: Mais Magazine:: Comentários: 0

O Coral Infantil Municipal dos Pequenos Cantores da Maia foi fundado em agosto de 1990. Desde a sua fundação já passaram pelos bancos da sala de ensaios do coral, largas centenas de crianças oriundas de todas as Freguesias do Concelho da Maia, que desta forma tiveram a oportunidade de viver uma experiência artística única no mundo da música.

Ao longo das três décadas de intensa carreira artística foram muitos os momentos de alegria e de orgulho que se inscreveram nas páginas da história dos Pequenos Cantores da Maia. Os pequenos artistas foram responsáveis pela promoção do nome da sua terra em inúmeros programas de televisão, nas rádios nacionais e com reportagens sobre a actividade do grupo em jornais e revistas de grande tiragem e implantação nacional. A destacar no seu imenso palmarés de participações especiais estão as actuações integradas no Concerto Comemorativo dos 150 anos da Região Militar do Norte com a Banda Militar do Porto, no Concerto de Natal no Quartel General do Porto, nas Festas de Natal da Rádio Renascença, no Concerto no Museu da Marinha, no Concerto no Claustro do Convento de S. Bento da Vitória, com a Orquestra Nacional do Porto dirigida pelo Maestro António Vitorino de Almeida, na estreia de uma obra sua, e ainda, entre outros. Em 1996, Marina Pacheco, uma menina dos Pequenos Cantores, atualmente soprano profissional, interpretando a canção “Esta é uma canção de embalar”, com letra de Mizé Rouxinol e Música de Victor Dias, Maestro do Coral Infantil Municipal, representa Portugal no mais importante Festival da Canção Infantil organizado pela RAI-uno para a Eurovisão, o célebre Sequim d’Ouro.

Nas várias tournées que o grupo já realizou a nível nacional percorrendo o país do Minho ao Algarve e de outras realizadas ao estrangeiro, destaca-se com particular enfoque a digressão à Finlândia no ano de 1997, amplamente noticiada em Portugal e no próprio país de acolhimento, com reportagens diárias nos jornais, e com actuações em directo nas rádios e televisão.

Em Dezembro de 2007, os Pequenos Cantores da Maia foram convidados pelo Presidente da República, Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva, para abrilhantar a cerimónia oficial de inauguração da exposição dos presépios portugueses, patente no Palácio de Belém. No Natal 2009, os Pequenos Cantores participaram, pelo 15º ano consecutivo, na edição do mais popular programa da televisão portuguesa, Natal dos Hospitais, tendo honras de abertura, participação que se tem concretizado de forma regular.

No Verão de 2014, gravaram o tema “We feel sport”, hino oficial do evento Maia Cidade Europeia do Desporto – 2014, tema original com Música de Victor Dias e Ana Lídia Rouxinol, com letra de Mizé Rouxinol. No natal de 2014, deram um concerto no salão nobre da Assembleia da República, a convite da Dr.ª Assunção Esteves, Presidente do Parlamento. Em Junho de 2015, estrearam na sala Suggia da Casa da Música, as obras para coro infantil e orquestra sinfónica “Férias na aldeia” de Victor Dias e “Porta do sorriso” de Victor Dias e Ana Lídia Rouxinol, na Gala Comemorativa do 15º aniversário da Fundação Ronald McDonald, onde também partilharam o palco com o cantor Luís Portugal, com a soprano Isabel Alcobia e com o tenor Carlos Guilherme. Em Dezembro de 2016 lançaram o duplo álbum “25 anos 25 canções”, reunindo numa coletânea os seus melhores 25 êxitos originais.

Medalha de Mérito Municipal – Ouro
Em Julho de 2017, o Coral Infantil dos Pequenos Cantores da Maia foi agraciado pelo, então, Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Bragança Fernandes, com a Medalha de Mérito Municipal Grau Ouro.

Em Junho de 2019, deram na Casa da Música um pequeno concerto de abertura oficial da convenção europeia do Rotary Club Internacional que contou com participantes oriundos de diversos países da Europa. Em novembro de 2019 regressaram à sala Suggia da Casa da Música para cantar com Cuca Roseta num concerto apresentado por Jorge Gabriel.

De notar que, ao longo dos últimos 30 anos, os Pequenos Cantores da Maia interpretam inúmeras obras originalmente compostas para o seu reportório privativo, que versam principalmente temas dedicados à educação para uma cidadania ambiental e socialmente responsável. De entre os vários artistas que já concretizaram parcerias com os Pequenos Cantores da Maia, além de Rui Veloso e Pedro Abrunhosa, destacam-se: Rui Reininho, Manuela Azevedo, Nuno Guerreiro, Vozes da Rádio, Fernando Tordo, Vitorino, Sérgio Castro, Diana Basto, José Cid, Susana Félix e Cuca Roseta, entre muitos outros.

Em junho de 2022 gravaram a canção “Joãozinho”, um tema original, dedicado a promover os valores que norteiam a atividade e as vivências quotidianas da comunidade de trabalho, das crianças e das famílias, na Ala Pediátrica do Centro Hospitalar Universitário de S. João – Porto, denominada Joãozinho.

O atual Patrono dos Pequenos Cantores da Maia é o Eng.º António Domingos da Silva Tiago, Presidente da Câmara Municipal da Maia. Victor Dias é o seu diretor artístico desde a fundação, sendo atualmente coadjuvado por Ana Lídia Rouxinol, Maestrina assistente e Ana Margarida Rouxinol, compositora de vários temas, que integram, ambas, os Pequenos Cantores desde os 4 anos de idade. A totalidade das letras, poemas e textos que constituem o conteúdo semântico das canções e fantasias musicais dos Pequenos Cantores da Maia são da autoria de Mizé Rouxinol, escritora que tem dedicado toda a sua obra à infância.