: Mais Magazine:: Comentários: 0

Os municípios de Almeida, Elvas, Marvão e Valença apresentam amanhã a Rota das Fortalezas Abaluartadas da Raia, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).

Os quatro municípios, Almeida, Elvas, Marvão e Valença, pretendem promover e valorizar o património militar, dos séculos XVII e XVIII. Este é representado através de quatro sistemas defensivos, representativos da linha fronteiriça de Portugal, como é o caso da Praça-Forte de Almeida, da Fortaleza de Marvão, da Fortaleza de Valença e da Cidade-Quartel de Elvas e suas fortificações. Os três primeiros são atuais candidatos a património mundial e o último está classificado pela UNESCO desde 2012.

O principal objetivo da Rota das Fortalezas Abaluartadas da Raia é de criar um produto de turismo cultural de âmbito nacional associado a uma candidatura de Património da Humanidade. Estando esta a decorrer em paralelo, é possível criar-se uma rota com selo de Património Mundial da UNESCO.

A Bolsa de Turismo de Lisboa é o primeiro palco da apresentação pública deste roteiro, uma vez que é considerado o maior evento dedicado ao setor turístico do País, com igual representação internacional.

Esta Rota terá mais quatro momentos de apresentação pública nos respetivos territórios, nomeadamente, a 15 de abril em Valença, a 22 de abril em Marvão, a 29 de abril em Elvas e a 6 de maio em Almeida.