: Mais Magazine:: Comentários: 0

De 1 a 4 de março são esperados milhares de estudantes na 14.ª edição da Qualifica – Feira da Educação, Formação, Juventude e Emprego. Subordinada ao tema “Create the Future”, a iniciativa pretende transformar-se num portal para o amanhã, orientando os alunos entre soluções formativas e dando-lhes ferramentas poderosas para a sua melhoria contínua. Amélia Estevão, Diretora de Marketing da Exponor, dá a conhecer as principais novidades desta edição e de que forma podem ajudar milhares de jovens a começar já a construir o seu futuro.

Segundo o Institute For The Future, 85% das funções que iremos desempenhar em 2030 ainda não foram inventadas. Entre as oportunidades emergentes que hoje vão surgindo, sobressaem novas soluções tecnológicas que valorizam o e-learning, novos modelos de trabalho, novas necessidades formativas, novas carreiras internacionais, novas ambições empreendedoras que revolucionam os modelos de negócio e de gestão clássicos. Foram estes dados e a urgência de despertar os jovens para os novos desafios que serviram de ponto de partida para a 14.ª edição da Qualifica – Feira da Educação, Formação, Juventude e Emprego, que decorre de 1 a 4 de março na Exponor. “Este estudo levou-nos a refletir sobre a urgência que recai sobre os negócios, de reinvenção e transformação, contudo, acreditamos que o primeiro passo desta revolução deve partir do ecossistema escolar”, afirma Amélia Estevão. Assim, subordinado ao tema “Create The Future” o certame procurará dar palco às profissões do futuro, às ambições dos jovens de hoje em dia, cada vez mais empreendedores e aventureiros num mundo repleto de oportunidades. “O nosso grande objetivo sempre foi abrir caminho na totalidade deste ecossistema – para os jovens que vão prosseguir os seus estudos, bem como para todos aqueles que já estão na fase seguinte, à procura de experiência. A grande mais-valia desta feira é simplificar as escolhas, sejam elas académicas ou profissionais, dando a conhecer, no mesmo espaço, um conjunto de oportunidades e necessidades do mercado laboral.” À semelhança das edições anteriores, estão também previstas para este ano grandes novidades, a começar desde logo com a presença de expositores “que aclamam estas mesmas mudanças” e que, lado a lado com instituições de ensino e empresas, estão de olhos postos nos jovens e na construção das carreiras do amanhã. “Nesta edição, contamos ainda com a presença da Autoridade Tributária e Aduaneira, com o seu projeto de educação fiscal para jovens, de forma a consciencializar este público para esta temática, e com a Agência Nacional Erasmus Mais a promover o intercâmbio entre universidades europeias.” Tendo ainda como alicerce a temática da saúde mental, um tema que vem ganhando cada vez mais espaço na conjuntura laboral, a edição deste ano contará também com a presença de equipas especializadas, que permitirão aos jovens conversar sobre a sua visão de futuro e perceber qual o caminho a seguir.

Arena – Create The Future

Desengane-se que pensa que as novidades pararam por aqui. A 14.ª edição da Qualifica apresentará pela primeira vez a Arena – Create The Future, um espaço dedicado aos visitantes que terão a oportunidade de criar memórias com atividades dinâmicas e interativas que promovam o talento, mas com o futuro sempre presente. “Esta iniciativa tem como objetivo momentos de diversão aliados à projeção das empresas envolventes.” A arena contará com dinâmicas de dança, desfiles e apresentações. “Neste espaço, estarão ainda presentes alguns jovens que terão a oportunidade de partilhar as suas experiências”, explica Amélia Estevão. Considerada o maior evento nacional dedicado à Educação, mais do que uma montra, a Qualifica afigura-se, cada vez mais, uma importante ferramenta para milhares de jovens que começam hoje a construir o seu futuro. “Pretendemos que os jovens que visitem a Qualifica, no presente, reflitam e debatam sobre as profissões do futuro e as suas exigências. Criámos por isso uma edição que tem em consideração os receios e dúvidas dos mais novos, neste ecossistema em constante transformação”. Nesta sala, que não é de aula, é esperado que, ao longo de quatro dias, os cerca de 30 mil visitantes previstos percorram os mais de 120 expositores, se divirtam nas mais variadas dinâmicas, partilhem experiências e, acima de tudo, desfrutem desta oportunidade única. “A nossa expectativa, edição após edição, é que se mantenha a troca de experiências, de informação e de conselhos, que guiam cada jovem na sua decisão. Acima de tudo, pretendemos que desfrutem desta oportunidade, tirando o melhor proveito dela.”