: Mais Magazine:: Comentários: 0

Reduzir, Reciclar e Reutilizar – Valérius 360, é um programa de reciclagem de peças de roupa, fundado pela empresa Valérius Têxteis em 2017, com o objetivo de implementar um modelo de moda circular.

A Valérius Têxteis é uma empresa têxtil sediada em Barcelos. O nome provém do latim Valério e significa ser forte, representando a capacidade e a competência da entidade. Focada nas marcas, nos produtos e nos clientes, a Valérius adapta-se às diversas necessidades dos diferentes tipos de cliente.

Foi em 2017 que surgiu a Valérius 360, um programa de moda sustentável que nasceu da necessidade de recuperar o meio ambiente e de restaurar a humanidade através da indústria da moda. Este apresenta-se como uma alternativa aos sistemas lineares menos sustentáveis de produção, de consumo e de descarte e como um conceito de um “pensamento avançado e de um movimento circular”. O projeto atende às necessidades ambientais e vê o mundo da mesma forma que vê a natureza sem a intervenção do ser humano: um ciclo fechado sem fim, onde nada se perde e tudo se transforma. É parceiro de organizações sem fins lucrativos, e de outras organizações específicas com atividade social, que visam incluir minorias ou comunidades especiais no projeto, promovendo a sua integração social. “Não há possibilidades de crescer, de fazer sempre mais peças, sem recuperarmos o desperdício”, explica José Ferreira, CEO da Valérius, em relação ao projeto de transformação sustentável onde os produtos resultantes correspondem ao uso mais eficiente de recursos e consequente menor dano ao meio ambiente.

360 PROCESS – Agir, com um impacto positivo
O processo de transformação e recuperação sustentável dos tecidos passa por:
Recolher e agrupar os resíduos têxteis, provenientes de pré e pós-consumo, por cor e título de fio onde, posteriormente, são transportados para a unidade de reciclagem. Após os restos serem cortados em pedaços mais pequenos, são misturados com uma resolução e colocados a secar, e a repousar, até ficarem macios. A matéria-prima resultada desse processo é compactada e transformada novamente em fio, o que irá originar uma nova peça de vestuário.
No final, são produzidos fios sustentáveis, tecidos de jersey e peças de vestuário do mais alto padrão de qualidade.
Desta forma, é possível reduzir:
• o uso dos recursos primários em pelo menos 50%;
• o consumo de químicos em 98,5%, de água em 85% e energia em 83%;
• a quantidade total de material têxtil descartado em aterros

“Um ciclo fechado sem fim, onde nada se perde e tudo se transforma”
O programa Valérius 360 pretende contribuir para a sensibilização do seu público a iniciar um estilo de vida sustentável através da partilha de práticas para motivar a mudança de mentalidades, atitudes e comportamentos da economia linear para a nova economia circular.