: Mais Magazine:: Comentários: 0

A Associação Portuguesa de Médicos Veterinários Especialistas em Animais de Companhia (APMVEAC) nasceu há mais de três décadas com o objetivo de desenvolver o nível científico e sócio-cultural dos médicos veterinários. Em entrevista à Mais Magazine, Patrícia Branco, Vice- Presidente da APMVEAC, deu a conhecer um pouco melhor o trabalho desenvolvido pela maior associação técnico- científica veterinária em Portugal.

Fundada em 1990, a APMVEAC é constituída por médicos veterinários de animais de companhia, que procuram o aperfeiçoamento e atualização profissional constante, que se regem pela ética profissional, e que se batem por prestar melhores cuidados de saúde veterinários aos nossos animais de companhia. Ao longo de três décadas a associação tem trabalhado ativamente no desenvolvimento do nível científico e sócio-cultural dos médicos veterinários dedicados aos animais de companhia, especialmente nos campos da profilaxia, medicina e cirurgia canina, felina, de pequenos mamíferos, aves, répteis e outros animais de companhia, bem como na promoção da atividade médico-veterinária nos animais de companhia junto da comunidade portuguesa em geral, nas áreas do bem-estar animal, saúde pública, ética, vida selvagem e preservação. Para dar cumprimento aos seus objetivos, a APMVEAC leva a cabo várias atividades e parcerias, como nos explica Patrícia Branco: “Desenvolvemos várias atividades destinadas aos profissionais veterinários no sentido de promover a medicina com base na evidência e a formação continuada, como a oferta de ações de formação e acesso a congressos da especialidade, e acesso a recursos clínicos como ferramentas práticas (protocolos, diretrizes, boas práticas) e publicações clínicas. Temos tido especial dedicação à promoção da saúde mental e bem-estar dos profissionais de saúde veterinários, sensibilizando e disponibilizando às equipas recursos para lidarem com o stress inerente à sua atividade profissional.” O trabalho desenvolvido pela APMVEAC na promoção da saúde e bem-estar animal concretiza-se na comunicação e sensibilização dos tutores de animais de companhia para os melhores cuidados veterinários, através de podcasts, publicações escritas, campanhas digitais e da presença nos media em debate de assuntos relevantes da área. “Destacamos a sensibilização para o bem-estar das raças braquicéfalas (de focinho curto), o nosso Programa de Certificação de Displasia de Anca e Cotovelo, em colaboração com o Clube Português de Canicultura (CPC), no sentido de promover uma canicultura mais saudável, e o Projecto “Blue Dog”, que tem como objetivo ensinar as crianças dos três aos seis anos de idade, e os seus pais, a interagir e a viver de forma segura com o seu animal de estimação”, explica. Além disso, a APMVEAC participa ativamente na discussão e proposta de soluções dentro das temáticas com relevância para a atuação profissional (como a revisão do código deontológico, os grupos de especialidades, a demografia veterinária, o licenciamento radiológico e a diminuição do IVA dos serviços veterinários), integrando grupos de trabalho junto com a Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) e outras associações da classe.

Congresso Mundial WSAVA

Em cooperação internacional com outras associações similares, a APMVEAC organiza, já em setembro de 2023, em Lisboa, o Congresso Mundial WSAVA. O maior congresso de medicina veterinária de animais de companhia, que trará a Portugal mais de três mil participantes e o mais atualizado conhecimento científico da área.