: Mais Magazine:: Comentários: 0

A LEITEK Innovative Solutions é uma empresa sediada em Cascais, no centro de empresas DNA Cascais, e desde 2016 desenvolve a sua atividade na comercialização de produtos, no desenvolvimento, fabricação e fornecimento de soluções chave na mão, complexas e de estado de arte, nas seguintes áreas de negócio:

  • Vídeo Vigilância da Floresta e Deteção Precoce de Incêndios Florestais/Rurais;
  • Aeronaves não tripuladas, Mobilidade Aérea Avançada e Vertiportos;
  • Segurança & Defesa;
  • Serviços de Aeronaves Não Tripuladas (drones), nomeadamente no Levantamento Aéreo e Transporte de Cargas

A qualidade, inovação, desenvolvimento & investigação assumem uma importância estratégica fundamental da empresa, tendo a certificação ISO 9001 e NP4457. Na realidade, mais de 30% do investimento da empresa é realizado em atividades de investigação e desenvolvimento. Uma área do conhecimento transversal a várias áreas de negócio da empresa é o uso extensivo de Inteligência Artificial e Machine Learning, quer nos sistemas que comercializa, quer nos sistemas que são produto de desenvolvimento e fabrico próprio, de que se destacam os sistemas de deteção precoce de incêndios, como o sistema InsightFD3.0 e SafeForest-i®.

Efetivamente, o Sistema de Deteção de Fogos Florestais da Região Autónoma da Madeira (SDIFRAM) implementado pela LEITEK na Região Autónoma da Madeira é um exemplo disso, tendo sido em 2021 pioneiro na utilização de Redes Neuronais Profundas (DNN) na deteção de colunas de fumo. O recente sistema SafeForest®, desenvolvido integralmente em termos de hardware e software pela LEITEK, é um sistema com características inovadoras, nomeadamente ao nível de elevada resolução da imagem e autoaprendizagem automática por inteligência artificial, no mercado de sistemas de deteção precoce de incêndios. Um dos drivers do desenvolvimento do SafeForest foi o preço acessível para equipamentos do seu nível de desempenho, até agora somente acessível para orçamentos comportáveis por Comunidades Intermunicipais, por exemplo, de forma a ser atrativo também para o mercado privado, incluido residencial e empresarial. O sistema teve o lançamento mundial durante o Natural Disasters Expo que decorreu no South Beach Miami Conference Centre em Março de 2023. O sistema está a ter uma grande adesão tendo sido recentemente escolhido pela cadeia de hotéis CIVITEL na Grécia para proteção das suas unidades hoteleiras, nomeadamente em Creta.

A empresa desenvolveu e comercializou o primeiro sistema de Drone salvamento marítimo e de apoio às praias, Dronesavior® em Portugal. Atualmente, está em desenvolvimento a versão MKIII para ser lançada em 2024 com elevados níveis de automação e conformidade com os requisitos mais exigentes introduzidos pela regulamentação recente da EASA. no sentido de poder obter autorização operacional pela ANAC para poder operar. Ainda na área das aeronaves não tripuladas, a atual plataforma eletrónica “on-line” rp.anac.pt disponibilizada pela Autoridade Nacional da Aviação Civil para cursos de formação e emissão de certificados de pilotos remotos foi desenhada e implementada pela LEITEK. Outro projeto em curso com instituições académicas é o do handover de um drone multirotor de transporte de cargas pesadas a grandes distâncias. Em 2022 a LEITEK completou um estudo de viabilidade técnico-económico para uma transportadora aérea no sentido de introduzir uma rede de Mobilidade Aérea Avançada para o transporte de pessoas por eVTOL, nomeadamente do VX-4 da Vertical Aerospace, que quando em operação constituíram uma revolução da mobilidade nas zonas metropolitanas e envolventes a estas das cidades.

Como Operador de Sistemas de Veículos Aéreos Não Tripulados (UAS), outra área de elevada relevância na atividade da LEITEK é na prestação de serviços de levantamento aéreo por drone com enfoque no mapeamento e pós processamento de dados captados com analítica avançada. A LEITEK desenvolveu um work-flow e protocolos muito rigorosos para levantamento aéreo dedicado à agricultura de precisão (vinha, florestas, etc), indústrias extrativas (pedreiras), floresta e topografia. Para cobrir todas as exigências dos diversos tipos de levantamento aéreo a LEITEK dispõe de drones multi-rotor e VTOL e um a panóplia de sensores avançados de desde câmaras RGB “full-frame”, sensores multiespectrais a sensores LIDAR para mapeamento 3D de elevada precisão. A LEITEK dispõe de software avançado para efetuar por drone o inventário florestal e de soluções de software de última geração para monitorização e gestão das pedreiras e de indústria de papel através dos dados captados pelos drone. A LEITEK tem grandes parcerias internacionais, de que se destaca a com o grupo canadiano VOLATUS AEROSPA-CE, de distribuição de sistemas de aeronaves não tripuladas civis e militares. Atualmente, a LEITEK preside à Associação Portuguesa de Aeronaves Não Tripuladas.O CEO e LEITEK Clélio Ferreira Leite é também o Presidente da World Unmanned Aircraft Systems Federation (Portugal chapter).