: Mais Magazine:: Comentários: 0

A água mineral natural que emerge na vila de Caldelas, abarca em si uma grande componente histórica e cultural, sendo conhecida a sua existência desde os tempos da ocupação romana. Localizada no coração do Minho, as Termas de Caldelas estão circundadas por um território marcado pelas belezas naturais, pelas construções arquitetónicas incomuns e habitada pelos caldenses, gente de grande hospitalidade e de coração aberto para receber todos os visitantes da vila minhota.

As Termas de Caldelas, cuja exploração comercial começou no início do século XX (apesar de já serem conhecidas as suas águas termais desde os tempos da ocupação romana), e que atingiu o seu esplendor a partir da segunda metade do referido sec. XX, marcou indelevelmente gerações e gerações de caldelenses. A água termal que aqui brota a 33 ºC é reconhecida por ser uma água hipossalina, bicabornatada cálcica e com um PH de 8,05, um conjunto muito singular de componentes físico- -químicas que a tornam especialmente recomendada para o tratamento de um vasto leque de patologias de foro digestivo e músculo-esquelético, entre as quais relacionadas com a síndrome do colon irritável, patologia inflamatória crónica do intestino (colites), dispepsia, discinesia, pele, artroses, aparelho ginecológico, estando também em curso um estudo médico hidrológico para o tratamento do aparelho respiratório (rinite, sinusite, asma). Em adição, as Termas de Caldelas possuem ainda um programa de combate à obesidade, problemática crescente, com acompanhamento médico e de nutrição (7, 14 ou 21 dias).

Nas Termas de Caldelas, a água termal é encarada como o “medicamento natural”
Neste sentido, o complexo termal dispõe de serviços terapêuticos em que a água termal é tratada como o “medicamento natural”, sendo todas as patologias acima descritas tratadas apenas com o emprego deste recurso natural. Uma medida que visa diminuir o consumo de fármacos, estabilizando as condições nosológicas, na sua grande maioria, reduzindo assim também o absentismo. O tratamento termal deve perfazer 14 dias e a sua evidência faz-se ao longo de 3 anos, permitindo aos termalistas garantir a manutenção da sua qualidade de vida.

De modo a aproveitar ao máximo os benefícios provenientes das propriedades terapêuticas da água, as Termas de Caldelas oferecem ainda programas de bem-estar, que pode ir de um simples circuito termal, até um programa extenso e completo de anti-stress, rejuvenescimento e energético.

Recentemente, de modo a garantir a qualidade dos serviços prestados, as Termas de Caldelas sofreram obras de requalificação, que permitiram manter a qualidade da água (mudando todo o sistema de abastecimento de água termal ao balneário) e melhorar as condições de conforto para os termalistas acompanhando a evolução e a necessidade dos tempos.

A vila de Caldelas proporciona aos seus visitantes uma experiência muito completa
Se escolher Caldelas para uma estadia em família, para além de poder usufruir de todos os equipamentos e serviços termais, pode ainda desfrutar da nova componente religiosa da região – com o revitalizado Caminho Jacobeu da Geira e Arrieiros para Santiago de Compostela – percorrer os vários trilhos por entre as maravilhosas paisagens do Minho, saborear a secular tradição gastronómica minhota – onde se incluem as famosas Papas de Sarrabulho – e aproveitar os vários equipamentos sociais que estão ao dispor de todos, como a Piscina Municipal de Caldelas, localizada mesmo junto ao parque termal. Uma pequena vila, inúmeras experiências.