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A Pizarro SA é fruto do esforço e da dedicação de Manuel e Fátima Pizarro. Depois de quase 40 anos no mercado, a empresa têxtil destaca-se pela inovação e visão, sendo uma das líderes mundiais em acabamento. Em entrevista, Vasco Pizarro fala sobre a política de sustentabilidade e os planos inovadores para o futuro.

A empresa Pizarro SA nasceu em 1983, na cidade de Guimarães, e representou a realização de um sonho antigo de Manuel Pizarro e da esposa Fátima. Ambos queriam ver crescer uma empresa, inserida na indústria do Denim, e focada na inovação, criatividade e sustentabilidade. Numa fase inicial, a empresa oferecia apenas serviços de lavandaria, tendo o Denim como especialidade. Ao longo do tempo, aliaram o espírito empreendedor e a vontade de crescer à inovação, e foram expandindo a variedade de serviços da empresa, que passou a oferecer também soluções de Tinturaria, Estamparia, Acabamentos e Private Label.

Atualmente, a Pizarro SA conta com uma equipa de 260 colaboradores, apaixonados pela sua profissão, que têm a capacidade de processar mais de 18 milhões de peças de roupa, anualmente. A empresa é conhecida no mercado pela inovação e visão, características que fazem com que seja um dos centros de Moda, referenciado pelos melhores estilistas e designers, por todo o mundo, como um dos líderes mundiais em acabamento.

Tendo em consideração que o mercado está cada vez mais exigente, a empresa de Manuel Pizarro aposta fortemente na inovação tecnológica. Nos últimos anos, tem estabelecido parcerias de inovação com empresas europeias que lhe permitem desenvolver o software, as máquinas e os processos, que são únicos. Para além disso, a Pizarro SA vai lançar um novo conceito, no qual aborda, de forma distinta, a produção de vestuário, denominado de PZR40DAS (PZR – Digital Automation Systems). Este conceito vai permitir que a produção seja feita com recurso a uma tecnologia inovadora de estamparia digital.

No que diz respeito à sustentabilidade, outra das preocupações da empresa, Vasco Pizarro, filho do casal fundador e membro do Departamento de Relações Internacionais e Novos Projetos, fala sobre a política de sustentabilidade da Pizarro SA e as opções que oferece. “Temos várias soluções para enfrentar o estigma que a nossa indústria carrega. A nível de processos têxteis, um dos nossos maiores trunfos foi a cocriação da tecnologia H2Zero, que nos permite reutilizar a mesma água durante 22 dias. Conseguimos poupar cerca de 180 litros de água por minuto e pretendemos dobrar este número.”


Futuramente, os planos passam pela evolução contínua e pela aposta, ainda maior, em inovação tecnológica. “Queremos continuar com as políticas que têm dado frutos, em colaboração com os nossos trabalhadores fantásticos, que contribuem para o nosso sucesso, diariamente.”, conclui Vasco Pizarro.