Com início da atividade em 1937, a Pascoal é um nome incontornável na indústria alimentar em Portugal. Atualmente, além da pesca e comercialização de bacalhau, a empresa dedica-se também à confeção de refeições e sobremesas ultracongeladas, sendo uma referência, quer nas suas marcas, quer nas marcas de distribuição.
Inicialmente, a Pascoal dedicava-se à pesca do bacalhau e à sua comercialização. Com o passar do tempo, a empresa foi adaptando as suas soluções às evoluções comportamentais dos consumidores. Foi então que, em 1995, lançaram um novo conceito de bacalhau, iniciando assim a comercialização do bacalhau demolhado ultracongelado, disponibilizando-o em lombos, postas e desfiado. Segundo João Vieira, Administrador da Pascoal, “esta nova atitude dos consumidores atuais justificou a necessidade de desenvolvimento de produtos que possuam a capacidade de os libertar de algumas das tarefas domésticas mais rotineiras”. Atualmente, a Pascoal, além dos 2 navios bacalhoeiros ainda em atividade, dedica-se ainda à produção de bacalhau, refeições e sobremesas ultracongeladas.
Num momento em que os preços dos bens alimentares se encontram tão inflacionados, os portugueses perderam algum do seu poder de compra o que, consequentemente, faz com que reduza o consumo. O administrador da empresa explica como é que procuram combater esta situação: “por motivos por vezes de difícil compreensão, os preços da matéria-prima nas origens (Noruega, Canadá e Islândia) têm sofrido uma escalada brutal. Esse aumento de preços, conjunta[1]mente com o aumento dos outros fatores de produção (energia, embalagem, mão de obra…) originaram um aumento nos preços ao consumidor que já está a provocar uma redução no consumo. Existe a tendência do consumidor para reduzir a quantidade por dose e reduzir o consumo de bacalhau, comprando cada vez menos, tal como se está a passar com outro tipo de proteína. Temos tentado entender essas alterações, introduzindo essa tendência nos produtos, sem alterar a qualidade dos mesmos, usando embalagens mais pequenas, produzir doses mais reduzidas e com a otimização dos cortes, de modo a evitar desperdícios”.
Os portugueses consomem cerca de 70 mil toneladas por ano de bacalhau, mas o que diferencia a Pascoal é a confiança que passam aos seus consumidores. Confiança essa que se baseia em três pontos muito importantes Tradição, pois trabalham com bacalhau desde 1937. Qualidade, porque sabem como processar o bacalhau de uma forma correta, mantendo-a sem utilizar auxiliares químicos. E por fim, inovação, porque foram a primeira empresa a desenvolver e comercializar o bacalhau demolhado ultracongelado e novos conceitos de refeições.