: Mais Magazine:: Comentários: 0

O enoturismo está a ganhar cada vez mais força no mundo, em termos turísticos e económicos, sobretudo porque é um segmento que tem a particularidade de proporcionar experiências diferentes e diferenciadoras, de aproximar as pessoas e de lhes mostrar o que de mais genuíno têm os territórios. Quando em 2014 pensámos numa associação de âmbito internacional que trabalhasse esta temática do enoturismo, já tínhamos esta noção muito clara da força que o enoturismo poderia ter para valorizar e potenciar os territórios e de como esta área poderia ser economicamente muito estratégica para o turismo dos países com tradição vitivinícola. Na altura, em 2014, esta associação foi criada com a designação de AENOTUR – Associação Internacional de Enoturismo, uma entidade sem fins lucrativos que nasceu no município espanhol de Cambados, com o objetivo de juntar esforços na divulgação, desenvolvimento e inovação do mundo do turismo associado ao setor do vinho. A AMETUR – Associação Mundial de Enoturismo foi oficialmente constituída no dia 20 de novembro de 2020, em Torres Vedras, e veio substituir a AENOTUR.

É também em Torres Vedras, no Mercado Municipal, que está situada a sede desta associação mundial, e que foi inaugurada no dia 11 de novembro de 2022 pelo Sr. Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que demonstrou o seu apoio e confiança na associação e reconheceu a importância dela para fomentar os territórios vitivinícolas, impulsionar o desenvolvimento sustentável, proteger e divulgar o património e a cultura do vinho de cada região e de cada país. A AMETUR inicia o seu caminho com mais de 60 sócios fundadores, entre entidades e individualidades, e está representada em países da América do Sul e Europa. A Iter Vitis Europa é uma das entidades parceiras da AMETUR, tendo esta representantes de 21 países. São também parceiras da AMETUR a Recevin – Rede Europeia de Cidades do Vinho, a Acevin – associação espanhola de cidades do vinho, a associação italiana Città del Vino, a In Rural Europe, a ARVP – Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal e a AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho. Esta associação mundial pretende criar uma rede de trabalho alargada aos diferentes continentes, que reúna especialistas de enoturismo e entidades que trabalhem esta área, e juntos possam discutir este importante segmento de mercado, trocar experiências, dar a conhecer casos de sucesso e divulgar e reproduzir o que de melhor se faz nesta área.

parceiros da iniciativa Dia Mundial do Enoturismo, que se celebra todos os anos no 2º domingo de novembro, e do Dia Mundial do Consumo Moderado de Vinho, que se assinala a 11 de novembro. Promovemos anualmente congressos Ibero-Americanos e Europeus, que se traduzem em grandes encontros de especialistas do enoturismo mundial, onde, além do debate e intercâmbio de conhecimentos, há também lugar para conferências abertas, reuniões técnicas e visitas experimentais a adegas, espaços de enoturismo e vinhas da região que acolhe o evento.

José Arruda,

Presidente da AMETUR – Associação Mundial de Enoturismo