira Azul e, mais recentemente, a eleição enquanto Praia Revelação do Ano, pelo Guia das Praias Fluviais. Segundo a vereadora, trata-se de um local que “se encontra junto à vila e que possui um conjunto de equipamentos que o tornam único”. Além disso, a praia “veio valorizar o rio Sorraia, onde se desenvolvem inúmeras atividades, nomeadamente a pesca desportiva, a canoagem, o paddle”, entre outros. Susana Cruz aconselha ainda os turistas a fazerem um passeio de balão, a conhecerem locais como o Observatório do Sobreiro e da Cortiça e a Igreja da Misericórdia e a apreciarem os murais de arte urbana que estão patentes na região.

As iguarias da região

Em termos gastronómicos, Coruche apresenta uma enorme variedade de pratos tradicionais “muito ricos” e “assentes no que a terra nos dá”, salienta a vereadora. Nesse sentido, Susana Cruz recomenda aos visitantes do concelho a degustação de algumas iguarias, tais como, os Sabores do Touro Bravo, “uma carne saborosa e única”, e da Sopa de Carne, “feita na panela de barro e lume de chão, confecionada pelas pessoas que trabalhavam no campo”, explica. A entrevistada aproveita ainda para revelar que, para além das jornadas de gastronomia, este ano, será realizado um evento onde as pessoas terão a oportunidade de provar o tradicional “Comer de Carne”.

Perspetivas para o futuro

Quanto ao trabalho desenvolvido por este executivo, a vereadora salienta que têm feito “uma gestão rigorosa dos dinheiros públicos afetos à câmara municipal” e o facto de Coruche ter sido, recentemente, considerado o concelho com melhor eficiência económica do distrito de Santarém reflete isso mesmo. Susana Cruz revela ainda que continuarão a ser realizados investimentos como, por exemplo, na requalificação dos espaços escolares e no apoio à aquisição/arrendamento de habitação. Em suma, o objetivo primordial para o futuro deste concelho passa por “melhorar a qualidade de vida da nossa população”, remata.