: Mais Magazine:: Comentários: 0

O Instituto Piaget tem consolidado, ao longo dos seus 43 anos de existência, um ensino superior de qualidade aliado a uma intervenção permanente nas comunidades onde tem os seus quatro polos académicos (Almada, Silves, Viseu e Vila Nova de Gaia).

A uma presença geográfica que se estende de norte a sul do país, o Instituto Piaget junta um portfólio alargado de licenciaturas, pós-graduações, mestrados e outros cursos de valorização profissional e pessoal, como os CTeSP – Cursos Técnicos Superiores Profissionais. O resultado é uma oferta formativa que abrange múltiplas área do saber, incluindo a Saúde (com os cursos de Enfermagem e Fisioterapia), Educação (com os cursos de Educação Básica e Educação Social), Informática, Gestão, Psicologia, Desporto e Terapêuticas Não Convencionais (com os cursos de Osteopatia e Acupuntura), entre outras. Uma das marcas do Instituto é o ambiente de grande proximidade que se vive em todos os polos académicos entre alunos, professores e equipas não docentes. Tão importante como o desenvolvimento de mais e melhores recursos para uma formação de qualidade, tem sido a aposta na matriz humanista e integradora que o Piaget sempre procurou afirmar desde a sua fundação, em 1979.

“Queremos formar profissionais de excelência que sejam simultaneamente cidadãos conscientes, atentos às comunidades em que se inserem e envolvidos com as questões globais da nossa sociedade”, afirma o secretário-geral do Instituto Piaget, Rui Tomás. Adicionalmente, a instituição mantém uma presença relevante além-fronteiras, em particular no universo da lusofonia, estando presente em seis países de três continentes – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique, para além de Portugal. Em todo este universo tem deixado a sua marca de uma formação sólida e reconhecida, inspirada nos ensinamentos do célebre psicólogo e pensador suíço Jean Piaget, seu primeiro presidente honorário.

“Somos, desde a origem, uma instituição aberta e flexível, que sempre privilegiou a criatividade e a inovação, num espírito de confiança e solidariedade. Em Portugal, o Instituto foi sempre reajustando o projeto às necessidades e exigências nacionais”, explica Rui Tomás. E a verdade é que projetos novos não faltam – muitos deles apontando para um futuro cada vez mais digital. Um exemplo é a transformação de cada Campus em Piaget Smart Campus, com o apoio de um parceiro tecnológico de referência. O objetivo é dotar os vários polos académicos de infraestruturas capazes de promover a investigação e o desenvolvimento tecnológico nas diferentes áreas educativas lecionadas no Instituto. Noutra vertente surge a criação de uma Clínica Piaget em cada Campus. Cada clínica tem as suas próprias valências, em linha com a oferta formativa que é lecionada no respetivo polo académico. São infraestruturas de saúde que nasceram e cresceram a partir dos recursos académicos, dos meios técnicos e profissionais existentes em cada Campus, servindo tanto a comunidade académica como as populações locais, a preços económicos. São também um campo privilegiado para os estudantes finalistas da área de Saúde realizarem os seus ensinos clínicos e estágios. Enquanto projeto educativo, cultural e científico bem enraizado em quatro cidades onde dá gosto viver e estudar, o Instituto Piaget mantém-se fiel ao seu lema de sempre: “O futuro certo, próximo de ti!”.

O Instituto Piaget em números

  • Quatro campi académicos em Portugal: Almada, Silves, Viseu e Vila Nova de Gaia• Composto por oito instituições de Ensino Superior: três Escolas Superiores de Saúde, uma Escola Superior de Educação, uma Escola Superior de Tecnologia e Gestão, uma Escola Superior de Desporto e Educação, dois Institutos Universitários
  • • Oferta formativa com mais de 70 cursos, entre licenciaturas, mestrados, pós-graduações e CTeSP
  • Mais de 40 mil diplomados em Portugal
  • • Presença em seis países a nível internacional: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique, além de Portugal

Seis boas razões para escolher o Piaget

  • Integração numa instituição de ensino superior solidamente implantada
  • Cursos com elevada taxa de empregabilidade, reconhecidos no competitivo mercado de trabalho
  • Planos curriculares que maximizam a aquisição de competências práticas
  • Experiência internacional
  • Corpo docente experiente e qualificado, sempre próximo dos estudantes
  • Propinas com valores acessíveis