: Mais Magazine:: Comentários: 0

A Olivum – Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal está sediada em Beja e acaba de lançar, juntamente com a Universidade de Beja, a segunda fase do programa de Sustentabilidade de Azeite do Alentejo (PSAA).

“A nova etapa é assinalada pelo lançamento de um referencial de sustentabilidade que pretende oferecer diretrizes práticas para a melhoria do desempenho de sustentabilidade dos produtores do Alentejo”, explica a Olivum em comunicado enviado ao “CA”.

Nesse sentido, e para que consigam candidatar-se à certificação PSAA, os olivicultores precisam de “cumprir requisitos que se encontram definidos nos 20 capítulos do programa”.

Segundo Pedro Lopes, o presidente da Olivum, “esta ferramenta pioneira irá capacitar os produtores e fortalecer a posição de Portugal como líder mundial na produção de azeite de qualidade, combinando tradição e inovação”.

Para obterem o certificado, os produtores vão ser ajudados por uma plataforma que lhes irá permitir fazer uma autoavaliação que visa determinar o nível de sustentabilidade em que se encontram. Esta irá incluir diversas áreas de intervenção, tais como, Solos, Água, Doenças e Pragas, Eficiência Energética, Excedentes, Recursos Humanos, Ar, Biodiversidade, Desenvolvimento Regional, Neutralidade Carbónica ou Embalamento.

“Ao avaliar cada produtor, o referencial de sustentabilidade apresenta uma visão holística do desempenho sustentável, com a realização de um Plano de Melhoria Contínua”, conclui a Olivum.