: Mais Magazine:: Comentários: 0

Ponte de Sor tem contribuído decisivamente para o desenvolvimento do setor aeronáutico e aeroespacial em Portugal, através de uma aposta contínua na promoção de um cluster regional dedicadas a estas áreas, que se definiu como estratégico para a região, quer pela internacionalização das empresas, quer pela presença em eventos do setor a nível mundial. A realização do Portugal Air Summit , o maior evento nacional do setor, contribui para aumentar a visibilidade internacional deste cluster e do concelho de Ponte de Sor.

Ponte de Sor é um território com uma posição relevante do ponto de vista económico pela atividade e emprego gerados nos últimos anos e pela crescente notoriedade que tem alcançado. A aposta no crescimento do Aeródromo Municipal, e de diversas infraestruturas com ele relacionado, criaram as condições logísticas para a atração de investidores e players dos setores da aeronáutica e aeroespacial, contribuindo para continuar a assegurar um ambiente favorável ao desenvolvimento de empresas da Indústria Aeronáutica no concelho e na região.

Aeródromo e Nova torre de Informação

O Aeródromo Municipal de Ponte de Sor é uma infraestrutura de excelência, cujo posicionamento e centralidade territorial, o espaço aéreo livre de obstáculos, a inexistência de restrição à atividade de aeronáutica e as infraestruturas de excelência, constituem vantagens para a realização de voos e tráfego aéreo. Com uma infraestrutura bem equipada, e uma nova torre de informação de voo, constitui um ativo valioso para o território e atração de novos investimentos. Com valores de investimento competitivos e ajustados aos postos de trabalho criados na região, a nova torre de Informação de Voo recentemente inaugurada, inicia um novo capítulo no desenvolvimento do Aeródromo Municipal e da região. Equipada com tecnologia de ponta, a nova estrutura é determinante para assegurar a comunicação e troca de informação entre pilotos e agentes de informação de tráfego. Desta forma, o edifício integra a sala onde está centralizado o serviço de informação de voo – com visibilidade a 360.º, e meios humanos e tecnológicos que exponenciam a capacidade operacional da infraestrutura e aumentam a eficiência da gestão de voos – um hangar de excelência, salas de formação e reuniões, um auditório e os serviços de direção e gestão do Aeródromo Municipal de Ponte de Sor.

A nova torre é também a materialização de uma aposta forte de Ponte de Sor, em sucessivos ciclos de investimento desde os anos 90, com vários executivos camarários que souberam manter um fio condutor comum, com o objetivo de tirar partido da posição privilegiada da localização geográfica do município, bem como do seu terreno pleno, para criar um aeródromo – e, com o tempo, um cluster aeronáutico e um cluster aeroespacial. Apostas que têm oferecido a este município uma competência económica diferenciada, que impacta positivamente tanto a posição geográfica no resto do país e da europa, mas também, e sobretudo, para a população de Ponte de Sor, que tem aqui uma forte fonte de emprego, tanto nos postos de trabalho já existentes, como com o seu potencial criador.

O Aeródromo Municipal de Ponte de Sor conta atualmente com 300 postos de trabalho. Se alargarmos este espectro, e considerarmos não apenas o aeródromo, mas também os seus consórcios, que formam hoje uma das nossas importantes agendas mobilizadoras, então estamos a falar do potencial para criação de 600 postos de trabalho diretos e cerca de 1500 indiretos. “O município de Ponte de Sor tem como missão desenvolver economicamente a região, a criação de infraestruturas, que potenciam os serviços prestados e por isso, impulsionam a atração de investimento no nosso território, demonstram em si, o elevado compromisso do executivo de Ponte de Sor para continuo desenvolvimento do território”, partilha Hugo Hilário, presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor.

Hugo Hilário, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor

Torre de Informação de Voo e as Agendas Mobilizadoras são assim dois exemplos, entre outros, do envolvimento e do esforço depositado na atração de investimento, na geração de postos de trabalho, de fortalecer as infraestruturas locais e melhorar a qualidade de vida da população do Alentejo. Com especial ênfase no Cluster Aeronáutico de Ponte de Sor, para que este continue a afirmar-se, nacional e internacionalmente, enquanto polo de inovação e progresso no setor aeronáutico e aeroespacial. Ainda no âmbito da estratégia do Cluster Aeronáutico de Ponte da Sor, está a importância da promoção e Internacionalização dos Ativos do território, mantendo a intenção de organização bianual pelo Município do evento Portugal Air Summit que, ao longo das suas seis edições, granjeou elevada adesão e prestígio internacional junto dos principais players da aviação (nacional, europeia e mundial). Num espaço de excelência, o evento continuará a promover naturalmente os organismos nacionais e internacionais, públicos e privados, com ligações formais ou influentes nas mais diversas áreas do sector aeronáutico, aeroespacial e defesa, confirmando Ponte de Sor como um player no panorama internacional desta indústria. E fomentará igualmente a divulgação, pelas próprias empresas, nacionais e internacionais, do que de melhor se faz em Portugal e no estrangeiro neste setor.

Agendas mobilizadoras

O Município promove de forma continuada a qualificação do território através de investimentos nas áreas da educação, da cultura, da saúde e das amenidades urbanas e ambientais, contribuindo para projetar também no exterior a imagem de uma Cidade com qualidade de vida que proporciona alternativas de ocupação e um quadro de vida atrativo para os jovens e outros residentes. Fatores importantes tendo em conta as três Agendas Mobilizadoras em curso no concelho de Ponte de Sor, nomeadamente, a AERO.NEXT–EAA, que será responsável por produzir a primeira aeronave portuguesa, a NEURASPACE com um projeto de monitorização do lixo espacial, e o consórcio NEWSPACE, envolvido no desenvolvimento, operação e gestão de construção de satélite. Atentos às necessidades futuras no âmbito das agendas mobilizadores, o Município de Ponte de Sor promove o desenvolvimento de cursos relacionados com os setores aeronáutico e aeroespacial, no âmbito de parcerias entre o Município e instituições de ensino superior com uma visão de futuro no âmbito das necessidades de recursos humanos das agendas mobilizadoras que serão implementadas no concelho de Ponte de Sor. No âmbito da colaboração entre diversas universidades e politécnicos, encontram-se a decorrer formação no aeródromo, o Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) de Produção Aeronáutica (parceria Inst. Politécnico de Setúbal e Inst. Politécnico de Portalegre), ou o CTeSP em Proteção Civil (parceria Inst. Politécnico de Portalegre e o Inst. Politécnico de Castelo Branco).Foi também, recentemente inaugurado, o centro de formação para profissionais da Indústria Aeronáutica em Ponte de Sor. A criação deste espaço de formação é sustentada pelo franco crescimento do setor aeronáutico, no país e especialmente no território de Ponte de Sor, que regista, nos últimos anos, uma crescente procura para a fixação de empresas e grandes projetos e para os quais o Município, em parceria com o IEFP, procura capacitar a população.