: Mais Magazine:: Comentários: 0

Os 30 anos de história da Arval no mercado nacional têm como base para o sucesso a forma profissional e consistente com que a marca trata cada um dos seus clientes. Paralelamente, a visão apontada aos novos desafios que envolvem a mobilidade, são também um fator-chave para que a Arval continue a ser uma marca de referência no setor em Portugal, tal como conta à Mais Magazine, João Soromenho, Diretor Comercial da Arval Portugal.

A  Arval  é  uma  empresa  especializada em aluguer operacional de veículos e em novas soluções de mobilidade sustentável que já conta com mais  de  30  anos  de  história.  Nesse  sentido,  qual  o  balanço  que  faz  do  caminho   percorrido   pela   empresa   até então?

São  30  anos  de  uma  empresa  sólida,  consistente,  com  visão  de  futuro  e  sempre  muito  próxima  dos  nossos  clientes e parceiros. Desde o primeiro dia que trabalhamos para oferecer soluções flexíveis e sustentáveis que têm vindo a acompanhar a evolução das necessidades dos nossos clientes. As pessoas hoje procuram uma gama mais  ampla  de  opções  de  mobilidade.  Querem  poder  escolher  como  passar  de A para B, para combinar tecnologia com sustentabilidade. E esperam mais flexibilidade e menos restrições. Temos ultrapassado os muitos desafios deste setor e temos vindo a acompanhar e, muitas vezes, a antecipar, as novas  exigências  das  empresas  e  da  sociedade, nomeadamente no que toca à  sustentabilidade  ou  à  inovação  tecnológica. O setor continua dinâmico e as perspetivas  para  a  Arval  são  muito  positivas.   Esperamos   que   isso   continue a   impulsionar   o   nosso   crescimento   e   rentabilidade   nos   próximos   anos,   sendo  que  temos  objetivos  a  nível  de  grupo  bastante  ambiciosos,  nomeadamente  a  eletrificação  de  cerca  de  35%  da frota gerida e a redução em cerca de 35% das emissões de CO2.

Em termos de produtos e serviços, o que disponibilizam ao cliente?

O  aconselhamento  especializado,  o  serviço  de  qualidade  e  o  desenvolvimento  de  soluções  integradas  e  sustentáveis são os pilares do compromisso da Arval com os seus clientes. A  Arval  tem  incluída  na  sua  oferta  um serviço de consultoria especializada,  com  uma  abordagem  consultiva  –  SMaRT (Sustainable Mobility and Res-ponsible Targets), que foi desenvolvida para  dar  resposta  às  solicitações  das  empresas de forma a atingirem os seus objetivos   de   sustentabilidade.   Com   esta   abordagem,  fazemos   um   diagnóstico à situação atual das frotas dos nossos  clientes,  clarificamos  as  suas  metas em termos de sustentabilidade, avaliamos   cenários   alternativos   em   função das necessidades da empresa e do perfil de cada condutor e construí-mos um plano de ação ajustado a cada empresa.

Do  seu  ponto  de  vista,  os  portugueses e as empresas estão cada vez mais recetivos à utilização de carros elétricos ou híbridos?

Estamos a passar por uma mudança de  paradigma,  não  só  ao  nível  da  sustentabilidade,  com  uma  maior  consciencialização ambiental na sociedade, o  que  contribui  para  um  crescimento  na  aposta  de  veículos  elétricos  ou  híbridos, mas também ao nível de transformações sociais, como a prevalência de uma economia de partilha ou de novas  formas  de  trabalhar,  que  influenciam  o  nosso  negócio.  Vemos  uma  indústria que está em alta velocidade em termos de oferta de viaturas elétricas, com  mais  marcas  a  disponibilizarem  mais  opções  em  quase  todos  os  segmentos. Esta  maior  oferta  vem  ao  encontro  dos  objetivos  de  sustentabilidade  das  empresas,  pois  existe  cada  vez  mais  empresas com metas e datas definidas para  a  redução  das  emissões  de  CO2  das suas frotas. Em 2021, o número de vendas  de  veículos  elétricos  na  Arval  em  Portugal  ultrapassou  o  de  carros  a  diesel  pela  primeira  vez  e  este  é  um  caminho que temos de seguir em conjunto. Estamos   profundamente   comprometidos  em  contribuir  para  uma  mobilidade  mais  sustentável  e,  para  conseguirmos  apoiar  os  clientes  na  sua  transição  energética,  oferecemos  um  serviço   de   consultoria   especializada   em  que  avalia  se  os  veículos  elétricos  são  uma  boa  opção   para  cada  tipo  de  negócio, percurso e função. Apesar de haver  ainda  um  longo  caminho  a  percorrer,  a  indústria  promove  cada  vez  mais a oferta de veículos elétricos.   Tal   como   temos   feito   até   então,   continuaremos  a  acompanhar  os  nossos clientes para uma gestão de frotas mais  sustentável,  eficiente,  que  vá  ao  encontro das novas tendências, oferecendo  soluções  integradas  de  aluguer  de  viaturas  eletrificadas  com  opções de  carregamento  para  casa  dos  colaboradores,  para  o  escritório  e  para  a  estrada.

