: Mais Magazine:: Comentários: 0

“Atualmente podemos preparar um prato de bacalhau quando quisermos. E isso faz muita diferença! Vencemos o constrangimento da demolha, de pensar com antecedência quando queremos consumir um bom prato de bacalhau, porque hoje em dia o bacalhau tem uma preparação bastante fácil, mas com o mesmo sabor de antigamente. Mais do que tradição, é um peixe de futuro, saudável, e a nossa obrigação é continuar a oferecer aos portugueses novas possibilidades de consumo e ajudá-los a preparar da melhor forma um prato de bacalhau”, explica em entrevista Ricardo Alves, administrador da Riberalves, a empresa que está a liderar a reinvenção do consumo de bacalhau em Portugal.

Como nasceu a Riberalves?

Somos uma empresa portuguesa de origem familiar. De alguma forma, mesmo na mercearia dos meus avós, sempre estivemos ligados ao comércio do bacalhau. Em 1985 os meus pais fundaram a Riberalves e a partir de 1990 tiveram a visão de dedicar a empresa exclusivamente à produção de bacalhau. Tudo evoluiu significativamente a partir de 2000, com a aposta no bacalhau demolhado, Pronto a Cozinhar. Aí começámos a resolver aquele que é maior constrangimento na preparação deste peixe: a demolha! Em sequência, chegámos a novos consumidores e a novos mercados. E ao mesmo tempo atribuímos uma marca ao Bacalhau, que hoje se pode comprar consoante o tipo de posta e tempo de cura. Vencemos a demolha, mudámos o paradigma, tornámos o bacalhau conveniente, mais disponível, mais amigo dos portugueses. Pode parecer estranho, mas hoje em dia ainda existem muitas pessoas em Portugal, às vezes até grandes amantes do bacalhau, que não sabem que o bacalhau pronto a cozinhar é bacalhau seco tradicional, mas que foi demolhado e ultracongelado, para que possa consumir-se quando se quer e como se quer, mas mantendo o mesmo sabor de sempre. Quem experimenta, não volta a trás!

Quais são os valores que têm guiado a empresa ao longo dos anos?
A Riberalves evoluiu para uma grande família com cerca de 500 colaboradores, mas temos presentes os mesmos valores que os fundadores sempre incutiram na cultura da empresa, de exigência, de resiliência, de qualidade, de inovação. Isso espelha-se hoje na dinâmica que continuamos a incutir, estamos sempre a pensar como é o consumo atualmente e para onde irá evoluir o consumo de bacalhau. Se entramos no setor das refeições prontas, então que seja com as melhores refeições de bacalhau do mercado. A qualidade é o nosso pilar essencial. Por isso investimos muito na matéria-prima e na excelência do processo produtivo.

Os portugueses consomem cerca de 70 mil toneladas por ano de bacalhau, são os maiores consumidores de bacalhau do Mundo. Na sua opinião, o que torna tão conhecida e apreciada a qualidade do bacalhau da Riberalves?
Nos nossos estudos de consumo, o Bacalhau Riberalves destaca-se sempre pelo sabor. Não abdicamos da qualidade do processo, em particular da cura portuguesa, com longos meses de maturação em sal, que confere ao bacalhau o sabor tão característico apreciado pelos portugueses. O bacalhau Pronto a Cozinhar é bacalhau seco já demolhado. Quando falamos em inovar, ou em novos produtos de Bacalhau Pronto a Cozinhar, estamos sempre no território do verdadeiro bacalhau de cura portuguesa, maturado no sal durante vários meses, como se fazia antigamente. Isso é sagrado para nós.

As unidades industriais de bacalhau portuguesas diferenciam-se pela aposta nas mais diferentes tecnologias. De que forma a Riberalves tem procurado manter-se na vanguarda da inovação e, assim, oferecer aos consumidores um produto com altos padrões de qualidade?
O que a Riberalves é hoje é o resultado de um enorme esforço de investimento, em particular na cura portuguesa e na demolha, principalmente na nossa fábrica da Moita. Aí desenvolvemos tecnologia específica e construímos uma experiência única de desenvolvimento de produto – até porque o bacalhau de cura portuguesa é um processo muito nosso, que não podemos ir copiar ou comprar lá fora. Fruto desse investimento, temos hoje uma fábrica moderna, mas que mantém todo o processo tradicional de produção de bacalhau. Muitas pessoas em Portugal não sabem, provavelmente porque nós não comunicamos muitas vezes este facto, mas a Riberalves tem a maior fábrica de processamento de bacalhau do Mundo. Ainda recentemente no maior congresso internacional dedicado ao peixe isso foi elogiado por várias participantes. Esse não é naturalmente o fim, mas deixa-nos orgulhosos, apesar de ser uma grande responsabilidade.

