: Mais Magazine:: Comentários: 0

Fundada por Ivo Ribeiro, a Electroinstal, empresa que presta serviços na área das instalações elétricas e da climatização, nasceu em 2006. Ao longo destes 16 anos, a empresa da Maia cumpriu o objetivo do seu fundador, passando de um espaço de apenas 20 metros quadrados, para um com 3500 e de dois colaboradores para 120, garantindo ainda cerca de mais 60 postos de trabalho indiretos. No próximo dia 4 de novembro a Electroinstal irá inaugurar as suas novas instalações, em Águas Santas.

Em entrevista à Mais Magazine, Ivo Ribeiro, fundador da Electroinstal, fez um balanço bastante positivo daquilo que foi a evolução da empresa ao longos dos últimos anos. “Foram 16 anos de luta, conquistas e muitos altos e baixos para chegarmos a um patamar elevado”. O empresário confidenciou que este caminho nem sempre foi um mar de rosas e que a empresa enfrentou vários desafios ao longo destes anos. Desafios esses que serviram como aprendizagem e ajudaram a Electroinstal a crescer dia após dia.

Quanto às novas instalações, que foram inauguradas no dia 4 de novembro, ficam em Águas Santas, no município da Maia, local onde nasceu e cresceu o fundador da empresa. Para além de toda a importância que já tem, o dia 4 de novembro ganhou ainda mais relevância, tendo em conta que é o dia de aniversário de Ivo Ribeiro. Ainda assim, esta não é uma conquista apenas pessoal, mas sim, de todos os colaboradores da empresa que têm ajudado a Electroinstal a crescer e a afirmar-se no mercado. O empresário caracteriza os seus colaboradores como “família”, visando que este é “um dia de confraternização que vamos proporcionar aos nossos colaboradores e às suas famílias para nos conhecermos melhor”. Exemplo disto, é o facto de na empresa existirem colaboradores que estão com Ivo Ribeiro e com a Eletroinstal desde o primeiro dia e cujo relacionamento ultrapassa em muito a simples relação laboral que os une. O empresário também realça o apoio familiar que sempre teve em todos os bons e maus momentos desta aventura.

Relativamente às novas infraestruturas, Ivo Ribeiro revela que foram investidos mais de dois milhões de euros nas novas instalações, naquele que é um passo gigante e sustentado na preparação do futuro da empresa. Com o passar dos anos as instalações antigas começaram a revelar-se insuficientes para a capacidade de negócio que a empresa mostrava. “Nós temos cerca de 50 viaturas e mais de 100 colaboradores e tínhamos muita dificuldade em dar resposta a todas as necessidades de parque e de postos de trabalhos confortáveis. Tínhamos também uma dificuldade enorme na capacidade de armazenamento, porque cada vez temos mais projetos em curso e não tínhamos onde armazenar equipamentos, matérias primas e todas as ferramentas e meios de elevação que constituem o nosso inventário de equipamentos.

Aliado a isto, com crescimento a nível de recursos humanos e da reorganização e criação dos departamentos, começou a tornar-se cada vez mais complicado garantir as condições necessárias para a equipa conseguir desempenhar as suas funções. “Era inviável continuarmos onde estávamos para o crescimento que estávamos a ter. Posto isto, não havia outra forma senão a aquisição de um novo espaço, com uma área superior, de forma que toda a gente tenha condições ideais de trabalho e conforto e que uma empresa em crescimento, que é o nosso caso, consiga trabalhar e fazer o seu modus operandi de uma forma normal e tranquila”.

Apesar do investimento já ter sido grande, Ivo Ribeiro referiu que tem ambição ainda para uma futura expansão das instalações, dizendo que ainda têm a possibilidade de duplicar uma parte da área, de 1.600 metros para 3.200. Para o fundador da empresa, o mercado internacional é uma porta que pode voltar a abrir-se com a inauguração das novas instalações. “É óbvio que estas instalações e a nossa estrutura nos dão alento, esperança e motivação para o nosso dia-a-dia, mas também para a entrada no mercado internacional. Essa hipótese não está posta de lado. Aliás, todos os meses surgem contactos de diversos outros países da Europa e não só. É algo que não está descartado e que queremos colocar em prática”.

Acima de tudo, para Ivo Ribeiro, a cara da empresa nos últimos 16 anos, o importante é que este novo edifício ajude “a ter uma imagem diferenciada e de qualidade reconhecida no mercado”. A Electroinstal não pretende ser superior a ninguém, mas tem como missão afirmar-se como a melhor empresa do seu setor. “É importante que o cliente quando vem cá, veja que a Electroinstal é uma empresa estruturada e organizada. Queremos que as pessoas quando vêm cá percebam que não é pelo preço que conseguimos ‘ganhar’ obras, mas sim pela nossa qualidade e pelo nosso serviço”.

As novas instalações recentemente inauguradas, e o empresário já pensa em planos futuros. À Mais Magazine, Ivo Ribeiro revelou que os próximos passos passam por tornar a Electroinstal numa Sociedade Anónima e implementar na empresa a norma ISO 9001, 14001 e 18001.

Por fim, o jovem empresário revelou que querem “continuar a apostar no mercado dos concursos públicos” e que pretendem qualificação como fornecedor na E-Redes, de modo a tornarem-se instaladores autorizados para fazer ramais de distribuição e instalações de iluminação pública e média tensão. Já possuem certificação na Certif como empresa qualificada para as instalações de sistemas climatização, certificação na ANEPC nas diversas áreas de segurança, com vários técnicos TIM III e técnicos responsáveis nos respetivos departamentos com mais de 15 Engenheiros nas áreas de instalações elétricas e instalações mecânicas, continuando sempre a apostar nos recursos humanos com formação e colaborando no seu desenvolvimento académico e profissional.