: Mais Magazine:: Comentários: 0

A Ilha da Madeira é um autêntico jardim em flor a céu aberto, com paisagens ímpares repletas de cor e vivacidade. Um dos locais madeirenses onde a ação humana se faz sentir em perfeita harmonia pela extensa e rica flora, é o Monte Palace Madeira – Tropical Garden. No alto do Monte da cidade do Funchal, com vista privilegiada sobre a baía da cidade, emerge este espaço floral, um paraíso de portas abertas. A conjugação de espécies endémicas e internacionais, bem como a arquitetura romântica do século XIX criam um panorama diferenciado e ideal para que passe um dia em total harmonia com a envolvente paisagística.

Caminhar ao longo dos 70.000 m2 que constituem o jardim tropical Monte Palace Madeira significa emergir numa aventura onde somos completamente rodeados por natureza e surpreendidos pela bela flora que dá cor e vida a este espaço. A sua localização é uma das suas marcas identitárias, emergindo no cimo do Monte e tendo uma vista privilegiada sobre a cidade do Funchal. O Monte Palace Madeira – Tropical Garden, deve a sua beleza ímpar ao perfeito equilíbrio conseguido entre o espaço natural e a intervenção do homem, que ao longo dos últimos 600 anos de ocupação da Ilha da Madeira lhe souberam moldar o perfil, (re)criando novas paisagens.

A autenticidade do jardim exótico diferencia-se pela conjugação única entre espécies endémicas da Ilha da Madeira e outras com origens internacionais
A disposição do Monte Palace Madeira em socalcos, mimicando a solução engenhosa que permitiu uma ocupação do território acidentado das encostas da Ilha, permite percorrer intramuros uma altitude de mais de 100 metros de diferença, observando-se microclimas dentro deste microclima. O belo panorama paisagístico aqui presente é fruto da flora endémica, que ganha destaque pela presença de raridades como o Pittosporum fêmea, do qual o Monte Palace Madeira se constitui como um caso de estudo por deter vários exemplares de uma espécie em vias de extinção na Região, bem como espécies típicas da Laurissilva. Paralelamente, as espécies exóticas importadas da América, África e Oceânia, são também parte importante do espaço, dando uma aura exótica e internacional ao Monte Palace Madeira que nos transporta para outros tempos. Muitas dessas espécies que hoje se podem aqui encontrar deve-se à outrora presença de jesuítas, que nesta região plantavam as espécies oriundas do “Novo Mundo”, antes da sua viagem final para os jardins da Europa. Ainda hoje podem ser encontradas neste jardim, bem como nos outros parques adjacentes, memória desta “Aventura das Plantas”, que se iniciou há mais de meio século neste pequeno arquipélago.
Tendo em conta a proteção e estudo da panóplia de espécies que aqui se podem encontrar, o Gabinete de Botânica da Madeira, grupo de estudo e trabalho associado à Universidade da Madeira, há longos anos que vem estudando e monitorizando esta população dentro dos muros desta propriedade, estando neste momento a desenvolver um trabalho mais amplo de catalogação, inventário e registo em base de dados, futuramente disponível à comunidade científica e civil, de todas as espécies botânicas que dão vida a este jardim.


O espaço é composto por vários edifícios e construções do período romântico que se encontram em perfeita comunhão com toda a envolvente paisagística
Os caminhos pedestres que rasgam a paisagem exótica do local, levam-nos a um dos pontos de paragem obrigatória, o Palácio. Datado do século XIX, o Palácio, em tempos um hotel, está rodeado por uma grande mancha verde composta pela luxuriante vegetação que cobre os recantos do seu muro, criando um cenário ímpar. Daqui emanam vários caminhos serpenteantes que nos levam a conhecer pátios, alamedas e cruzamentos, desaguando em pequenas lagoas ou no majestoso lago.

Este espaço mostra a grande harmonia que existe entre a natureza e a intervenção humana, caraterística marcante de todo o jardim e razão pelo qual é tão diferenciado. Aquando da sua inauguração, muitas eram as diversões no universo natural que se podiam encontrar neste espaço, tais como o imponente lago com torreão com jatos de água, ladeado por passeios que revelavam cavernas e recantos ocultos nas suas margens e ligavam entre pontes as ilhotas, contornadas por pequenos barcos que faziam as delícias dos hóspedes do antigo hotel; os inúmeros passeios permitidos pelos caminhos sinuosos abertos pelo bosque acima do edifício principal; e ainda a modernidade dos jogos importados de Inglaterra, no court de ténis aberto propositadamente para o efeito. Nos dias de hoje permanece o grande trabalho de preservação da aura mística que nos reporta para outros tempos, alvitrando há mais de um século a premonição de que um turismo sustentável, em estreita harmonia com a natureza, valendo-se e valorizando a idiossincrasia natural, que se imporia no contexto mundial como elemento diferenciador no universo turístico.