Este ano lançaram para o mercado uma novidade: o renting de e-bikes. Explique em que consiste esta solução  e  enumere  as  principais  vantagens da sua utilização.

Lançámos  este  projeto  pioneiro  no  mercado e tem sido extremamente positivo.  Com  esta  solução,  as  empresas  podem oferecer aos seus colaboradores uma opção suplementar de mobilidade sustentável, com benefícios, quer para as empresas, quer para os seus colaboradores.  Os  colaboradores,  para  além  de  beneficiarem  de  uma  opção  mais  saudável  de  mobilidade,  podem  evitar  o stress do trânsito, bem como as muitas  preocupações  e  custos  acrescidos  de parqueamento nas cidades.  Por seu lado, a empresa posiciona-se como socialmente responsável, oferecendo aos seus colaboradores outras alternativas de mobilidade sustentável. O renting, hoje, não se pode limitar unicamente  a  viaturas.  Temos  de  inovar,  olhar  à  nossa  volta  e  ver  que  tipo  de  soluções  mais  sustentáveis  e  ágeis  podemos criar para os nossos clientes.

Em 2022, a Arval registou 1.592.024 veículos   alugados,   +5.5%   de   crescimento  orgânico  e  +8.3%  de  crescimento,   incluindo   aquisições.   A   expectativa  é  de  que  estes  números  continuem a aumentar?

Sem  dúvida.  Até  ao  fim  de  2025  temos  o  nosso  plano  estratégico  chamado  Arval  Beyond,  com  objetivos  muito  concretos  em  termos  de  crescimento  da frota e de inovação na oferta de soluções de mobilidade global e sustentável.  Para  2024  temos  uma  ambição  de  crescimento  em  Portugal  ainda  maior  do que a que estamos a assistir este ano.

O  futuro  da  Arval  passa  por  continuar   a   inovar,   disponibilizando soluções  de  mobilidade  completas  e  duradouras,  contribuindo,  em  simultâneo,   para   a   preservação   do   meio ambiente?

Sim,   o   mundo   está   a   mudar   e   a   gestão  de  frotas  está  cada  vez  mais  tecnológica.  Assiste-se  a  um  grande  número  de  desenvolvimentos  a  nível  digital que permitem, não só, acelerar a  transição  energética,  mas  também  a  mitigar  os  custos  na  gestão  de  frotas.  A  Arval  utiliza,  por  exemplo,  uma  aplicação telemática, o Arval Connect, desenvolvida  pela  própria  Arval  com  base  na  experiência  recolhida  junto  dos seus clientes a nível internacional, que  permite  através  da  tecnologia  de  conectividade,  ajudar  as  empresas  a  identificar  custos  que  de  outra  forma  não seria possível. Em  linha  com  estas  tendências,  as  necessidades   dos   nossos   clientes   e   condutores  estão  a  evoluir  e  a  nossa  estratégia  deve  refletir  isso.  É  por  isso  que  estamos  a  ir  além  do  nosso  negócio   tradicional   para   reinventar   o  renting  automóvel  e  lançar  novas  ofertas  de  forma  a  proporcionar  uma  experiência  de  mobilidade  integrada,  fornecer   apoio   durante   a   transição   energética e novos conceitos de mobilidade sustentável através de produtos e serviços conectados e flexíveis.