: Mais Magazine:: Comentários: 0

Situado em Braga, o Colégio ALFACOOP, detido pela Cooperativa de Ensino ALFACOOP, aposta na inovação na educação com um projeto educativo ímpar, assente nos cinco pilares da Educação 5.0 – Tecnologia, Espaço, Pedagogia, Emoção e Envolvimento.

O Colégio ALFACOOP conta com uma oferta que vai desde o pré-escolar até ao ensino secundário e ainda tem ao dispor dos estudantes três cursos profissionais: técnico de desporto, técnico de multimédia e técnico de processamento e qualidade alimentar. Esta instituição de ensino assume um modelo de educação único a nível nacional, denominado Educação 5.0, e que assenta em cinco conceitos- chave: tecnologia, espaço pedagogia, emoção e envolvimento. Neste modelo o aluno é compreendido como o centro de todo o processo de ensino e a integração da tecnologia no espaço escolar é vista como uma prioridade, correspondendo à rápida evolução digital que o mundo atual apresenta, auxiliando os estudantes a lidar da melhor forma com os desafios que encontrarão nos ambientes digitais de uma forma proficiente e natural. O colégio acredita que a combinação do uso frequente dos novos ambientes de sala de aula com as tecnologias educativas, fornece ao aluno maior capacidade de colaboração, maior consciência do ambiente que os rodeia e mais empatia com o outro. Sabendo da importância da literacia mediática, o colégio pretende valorizar e potenciar ainda mais a tecnologia educativa, crucial para a vida social e, também, para o alargamento de horizontes, para o conhecimento do que se passa no mundo, para o acolhimento da diversidade de valores e mundividências e para a construção das identidades individuais.

Um projeto educativo que privilegia a tecnologia e as emoções

Este é um projeto educativo que conta com uma aposta em pedagogias baseadas na colaboração e empreendedorismo, focando os conhecimentos lógicos, matemáticos e aplicação prática através do digital, mas, sobretudo, ao assumir as competências socio emocionais como capitais numa estrutura de aprendizagem, potenciará o trabalho e a relação com todas as anteriores. Tendo como linha orientadora deixar o mundo melhor, contribuindo com inovação na educação capaz de formar e preparar cidadãos mais ativos e empáticos, o Colégio ALFACOOP assegura a todos os seus alunos uma formação de excelência que os capacite de ferramentas necessárias para os tornar resilientes, criativos, responsáveis e com espírito de entreajuda, contribuindo deste modo para a formação de cidadãos líderes nas mais variadas vertentes, com especial atenção na educação para a tecnologia, espelhado no Projeto Educação 5.0. O colégio é Cambridge Educational Partner, o que dá aos alunos uma grande oportunidade de atingir os mais elevados níveis de proficiência na língua inglesa preparando-os para os exames de Cambridge. Conta ainda com uma parceria com a HP, que fornece dispositivos essenciais para a implementação do projeto Educação 5.0, e ainda com a Nautilus, que permitiu criar a Sala Alfa 5.0, equipada com mobiliário flexível permitindo a criação de diferentes layouts de sala de aula que fomentam modelos ativos de aprendizagem. O Colégio ALFACOOP conta ainda com uma vasta oferta de atividades extracurriculares, com destaque para a sua Academia de Música, aberta à comunidade geral ao sábado de manhã, onde os alunos podem frequentar várias atividades, tais como aulas de guitarra clássica, ukulele, piano, violino, bateria, cavaquinho, concertina, e de coro académico. Esta oferta estende-se ainda a modalidades como o futebol de 11, futsal (com a participação na Campeonato AEEP), natação, ballet, paddle, ginástica acrobática, patinagem, karaté, BTT e voleibol.