Atualmente o bacalhau é confecionado de qualquer forma. Como é que se pode continuar a inovar na cozinha, mantendo a tradição daquele que é o rei da gastronomia portuguesa?
Seja num prato mais complexo e de celebração, ou seja na preparação de uma refeição rápida, ou até de uma salada, o bacalhau é uma proteína fantástica: é delicioso, é saciante e, convém não esquecer, é muito saudável porque se trata de um peixe de origem 100% selvagem. A versatilidade gastronómica é enorme e ainda mais potenciada por todos os novos pro[1]dutos Pronto a Cozinhar. Por isso, a par de todo o desenvolvimento de produto, investimos também muito em comunicação, procurando inspirar os consumidores todos os dias. Nós percebemos que com a dinâmica do dia a dia é difícil lembrarmo-nos de receitas para preparar um bom prato de bacalhau. Acontece em todas as famílias. Por isso quando lançámos o nosso novo site oficial quisemos que fosse uma plataforma onde os portugueses pudessem encontrar as melhores e mais variadas receitas de bacalhau. Atualizamos praticamente todas as semanas o site com novas receitas. Só iremos parar quando tivermos 1.001 receitas de bacalhau.

Lombos de Bacalhau Riberalves 12 meses de cura
Neste Natal, os famosos lombos de Bacalhau Riberalves surgem também com uma edição especial, num pack personalizável com o apelido das famílias, que tanto pode servir para um simbólico e nobre momento de consumo familiar (a Consoada), como também para uma oferta a quem pretenda surpreender. Este é o mais nobre bacalhau de cura portuguesa, peixe da melhor origem, submetido a um processo de cura de 12 meses.



Posta Tradicional de Bacalhau Riberalves 9 meses de cura
A designação “tradicional” define tudo. Esta posta é uma instituição e a sua versatilidade gastronómica enorme. Seja para fazer um tradicional bacalhau com todos, ou para cozer, desfiar e integrar num brás, nas mais diversas receitas de forno, saladas, ou mesmo em pastéis e pataniscas. Disponível também com 9 meses de cura, porque independente[1]mente da receita, a qualidade e sabor estão sempre presentes.


Bacalhau à Brás | Refeição Pronta Riberalves
Sabia que o Bacalhau à Brás é uma das refeições de bacalhau mais preparadas nos lares portugueses? Ainda assim, entre os apreciadores do bacalhau, uma das razões para não consumir está relacionada com a “complexidade na confeção”. Por isso a Riberalves lançou uma gama de cinco refeições prontas inspiradas em receitas tradicionais de bacalhau. Onde não podia faltar o Bacalhau à Brás, claro.

Lombos de Bacalhau Riberalves Sem Espinhas
Uma nova dimensão em termos de conveniência. Este é o primeiro lombo de bacalhau Riberalves, de cura portuguesa, disponível sem espinhas, oferecendo ainda mais versatilidade e elegância aos pratos em que se pretende destacar o lombo, o mais nobre corte do bacalhau. Um produto desenvolvido manualmente na indústria Riberalves, disponível com uma maturação no sal de 12 meses.


Pastéis de Bacalhau Gourmet Riberalves
O secular pastel de Bacalhau, verdadeira iguaria da Gastronomia portuguesa, tem agora, também, uma nova abordagem que funde sabor e conveniência. Chegaram os novos Pastéis de Bacalhau Gourmet Riberalves, produzidos a partir de receita tradicional, com ingredientes frescos previamente selecionados. E cuja preparação implica apenas 10 minutos de forno, isso mesmo, sem fritura adicional. Este produto apresenta ainda a primeira embalagem Riberalves 100% reciclável.

Línguas de Bacalhau Riberalves

Para verdadeiros apreciadores. O Bacalhau tem uma versatilidade gastronómica enorme e as línguas de bacalhau são uma iguaria muito valorizada, seja para entradas e petiscos, ou pratos de arroz, por exemplo. E também estão disponíveis na gama de Bacalhau Pronto a Cozinhar da Riberalves. A inspiração é o limite.