O Museu Monte Palace Madeira é um local importante a nível cultural e histórico, contendo coleções de grande valor cultural
O fator de preciosidade e raridade que marca a atmosfera de todo o espaço, para além de se fazer sentir na vertente paisagística, experiencia-se também no âmbito histórico e cultural, através do Museu Monte Palace Madeira. A sua origem prende-se com uma derrocada ocorrida no final dos anos 90, após a qual teve que se fazer uma muralha de contenção e sobre a qual nasceu o edifício do museu. Aqui pode-se encontrar um acervo cultural que representa um valor cultural único, constituído por duas coleções, distribuídas por três pisos. Dois pisos com escultura em pedra do Zimbabué e um piso “cavernoso” com uma coleção de minerais, pedras preciosas e semipreciosas. Ambas as exposições pretendem simular o contexto original de criação destas obras, seja a comunidade de esculturas de Tengenenge, no Zimbabué, seja o ventre da mãe natureza e a levitação no espaço de corpos minerais e celestiais, sempre numa estreita relação com o espaço verdejante e natural.


Turismo de natureza tem ganho cada vez mais interessados e o Monte Palace Madeira é uma entidade que se assume como um agente ativo na promoção desta modalidade turística
O turismo de natureza tem ganho, nos últimos anos, cada vez mais praticantes, especialmente depois da pandemia da COVID-19 que, fruto dos longos períodos de confinamento, levou a uma crescente procura de atividades ao ar livre, onde se insere esta modalidade turística. Assim, a pandemia foi um ponto de viragem no setor do turismo e na alteração dos interesses de consumo dos turistas, que cada vez mais são um público mais instruído, tecnologicamente capacitado e ávido de conhecimento. Simultaneamente, o advento das redes sociais e das múltiplas plataformas de promoção individual, coletiva e social, fez com que a procura por locais de excecional beleza, ou desconhecidos da massificação turística, estivessem na mira dos influencers. Por sua vez, é através destas novas ferramentas de comunicação, que espaços como o Monte Palace Madeira conseguem cada vez mais chegar a públicos que de outra forma não teriam tanta predisposição para propriedades históricas, jardins clássicos ou natureza no seu estado mais puro.

Ciente das novas tendências turísticas, mas também das crescentes preocupações ambientais, o Monte Palace Madeira é uma instituição que defende os valores de práticas sustentáveis, não apenas no setor turístico, mas transversal a todos os setores da sociedade. A importância de se promover o turismo sustentável está intimamente ligada aos hábitos culturais que se querem abrangentes, íntegros e responsáveis, para que a sustentabilidade do turismo seja uma realidade num futuro muito próximo, e que o trilho deste caminho possa ser seguido pelas gerações futuras, sem medo de perdas de identidade e de património histórico e natural.


Neste sentido, o Monte Palace Madeira faz um trabalho muito importante para assegurar a sustentabilidade do ambiente, realizando uma atividade que prima pela harmonia entre a Natureza e o Homem. Ao longo dos anos a entidade tem desenvolvido um extenso trabalho de preservação e valorização das espécies que alberga, formação de públicos, sensibilização dos mais jovens sobre as questões ambientais que marcam a agenda mundial, a abertura do jardim à comunidade científica para a produção de novos conhecimentos sobre o património cultural da região e ainda a introdução de espécies botânicas e animais, como forma de atrativo, mas também de incentivo à prática pedagógica. Estas são apenas algumas das linhas orientadoras que guiam a missão do Monte Palace Madeira no âmbito do turismo de natureza e na busca de um planeta mais saudável. Além disso, com este trabalho a entidade madeirense espera ainda servir como referência a outras entidades, tanto da esfera pública, como privada, para que, conjuntamente, se consiga manter o destino Madeira com o patamar de excelência no turismo de Natureza, agora com a responsabilidade acrescida do mais recente galardão de prata atribuído à Região, pelo Conselho Global do Turismo Sustentável.

Este galardão é precisamente o reflexo do excelente trabalho que a Região Autónoma da Madeira tem vindo a desenvolver no domínio da proteção da natureza. Atestam a qualidade do setor, reforçam a competência das instituições públicas e privadas, outorgam competência aos profissionais de turismo e, em última instância, acreditam um todo. Desta forma, é uma distinção que deve servir como lembrete do caminho constante que tem que ser percorrido na senda da melhoria dos serviços, da oferta, da informação, educação e da preservação, colocando a localidade na mira da qualidade e da busca constante por parte do turista, cada vez mais informado e exigente. Espaços como o Monte Palace Madeira – Tropical Garden, são fulcrais para a preservação da flora e para o incentivo de práticas amigas do ambiente.