: Mais Magazine:: Comentários: 0

Um projeto educativo que alia a tradição e a inovação; as pessoas a ocuparem o centro e o cerne da pedagogia; a formação permanente, a autonomia e o reconhecimento dos professores; uma avaliação ao serviço das aprendizagens e do desenvolvimento máximo dos alunos; uma prática sistemática e deliberada de inovação: eis os cinco pilares que fazem do grupo Ribadouro uma instituição educativa valorizada e reconhecida por um crescente número de famílias de um território que abrange a área metropolitana do Porto.

Um projeto educativo que alia a tradição e a inovação; as pessoas a ocuparem o centro e o cerne da pedagogia; a formação permanente, a autonomia e o reconhecimento dos professores; uma avaliação ao serviço das aprendizagens e do desenvolvimento máximo dos alunos; uma prática sistemática e deliberada de inovação: eis os cinco pilares que fazem do grupo Ribadouro uma instituição educativa valorizada e reconhecida por um crescente número de famílias de um território que abrange a área metropolitana do Porto. E quem o afirma são as pessoas que o conhecem e reconhecem por dentro: os alunos e os alumni, os pais e encarregados de educação, os professores, os funcionários e especialistas que acompanham, avaliam e inspiram a continuada procura das melhores respostas aos desafios emergentes. Através de uma prática sistemática de escuta e de auscultação das pessoas que são o Ribadouro, nós sabemos que um projeto educativo que faz das pessoas e das aprendizagens o centro da sua ação e atenção só pode merecer aplauso e reconhecimento; um projeto em ação que observa, orienta, acompanha e responde de modo personalizado às dúvidas e inquietações. Que cuida, securiza e protege. Que incentiva e exige para que os seus alunos possam voar longe. E uma das provas está nas narrativas dos nos-sos alumni, um repositório único e ma-ravilhoso de argumentos que nos faz ver as marcas distintivas de uma instituição singular.

Sabemos que todos os nossos alunos são diferentes. E por isso, sabemos que não é possível “ensinar a todos como se todos fossem um só”. E é esta atenção à diversidade, é esta prática de uma pedagogia ativa e diferenciada, é a mobilização de um vasto conjunto de tecnologias que fazem com que os nossos alunos aprendam mais e sejam distinguidos pelos seus projetos de inovação e intervenção. Como referiu o Ministro da Educação na cerimónia de entrega de prémios do Ciência Viva, em julho de 23, e onde o Ribadouro foi distinguido, “é muito bonito ver que chegam a esta fase final um retrato de todo o nosso sistema educativo – uma escola profissional, uma escola pública, uma escola privada… (…) E isto mostra que nós precisamos todos para avançarmos nestas dinâmicas de colaboração”. Conhecemos a dedicação dos nossos professores e a importância das lideranças que empoderam e libertam. Por isso, apostamos numa formação contínua de qualidade que eleva o poder transformador da educação, que ativa a curiosidade e a criatividade, ingredientes fundamentais de uma educação com futuro. E este horizonte desenvolvimento que nos fez apostar num expressivo alargamento de espaços que liga a rua de Santa Catarina à rua das Doze Casas, criando ambientes de aprendizagem ainda mais estimulantes. Praticamos, desde a educação pré-escolar, passando pelos demais ciclos, esta atenção aos valores, às atitudes, às capacidades e aos conhecimentos que fazem dos nossos alunos seres humanos de excelência: competentes, conscientes, compassivos, criativos, colaborativos. Por isso, seguimos à risca o quadro de referência maior do sistema educativo português – o perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e que a todos obriga e vincula. E as práticas de avaliação que desenvolvemos não podem ignorar este referencial maior, sob pena de atraiçoarmos as finalidades do sistema educativo. Uma última palavra para sublinhar uma opção organizacional relativamente inédita: a criação de um Departamento de Inovação Pedagógica. Estamos na vanguarda da metamorfose e da inovação. E são todos estes pilares que explicam a excelência dos processos e dos resultados educativos, seja nos exames, seja na avaliação interna. Por isso, confiam em nós. Por isso, trabalhamos projetos consistentes e coerentes. E os resultados que alcançamos, nos mais diferentes patamares e circunstâncias, são a prova de uma dedicação, de um compromisso, de um trabalho que só pode ser motivo de reconhecimento e orgulho.