: Mais Magazine:: Comentários: 0

Este é o statement que define o nosso posicionamento enquanto destino turístico no novo PEMTA – Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo dos Açores 2023-2030, que acabámos de concluir. A Região é reconhecida pela natureza deslumbrante e oportunidades para aventuras memoráveis, mas há muitos outros motivos para visitar as nossas ilhas. De facto, a evolução recente do turismo nos Açores tornou o arquipélago num destino de excelência para onde é atrativo, prazeroso, seguro e estimulante viajar durante todo o ano.

Os Açores são 9 ilhas, 9 experiências, 9 viagens dentro de um só destino. Todas elas são tão diferentes nas suas manifestações naturais, como nas suas gentes e tradições. Quem já vivenciou a realidade destas ilhas sabe que em cada uma delas encontra sempre novas experiências, emoções e sensações, na cultura, na natureza, nas pessoas, no mar, na gastronomia, e sempre num ambiente acolhedor e tranquilo. Da ilha mais pequena – Corvo – à ilha maior – São Miguel – ou da mais a nascente – Santa Maria – à mais a poente – Flores – são inúmeros os segredos por desvendar e as surpresas a descobrir. Cada qual à sua dimensão e adaptada ao seu contexto, com fenómenos naturais sui generis e um legado histórico-cultural riquíssimo com mais de 500 anos de história, as nove ilhas dos Açores, per si ou parcelarmente, oferecem uma experiência de viagem invulgar, regeneradora e, certamente, inesquecível.

O Turismo de Natureza, com cenários idílicos e propícios à aventura, tem sido o grande fator de valorização da experiência e de estruturação da oferta. Foi a partir daí que a proposta de valor assente na sustentabilidade ganhou impulso, levando a que os Açores fossem a primeira região arquipelágica do mundo a ser certificada como «Destino Sustentável», de acordo com os critérios do Global Sustainable Tourism Council. Reconhecendo o potencial e o mérito destas valências, a redesenhada estratégica de desenvolvimento turístico da Região mantém-nas como pilares fundamentais, aglutinando no Turismo de Natureza a experiência de mar e de terra, mas também criando espaço para produtos complementares, como o Turismo Cultural, a Gastronomia & Vinhos e o Wellbeing.

É na riqueza e na versatilidade destes produtos que se identifica nos Açores o potencial para receber visitantes durante todo o ano, oferecendo experiências diferenciadas, que flutuam com as estações, mas que não perdem o seu nível de excelência. Nas 9 ilhas, o clima ameno é, hoje, uma das maiores vantagens competitivas, porque contribuiu diretamente para a natureza deslumbrante, mas também porque oferece condições únicas ao longo do ano para experiências memoráveis, como aventuras em mar e em terra, banhos quentes em noites chuvosas em piscinas naturais de água termal ou, simplesmente, os condimentos e os ingredientes necessários a experiências gastronómicas deliciosas. Os Açores deram um salto e são hoje um destino de referência e de excelência, em todas as ilhas, todo o ano.

Berta Cabral, Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e

Infraestruturas do Governo Regional dos Açores