: Mais Magazine:: Comentários: 0

O turismo de natureza é uma forma de viajar responsável que incentiva o conhecimento e a interpretação dos locais visitados. É desta relação única com a envolvente que nasce o respeito pelo meio ambiente e pelo modo de vida das comunidades locais. O ecoturismo é assim um potenciador económico de grande importância, particularmente para territórios de baixa densidade.

Portugal é um país de grande beleza natural, do Minho ao Algarve, da Madeira aos Açores, com uma enorme diversidade de paisagens, muitas delas a curta distância para grande parte de nós. Parques e reservas naturais no litoral ou interior do país, muitos deles áreas protegidas, oferecem uma grande variedade de espécies de fauna e flora e atividades associadas. Para quem gosta de caminhadas ou de andar de bicicleta, há cerca de 3700 quilómetros de percursos pedestres de Grande ou Pequena Rota homologados em todo o país. E os passadiços, outrora raros e locais inacessíveis aos visitantes mais comuns, ganharam uma visibilidade internacional notável, tornando-se numa aposta de vários municípios. 

E por que não descansar literalmente no meio da natureza? Os Eco resorts, o Turismo Rural, o “Glamping”, um conceito que acrescenta “glamour” ao campismo, e o Autocaravanismo são opções cada vez mais em voga.

O turismo responsável veio definitivamente para ficar e as escolhas dos turistas nacionais e estrangeiros confirmam esta ideia. Para a época alta deste ano espera-se a confirmação da tendência registada nos últimos anos, ou seja, que os portugueses passaram a fazer cada vez mais férias “cá dentro”.

Nesta edição deixamos já algumas sugestões e celebramos, entre outros temas, o Dia Mundial da Terra, sempre numa lógica de sustentabilidade ambiental. #InvestInOurPlanet (Investir no Nosso Planeta) continua a ser o mote deste ano – já o era o ano passado e, realmente, continua a fazer sentido.

Há cada vez mais ações quotidianas e rotineiras que podem ajudar a diminuir a nossa pegada, sem que isso implique impor aos outros o nosso próprio estilo de vida. A noção de respeito pela Natureza implica também o respeito pelos outros e pelo seu direito ao mesmo conforto e qualidade de vida a que aspiramos.